5 curiosidades sobre a Mauritânia

5 curiosidades sobre a Mauritânia

5 curiosidades sobre a Mauritânia

Localizada no norte da costa oeste africana, a Mauritânia representa o ponto de união entre dois mundos absolutamente diferentes. O país de nômades é a transição da África branca para a África negra, e faz fronteira com Marrocos, Argélia, Mali, Senegal e Saara Ocidental. Com uma extensão de 1.030.700 km², o território da Mauritânia mostra um mosaico variado de paisagens, quase irreais, que vão desde o deserto e seus oásis, a florestas e acácias. Quase toda a Mauritânia é ocupada pelo deserto do Saara, o que transforma seu clima em algo extremamente seco durante quase todo o ano. O blog do Casa Temporada preparou uma lista especial sobre esse assunto! Confira agora 5 curiosidades sobre a Mauritânia!

5 curiosidades sobre a Mauritânia

Mais da metade do país é deserto

Mais de três quartos do território da Mauritânia é coberto pelo deserto do Saara. Apenas a faixa sul, na fronteira com Senegal e Mali, e a faixa litorânea onde as principais cidades como Nouadhibou e Nouakchott se encontram, são poupadas do Saara, embora Nouakchott também seja ameaçada por dunas de areia.

Deserto do Saara - Biomas - InfoEscola

Último país a abolir a escravidão

A escravidão foi legalmente proibida na Mauritânia apenas em 1981, embora ainda existam milhares de escravos no país, especialmente grupos haratinos ou afro-mauritanos, obrigados a trabalhar em fazendas ou casas. Atualmente, há mais ativistas antiescravistas presos do que proprietários de escravos no país.

Cronologia da abolição da escravidão e servidão – Wikipédia, a enciclopédia  livre

Maior trem do mundo

Um trem de quase três quilômetros de comprimento transporta centenas de toneladas de ferro de Zouerate a Nouadhibou, no litoral. Os mauritanos o utilizam para se deslocar do oeste do país para o leste. Eles sobem nos vagões e viajam com mercadorias que são destinadas para todo o país, sendo esse um dos principais meios de transporte do país, além do que mais contribui com a saúde financeira da população.

Os 10 trens mais longos do mundo - Via Trolebus

Acampamentos para engordar meninas

Na Maurtiânia existem famílias que mandam suas filhas, normalmente crianças e adolescentes, para acampamentos que duram até três meses, para que engordem a partir da fartura de comida. Eles se chamam Leblouh e o objetivo é que elas engordem para encontrar um marido. Esse é considerado um símbolo de saúde, riqueza e fertilidade, já que no país uma mulher magra pode parecer doente, então em algumas áreas rurais, devido à tradição e pressão social, elas ainda querem que suas filhas engordem para encontrar um marido. Esse costume está cada vez mais obsoleto, pois o governo da Mauritânia está tentando erradicar essa prática, com campanhas na mídia para aumentar a conscientização sobre os efeitos da obesidade na saúde.

Mauritania | International Beauty Propaganda

Maior cemitério de navios do mundo

Ele está localizado na baía de Nouadhibou. Esta cidade foi fundada pelos franceses em meados do século XX com o nome de Port Ettiene, como porto de transporte de navios de ferro. Sua principal fonte de renda é a pesca. Quando a frota foi expandida nacionalmente, muitos navios perderam a lucratividade e foram abandonados. Desde 2006, com a ajuda da União Europeia, as embarcações são retiradas gradualmente, mas ainda é considerado o maior cemitério de navios do mundo.

Quando ir para Nouadhibou? A melhor época - Tempo e Clima

Gostou de conhecer 5 curiosidades sobre a Mauritânia? Compartilhe agora com seus amigos e familiares! Quer encontrar os melhores aluguéis de temporada com os menos preços em todo o Brasil? Acesse agora o Casa Temporada e agende as melhores férias da sua vida!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões