Melhores dicas para a sua hospedagem em Itapema

Melhores dicas para a sua hospedagem em Itapema

Melhores dicas para a sua hospedagem em Itapema


Itapema é uma cidade localizada em Santa Catarina muito conhecida por suas belas praias. É o terceiro município do estado que mais recebe turistas, ficando atrás somente de Balneário Camboriú e Florianópolis.



Neste artigo, saiba o que fazer em Itapema e aprenda algumas dicas sobre turismo em Itapema: passeios, restaurantes, hospedagens, onde ficar em Itapema e muito mais!


O que fazer em Itapema?

Itapema é um destino de belas praias. É o terceiro município que mais recebe turistas em Santa Catarina. Sua localização é privilegiada, às margens da BR 101, entre Balneário Camboriú e Florianópolis. Por Aqui tem muito o que fazer em Itapema.

As belezas de seus 7 km de praias com águas calmas, de cor verde esmeralda e sua excelente infraestrutura atrai cada vez mais turistas. A altura dos edifícios a beira mar é controlada para que a sombra não invada a faixa de areia.


Mesmo fora da alta temporada, tudo funciona normal. No verão, o movimento é intenso nas praias, que são invadidas por famílias e jovens. A noite também é movimentada nos shoppings, bares e restaurantes com música ao vivo, na avenida principal de Meia Praia.

A cidade oferece também ótimas opções de compra, principalmente de roupas, que tem preços bem em conta nos shoppings de fábrica.

Veja Abaixo os principais Pontos Turísticos de Itapema:


Mirante do Encanto

Inaugurado no ano de 2012 e localizado no norte de Itapema, o Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e está a 130 metros acima do nível do mar. Para desfrutar da visão belíssima das praias vistas do alto, os turistas podem subir cerca de 100 degraus de escada ou ir através de um elevador panorâmico.


A entrada é gratuita e proporciona uma vista de 360 graus de toda a cidade e região. A estrutura é formada por 338 metros quadrados de área construída, divididos em 4 níveis de visitação para o público. No último andar, tem algumas lojinhas com lembranças da cidade.

Praia da Ilhota

Conhecida como um dos refúgios da cidade, a Praia da Ilhota se destaca por ser tranquila e ideal para relaxar e tomar um banho de mar. Fica a 3,5 quilômetros da cidade e conserva seu visual simples e sua beleza natural. A areia é grossa e o mar de águas cristalinas é agitado, muito utilizado para a prática de surf.

Acervo cultural do seu Niquinho

O rancho que abrigava a embarcação de pesca artesanal de Itapema foi transformado nesse acervo cultural. Localizado no Canto da Praia, há registros da vida de seu Niquinho e de outros pescadores. Após o falecimento dele, familiares abriram a casa para visitação e exposição de objetos e fotos antigas.

Meia Praia

Itapema - Meia Praia é o local mais movimentado da cidade, com excelente infraestrutura e proximidade dos grandes centros. Com 5 km de extensão, a praia conta com diversos banheiros públicos, chuveiros e um calçadão extremamente moderno.

Devido à notoriedade do local, diversos empreendimentos foram instalados ao longo de sua orla. Lá também estão localizadas as melhores opções de bares, restaurantes, lojas e shoppings, sendo uma ótima opção para passeios noturnos.

Ponte dos Suspiros

A ponte é toda feita de pedra e une o Rio Bela Cruz com o Mar de Itapema. O local é muito romântico e procurado para tirar belas fotos, por conta de sua arquitetura em formato de arco e paisagismo. As visitações podem ser feitas tanto de dia, quanto de noite, já que à noite luzes de led são acesas para deixar a ponte ainda mais bonita. 

Outra dica é que nos arredores há diversas opções gastronômicas!

Mercado Público

Inaugurado em 2011, o Mercado Público Municipal Prefeito Nelson Santos é uma excelente opção para descobrir a arte e a cultura de Itapema. Inaugurado para celebrar os 50 anos de emancipação da cidade, o mercado conta com oficinas gratuitas de pintura, dança, desenho, teatro, línguas estrangeiras, literatura e muito mais!

A gastronomia do local é voltada para frutos do mar e é um ótimo lugar para comprar peixes importados, com destaque para o atum, o cação e o bacalhau. Além disso, o mercado tem lojinhas de artesanato e antiguidades.

Praia Grossa

A praia é extremamente tranquila e mantém a calmaria mesmo em alta temporada. A dificuldade de acesso e a impossibilidade da entrada de veículos conserva a beleza natural do local. Cercada pela vegetação, muitas pessoas fazem piqueniques ou acampam nas sombras das árvores.

Para quem gosta de aventuras, fazer uma trilha pela mata é uma ótima opção. O lugar não conta com infraestrutura e é recomendado que os turistas levem seus próprios alimentos e, claro, recolham seus lixos.


Restaurantes em Itapema

A cidade conta com diversos restaurantes incríveis, como churrascarias, pizzarias, lanchonetes e bares, com destaque para os frutos do mar. Confira abaixo algumas opções incríveis:

Gustare Forneria

Espaço rústico com diversas plantas localizado no bairro Meia Prata. É um restaurante italiano que conta com diversas opções de pizzas, risotos, calzones, antepastos, bruschettas e muito mais! Está aberto todos os dias das 18h30 às 23h30.

Restaurante Segredos do Mar

Conhecido pela grande qualidade dos frutos do mar, o restaurante fica localizado no bairro Ilhota. Todas as mesas têm vista para o mar e o local funciona todos os dias das 11h às 23h.

Indaiá Restaurante

Destaca-se por apresentar receitas diferenciadas em um lugar inusitado, cercado pela mata exuberante da Costa Esmeralda. A vista panorâmica é uma das mais belas de Santa Catarina. O restaurante localizado no bairro Sertãozinho serve a culinária francesa, europeia e brasileira.

Restaurante Keamuka

A gastronomia japonesa é o destaque do restaurante. Localizado na Avenida Beira-mar, também conta com opções de pratos à la carte, fondue, frutos do mar e feijoada aos sábados. A decoração tem lareiras e vista para o mar, geralmente acompanhada de uma boa música ao vivo.


Onde ficar em Itapema

Agora que você sabe o que fazer em Itapema e tem dicas de pontos turísticos e restaurantes em Itapema, conheça opções muito interessantes de aluguel por temporada na região, garantindo maior independência e privacidade. A Casa Temporada tem diversas opções de Casas para Alugar, chácaras, sítios, apartamentos e quartos para alugar.

Criada pelo, Thiago Moresqui que trabalhou muitos anos em um concorrente e no final de 2018 abriu a empresa, prospectou os imóveis e no início de 2020 começou a monetizar, o Casa Temporada cobra Apenas o espaço do anúncio, sem comissão. 

Clique e confira algumas opções: Aluguel por temporada em Itapema: veja as melhores casas!  Esperamos por você em Itapema! 

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões