5 curiosidades sobre Praga

5 curiosidades sobre Praga

5 curiosidades sobre Praga

Com mais de mil anos de história, a cidade de Praga, capital da República Tcheca, tem uma das histórias mais interessantes não apenas da Europa, mas de todo o mundo. Além casos mais famosos, como a Primavera de Praga, a cidade também foi palco de outras histórias que, vendo à distância, parecem inacreditáveis. Ficou interessado? Nesse post você vai ver 5 curiosidades de Praga, uma bela cidade que conta também com um lado sombria. Conheça agora 5 curiosidades sobre Praga!

Pin em turismoConheça 5 curiosidades sobre Praga!

Mais antigo relógio astronômico em funcionamento

No centro antigo de Praga está localizado um dos principais pontos históricos da cidade, a Old Town Square. Lá está localizada a Torre Astronômica, um prédio com um enorme relógio que foi construído em 1410. Esse é o terceiro relógio astronômico mais antigo do mundo e o único que ainda funciona. De hora em hora, uma multidão de turistas se reúne ao redor desse prédio para observar a “magia” do relógio: os 12 apóstolos aparecem e se movem junto com outras esculturas. Já imaginou ver tudo isso lá no século 15? Foi isso que fez desse ponto um dos mais famosos do país. Um ponto curioso (e sombrio) dessa história é que dizem que o rei da época mandou cegar o artista que fez o relógio, para que ele não repetisse a obra. Como vingança, conforme diz a história, o artista teria quebrado o relógio, e durante os cem anos seguintes, ninguém foi capaz de repará-lo. 

República Tcheca: O que fazer em Praga - Roteiro de 2 dias - ViajonáriosIgreja da mão mumificada

A Igreja de Santiago, chamada também de Church of St. James the Greater, que fica pertinho da Old Town Square, é palco de um dos mais curiosos atrativos de Praga. Acontece que lá está localizado um braço mumificado, que está pendurado numa das paredes há pelo menos 400 anos. A história consta que, certo dia, um ladrão começou a roubar relíquias religiosas na região. Ele se escondeu na Igreja de Santiago, esperou que todos os religiosos fossem embora e roubo o local. Ele já estava com uma sacola cheia de joias quando tentou roubar a estátua de uma santa que, segundo a história, reagiu segurando o braço do ladrão. Diz a lenda que o ladrão passou a noite assim, preso pelo braço e provavelmente gritando desesperadamente. Quando os monges chegaram, no dia seguinte, tentaram soltá-lo de todas as formas, mas não conseguiram, e a solução foi cortar o braço dele. A parte mais bizarra da história é que, após isso, eles decidiram mumificar o braço e pendurar na entrada da igreja, para servir de exemplo para os próximos ladrões e provar o milagre da santa. 

Kostel sv. Jakuba Většího | Igreja de Santiago, em Praga. Um… | Flickr

O monstro do rio Moldava

Praga tem o rio Moldava, que tem sua própria criatura mitológica. Como muitas cidades da Europa, em Praga existe um bairro judeu. E, como em todas as outras cidades, os judeus sofriam na mão dos vizinhos. Isso motivou um rabino a criar o Golem de Praga que, segundo a mitologia, é uma criatura mítica do judaísmo. Diz a lenda que o rabino Judá Loew ben Betzalel fez o Golem usando o barro do rio Moldava e antigos rituais mágicos. No começo o Golem ficava escondido no sótão da Sinagoga e era usado para proteger os judeus, mas logo o bicho saiu do controle e começou atacar a quem ele deveria proteger. Com isso, o rabino resolveu matar o Golem, que deixou de ameaçar a cidade. Mas a narrativa sobreviveu aos séculos e já foi contata diversas vezes por autores diferentes. Há quem diga, inclusive, que o Golem serviu de inspiração para o personagem Frankenstein.

Rio Moldava em Praga: 51 opiniões e 235 fotos

"Defenestações" de Praga

Defenestar, que significa literalmente jogar alguém pela janela, é um verbo que tem grande relevância quando falamos de Praga. Isso porque as Defenestrações de Praga foram realmente parte da história do país. Essa história começou com Jan Hus, um pensador que viveu pouco antes da Reforma Protestante. Ele nasceu perto de Praga, mas estudou e passou a morar na cidade. Entre outras coisas, ele pregou muitas coisas que o Papa não queria ouvir, o que acabou fazendo com que ele acabasse queimado vivo. Isso fez com que seus seguidores, muitos deles cidadãos de Praga, ficassem prontos para a guerra. Hus morreu em 1415 e, em 1419, seus seguidores resolveram marchar para a prefeitura de Praga. Do alto do prédio eles foram atingidos por pedras, o que fez com que eles invadissem o local e, revoltados, atirassem 13 membros do conselho da cidade pela janela. Outras histórias semelhantes aconteceram ao longo da história de Praga. Bizarro, hein?

República Tcheca: O que fazer em Praga - Roteiro de 2 dias - Viajonários

Muro de John Lennon

Além de preservar muito bem sua história, Praga tem seu olhar também para a atualidade, e o Muro de John Lennon é o exemplo disso. As pinturas em homenagem ao cantor tiveram início na década de 1980, após John Lennon ter sido assassinado. Ao longo dos anos, o local tornou-se um verdadeiro símbolo, principalmente para os jovens que reivindicavam liberdade e também faziam oposição ao governo do país, e até hoje são deixadas diversas mensagens revolucionárias no local.

Czech Republic: See The Lennon Wall In Prague - To Live 2 Travel ~ By  Myriam Leforestier

Gostou das 5 curiosidades sobre Praga? Compartilhe agora com seus amigos e familiares! Quer encontrar os melhores aluguéis de temporada com os menos preços em todo o Brasil? Acesse agora o Casa Temporada e agende as melhores férias da sua vida!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões