5 curiosidades sobre a Estônia

5 curiosidades sobre a Estônia

5 curiosidades sobre a Estônia

Localizada no continente europeu, a Estônia é um dos três países Bálticos, ao lado de Letônia e Lituânia. A nação compunha a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no entanto, um plebiscito realizado em 1991 estabeleceu a independência do país. Atualmente, a Estônia é um dos países mais avançados em termos de tecnologia e tem excelentes índices quando o assunto é educação, economia e vida política. O blog do Casa Temporada preparou uma lista especial sobre essa nação! Confira agora 5 curiosidades sobre a Estônia!

Morar na Estônia: Conheça o país e os tipos de visto

5 curiosidades sobre a Estônia

Melhor educação básica da Europa

Os resultados do estudo PISA de 2018, o mesmo que colocou a Finlândia no mapa há mais de 15 anos, classificam a educação básica do país como a melhor da Europa. Os jovens de 15 anos da Estônia estão em 1º lugar em leitura, ciências e matemática na Europa, enquanto no mundo, os estudantes da Estônia estão em 5º em leitura, 8º em matemática e 4º em ciências.

Como o ensino público e universal vem transformando a Estônia e já é o  melhor da Europa | Think! Move! Make! Inovação | Ideias que Revolucionam

1.500 ilhas, 1.000 lagos e 7.000 rios na Estônia

Além dos números incríveis números citados acima para um país pequeno, a Estônia tem também o maior número de crateras de meteoritos por quilômetro quadrado do mundo. A cratera Kaali, em Saaremaa, é o que resta do último meteorito gigante a atingir uma área povoada por humanos. Ele caiu na Terra com o poder de uma bomba nuclear há mais de 4.000 anos, segundo os cientistas.

Crateras Kaali järv | crateras, mar Báltico

País jovem, pequeno e com pouca gente

A Estônia é um país europeu que passou 52 anos sob domínio da extinta União Soviética e conquistou sua independência apenas em 1992. O território estoniano tem 45 mil km2, um pouco menos que o Estado do Espírito Santo, e o país conta com apenas 1,25 milhão de habitantes, o que é equivalente a cerca de 10% da população da cidade de São Paulo.

Livres de coronavírus

Idiomas

O idioma oficial do país é o estoniano, língua próxima do finlandês, com influências do alemão. Durante a era soviética, o russo foi ensinado compulsoriamente nas escolas, e hoje é a segunda língua do país. Uma curiosidade é que o estoniano é a quinta língua mais difícil para falantes nativos de inglês aprenderem. Para falantes de inglês, ele fica atrás apenas do japonês, chinês, koreano e árabe.

Aprendendo o idioma da Estônia – BrasileirasPeloMundo.com

Evolução tecnológica

Depois da independência, sem dinheiro e sem recursos naturais, o país decidiu investir em tecnologia. Em 2000, apenas 29% da população tinha acesso à internet. Em 2016, esse número chegou a 91,4%. Hoje, 99% dos serviços públicos do país estão disponíveis pela internet, o que faz a Estônia também ser conhecida como "e-Estônia". As crianças estonianas, por exemplo, aprendem programação e robótica nas escolas a partir dos sete anos de idade.

e-Estonia: How this EU country runs its government like a startup |  VentureBeat

Gostou de conhecer 5 curiosidades sobre a Estônia? Compartilhe agora com seus amigos e familiares! Quer encontrar os melhores aluguéis de temporada com os menos preços em todo o Brasil? Acesse agora o Casa Temporada e agende as melhores férias da sua vida!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões