5 curiosidades sobre a Bulgária

5 curiosidades sobre a Bulgária

5 curiosidades sobre a Bulgária

A Bulgária, cujo nome oficial é República da Bulgária, é um país localizado no sudeste da Europa. Sófia, capital e maior cidade do país, tem cerca de 1.3 milhão de habitantes, mas outras grandes cidades do país também são Burgas, Varna e Plovdiv. Com uma população total de aproximadamente 7 milhões de pessoas, o país tem muita história e tradição para contar. Confira neste post algumas curiosidades sobre esse incrível país que, muitas vezes, pode parecer estranho, mas também muito divertido!

Quer passar férias incríveis em qualquer lugar do Brasil? Confira agora os melhores aluguéis de temporada em qualquer época do ano!

Viagem para Bulgária | Agência Travel ClassConfira curiosidades sobre a Bulgária!

Sim e não ao contrário

Os búlgaros têm como um forte hábito conversar fazendo sinais com a cabeça. Quando os moradores daqueles país querem dizer “sim”, eles balançam a cabeça para a direita e para a esquerda e, quando querem dizer “não”, o movimento é feito para cima e para baixo. Sim, a situação pode parecer até engraçada, mas é algo comum em diversas partes do mundo, mas na Bulgária é realmente muito comum. Ou seja: se for conversar com um búlgaro, preste bastante atenção nas respostas.

Experiência em Sofia, na Bulgária, por Daniel | Experiência Erasmus Sófia

Melhor iogurte do mundo

Segundo a história, o iogurte foi acidentalmente descoberto há 4.000 anos, quando tribos nômades atravessavam o território búlgaro. Os nômades carregavam leite em recipientes feitos de pele de animais, propiciando o crescimento de bactérias que causavam fermentação e produziam o iogurte. O fato é que o iogurte búlgaro é, hoje, tido como o melhor do mundo. A alta qualidade do iogurte é atribuída à bactéria Lactobacillus bulgaricus, que só é encontrada na Bulgária. Além disso, segundo um estudo do vencedor do prêmio Nobel em fisiologia e medicina, Ilya Mechnikov, há mais pessoas na Bulgária que vivem até os 100 anos de idade do que em boa parte dos países do mundo, e isso está diretamente associado ao consumo do produto mais tradicional do país: o iogurte.

Bulgária: O país que apresentou o iogurte ao mundo | MilkPoint

Envolvimento na 2ª Guerra Mundial

A Bulgária foi um dos países que apoiou os nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, mas o país conseguiu evitar que os judeus búlgaros fossem enviados aos campos de concentração nazistas. O rei Boris III apoiou o III Reich supostamente em troca da Macedônia e da região Trácia, ocupadas pelos nazistas, segundo conta a história. Os 11.000 judeus vivendo nessas regiões foram deportados para campos de concentração na Polônia, mas a Igreja Ortodoxa Búlgara se posicionou fortemente contra a deportação e passou a exigir uma postura mais firme do rei com relação à proteção dos judeus. Em 1943, após protestos da população local e da Igreja Ortodoxa, o rei decidiu recusar a ordem do Partido Nazista de deportar mais de 48.000 judeus búlgaros para os campos de concentração. Para justificar sua recusa, o rei informou ao Partido Nazista que precisava dos judeus para obras de construção imprescindíveis para o país. Portanto, se por um lado os judeus búlgaros foram poupados dos campos de concentração, por outro foram encaminhados para campos de trabalho forçado em condições bastante duras.

CONVERSANDO ALEGREMENTE SOBRE A HISTÓRIA.: Os Reis do início do XX, do II  Milênio. Todos nascidos no século XIX.

Pratos típicos

A Bulgária possui muitos pratos típicos, sendo que os mais conhecidos são moussaka, banitza, tarator, salada shopska, kebapche e gyuvech. Um dos destaques da Bulgária é uma bebida grossa chamada boza, feita com trigo e centeio fermentados. O sabor é bem diferente para quem não está acostumado, e o gosto pode variar entre cola e suco de feijão. O jeito é só experimentar mesmo.

Moussaka: um prato difundido no Oriente Médio e na Europa

Fontes de água mineral

Uma bela curiosidades da Bulgária está em suas fontes de água mineral. O país tem o maior número de fontes naturais de água mineral da Europa Continental, estimando-se que as reservas ultrapassam o volume de toda água engarrafada no mundo, segundo estudiosos. Em Sófia, na capital do país, é comum ver as pessoas mais velhas indo até as torneiras de água mineral para encher garrafas vazias com o líquido. Esse é um hábito comum entre os idosos búlgaros, porque em geral os aposentados não têm dinheiro para comprar água mineral engarrafada. O gosto da água é um pouco estranho e ela sai da fonte um pouco morna, mas dizem que consumi-la faz muito bem para a saúde.

12 Curiosidades sobre a Bulgária - um país que você deve conhecer!

Gostou das curiosidades sobre a Bulgária? Compartilhe com seus amigos e familiares e façam juntos uma viagem inesquecível! Quer alugar casas, apartamentos ou chácaras pelos melhores preços em todo o Brasil em qualquer época do ano? Encontre tudo isso e muito mais no Casa Temporada!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões