Os principais pontos turísticos para visitar em Santa Catarina

Os principais pontos turísticos para visitar em Santa Catarina

Os principais pontos turísticos para visitar em Santa Catarina


Santa Catarina é um dos três estados da região sul brasileira, entre Rio Grande do Sul (ao sul) e Paraná (ao norte) e há muitos pontos turísticos em Santa Catarina, desde parques a praias e cidades serranas. A economia catarinense é bastante movimentada pelo setor turístico, com 12% do PIB estadual se devendo a ele. Não é à toa que a revista Viagem e Turismo, do Grupo Abril, já elegeu Santa Catarina como o “Melhor Estado Brasileiro para Viajar”.




Ele está entre os destinos mais procurados, principalmente por sua diversidade. Com região serrana e com quatro estações bem definidas, ele conta com verões ensolarados e quentes e invernos com possibilidade de neve. Logo, é um estado para todos os gostos, desde seu charme serrano às praias em Santa Catarina, paradisíacas. 

Para saber o que fazer ao visitar esse estado maravilhoso, confira os principais pontos turísticos catarinenses que você não pode deixar de ir!

Beto Carrero World – Penha

O Beto Carrero World localiza-se na cidade catarinense da Penha, por volta de 117 km de Florianópolis.



Considerado o maior parque de diversões da América Latina, ele conta com mais de 100 atrações e brinquedos que vão desde os mais radicais – como o Big Tower, com uma queda livre de 92 metros de altura a 120km/h – àqueles para crianças pequenas – como as Xícaras Malucas. 

Além disso, o parque conta com um zoológico, shows (pagos à parte) e áreas temáticas (dos filmes Madagascar e Shrek, e a Ilha dos Piratas, por exemplo), atrações para toda a família!


Parque Unipraias e a Avenida Atlântica - Balneário Camboriú

O ponto turístico mais visitado de Santa Catarina é, na verdade, uma cidade: Balneário Camboriú. A “cidade que não dorme” é famosa, para além de suas belas praias e a Avenida Atlântica, pelo Parque Unipraias.


A Avenida Atlântica contorna a orla de Balneário, um dos principais cartões postais da cidade. O Parque Unipraias, por sua vez, une a orla de Balneário e a Praia das Laranjeiras. Essa união é feita por um teleférico, que garante vistas belíssimas, diversão e contato com a natureza.


Oktoberfest de Blumenau

Santa Catarina conta com muitos cenários tipicamente alemães, com cidades no clima europeu. Todos os anos, a Oktoberfest de Blumenau atrai milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Muita cerveja, músicas germânicas tocadas na sanfona, trajes típicos e elementos da culinária alemã integram a festa.


Em outubro, 19 dias de festa contam com muita música, danças, cerveja e o melhor da tradição alemã. As pessoas que fazem performances, e até mesmo os visitantes, vestem trajes bávaros. Além disso, há competições, como a de quem bebe o chope em metro mais rápido e qual o melhor traje.

Outro evento que completa a festa é o desfile, durante o qual os participantes distribuem chope para o público e interagem a todo momento. Esse desfile acontece às quartas e sábados durante o período de 19 dias.


As praias em Santa Catarina

Sem dúvidas, o ponto turístico mais bonito de Santa Catarina é o seu litoral. As praias do estado são conhecidas por sua beleza paradisíaca e atraem turistas do Brasil todo. Aqui vão três delas que você não pode deixar de conferir:


Ilha do Campeche - Florianópolis

Com águas cristalinas, areia fina e clara e sem ondas, a Ilha do Campeche é considerada “o Caribe brasileiro”, sendo uma das melhores praias do Brasil.

Uma curiosidade é que, por ter pinturas rupestres de 3500 a.C., a ilha foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Praia de Quatro Ilhas - Bombinhas

A Praia de Quatro Ilhas é a segunda melhor do sul do Brasil, segundo o Traveler’s Choice Awards. O seu nome vem das quatro ilhas que servem de paisagem para a praia, três delas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Além das belas ilhas, uma linda e vasta faixa de vegetação preservada se soma à paisagem.

A Praia de Quatro Ilhas é um ponto turístico de Santa Catarina fundamental de se conhecer, seja para turismo ecológico, seja para relaxar e apreciar sua vista paradisíaca.

Praia de Jurerê – Florianópolis

Uma das mais procuradas por jovens e mais conhecidas de Florianópolis, a Praia de Jurerê atrai muitos turistas. Com beach clubs, a vida noturna na região é agitada.

Ela apresenta ótima infraestrutura, areia clara e fina, mar calmo e praticamente sem ondas. É perfeita para quem quer diversão, com crianças – pela calmaria das águas – ou à noite, nas festas dos clubes.


Pontos turísticos Santa Catarina no inverno

No inverno, o melhor a se fazer é explorar a beleza e o aconchego da serra catarinense.

Para quem quer ver neve no Brasil, a cidade de São Joaquim é onde se deve ir! A altitude de 1.354 metros faz com que as temperaturas no inverno caiam drasticamente, permitindo que haja neve em algumas ocasiões. Pode ser que ela venha, pode ser que não.


 No caso de a neve não cair, ainda é possível aproveitar o frio e o melhor que São Joaquim tem a oferecer, desde as delícias do Café Serrano – um delicioso café colonial com tudo que se tem direito – até a Cascata do Pirata – com queda livre de 15 metros e beleza sem igual.


Quando ir para Santa Catarina?

É evidente que Santa Catarina tem atrações para todos os gostos em qualquer época do ano. Devido ao clima tropical semiúmido, as estações são bem definidas, sendo elas extremamente influentes na decisão de quando ir.

Se você busca ir para a praia, com o melhor que o verão tem a oferecer e não se incomoda com o agito da alta temporada, é bom aproveitar os meses de dezembro até março, nos quais o clima é quente e ensolarado.

No entanto, se você quer ver a neve brasileira, o inverno nas regiões mais interioranas e montanhosas é a melhor opção.

Se quer fugir das filas e aglomerações, a alta temporada não é o ideal. Em Florianópolis, a alta temporada inicia-se em 20 de dezembro e se encerra em 29 de fevereiro. A baixa temporada, por sua vez, é nos meses de junho a setembro, ideal para conhecer a cidade, mas – por ser inverno – não é muito bom para quem quer ir às praias.

Já para ir ao Beto Carrero World, a alta temporada é nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho – período de férias escolares e nos quais as temperaturas são mais altas. Para não enfrentar filas e tumultos, o período de março a junho e o mês de agosto são as melhores épocas para aproveitar o parque.


Casa Temporada

Com essas informações em mente, o ideal é pesquisar bem e escolher a época do ano que melhor atende aos seus interesses. Quando a data estiver escolhida, não perca tempo procurando um lugar para ficar para conhecer os pontos turísticos em Santa Catarina.

A Casa Temporada é uma empresa de aluguel de Casas para Alugar, sítios e apartamentos no Brasil.

O site apresenta casas para ficar em Santa Catarina para a temporada e meia temporada em vários lugares do estado, entre eles Florianópolis e em muitas praias, como a Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas. Não deixe de conferir e boa viagem!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões