Os 5 melhores pontos turísticos do estado do Maranhão

Os 5 melhores pontos turísticos do estado do Maranhão

Os 5 melhores pontos turísticos do estado do Maranhão

O lindo estado do Maranhão, localizado no Nordeste brasileiro, oferece aos turistas belíssimas praias, a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina, um O um rico patrimônio histórico e muita diversidade de ecossistemas. Ao visitar os principais pontos turísticos do Maranhão, você encontrará uma grande variedade de atrativos. São casarões coloniais, museus, danças, praias, mangues, florestas, cachoeiras, lagoas, rios espalhados de norte a sul em uma área de mais de 300 mil quilômetros quadrados. Confira agora um guia completo com os 5 melhores pontos turísticos do Maranhão!

Veja aqui os melhores aluguéis de temporada para férias incríveis no Maranhão!

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é sonho de muitos viajantes, nacionais e internacionais, e não é pra menos. A paisagem é completamente diferente de tudo o que você já viu, e sem dúvidas esse é o principal ponto turístico do Maranhão, ou até, quem sabe, um dos mais incríveis destinos para passeios naturais do mundo. O Parque Nacional definido pelo ICMBio abrange 1.550 quilômetros quadrados, dos quais pelo menos 900 são constituídos de dunas e lagoas perenes e sazonais. O parque é tão grande que abrange três municípios maranhenses, Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, sendo este último pouco visitado por turistas. Na cidade de Barreirinhas fica também localizado o povoado de Atins, onde o turismo está crescendo bastante. Isso se deve principalmente à presença de fortes ventos que favorecem a prática do kitesurf. O local é tão incrível parece mais uma pintura do que algo real. Muita gente costuma conhecer os Lençóis Maranhenses e aproveitar para visitar Jericoacoara, no Ceará, já que são dois destinos muito especiais e relativamente próximos.

Olá! Como estás?: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

São Luís

São Luís é a capital e principal porta de entrada do estado. Embora seja localizada em uma ilha, as melhores praias do estado não estão na capital, já que por lá as praias não atendem ao estereótipo de praia do nordeste, com areia fofa branquinha e água em tons azul e verde. No entanto, seus quase 30 km de praias são marcados por uma das maiores variações de maré do mundo. O que traz o maior charme para o turismo da capital do Maranhão é o seu Centro Histórico, com seus casarões tombados como Patrimônio Histórico pela Unesco, desde 1997. A “Cidade dos Azulejos” ou “Ilha do Amor” preserva um enorme conjunto de azulejos dos séculos 18 e 19, a maioria de origem portuguesa. Para os que gostam de modernidade e agito, são paradas obrigatórias os bares da Lagoa da Jansen e a Avenida dos Holandeses. Quem quer conhecer as praias maranhenses pode visitar a Ponta D’Areia, a Praia do Calhau e a praia do Araçagi.

Centro Histórico de São Luís, Maranhão | Processed with VSCO… | Flickr

Alcântara

Alcântara já foi uma das cidades maranhenses mais ricas entre os séculos 18 e 19. Para conhecer esse reduto histórico, porém, é preciso fazer uma travessia de barco. Os passeios partem do bairro Praia Grande, no centro histórico de São Luís. A grande atração da cidade são os vestígios de épocas passadas, como as ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e do prédio da prefeitura, onde funcionava uma cadeia pública no século 18. Outras atrações são a Praça do Pelourinho, o Museu Histórico e as ruínas da Igreja Matriz de São Matias, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde estão os restos de dois palacetes construídos por famílias que rivalizavam para receber o imperador Dom Pedro II e as praias da região.

Pelourinho | Alcantara - Maranhão. Pelourinho ou picota são … | Flickr

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Se você quer descobrir um universo totalmente novo no Maranhão, com certeza Chapada das Mesas é o lugar ideal. A região mistura 3 biomas diferentes: Amazônia, Cerrado e Caatinga, e os principais atrativos são: Encanto Azul, Poço Azul, Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira São Romão, Cachoeira Prata, Cachoeira do Capelão e a Caverna. A melhor época do ano para conhecer as cachoeiras é entre dezembro e abril. Quem pretende praticar esportes mais radicais, como mountain bike e trekking, deve optar pelo período de seca, entre maio e setembro.

Chapada das Mesas: guia completo com todas as dicas - Carpe Mundi

Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba fica no nordeste do Maranhão, na divisa com o estado do Piauí, e é considerada uma das mais belas paisagens de todo o mundo. Por lá você encontrará surpreendentes espelhos de água, lagoas, mangues, dunas, rios, praias e muitos animais silvestres. O Delta faz parte do roteiro Rota das Emoções formado pelos Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, no Ceará. A região abriga pequenas cidades muito procuradas pelos turistas em busca de visuais incríveis e contato com a natureza. Para quem gosta de praia, em Tutóia a dica é visitar a Praia do Amor, que forma uma piscina natural deslumbrante. Outras que valem a visita são: praia da Barra e a praia Pequenos Lençóis.

Rota das Emoções: Viaje pelo Ceará, Piauí e Maranhão | Zarpo Mag

Gostou das dicas sobre os 5 melhores pontos turísticos do estado do Maranhão? Compartilhe esse post com seus amigos e façam agora uma viagem incrível para o Nordeste brasileiro!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões