Tudo sobre a Praia do Rosa, uma das mais bonitas do Brasil

Tudo sobre a Praia do Rosa, uma das mais bonitas do Brasil

Tudo sobre a Praia do Rosa, uma das mais bonitas do Brasil

Praia do Rosa localizada no município de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, a Praia do Rosa é um destino muito procurado pelos que buscam uma conexão com a natureza e tranquilidade difícil de encontrar nas grandes cidades. Alugar uma casa de temporada na Praia do Rosa é uma alternativa ao grande fluxo de pessoas, especialmente na alta temporada, já que outras cidades ainda aparecem na frente quando o quesito é número de visitantes em Santa Catarina, como Florianópolis e Balneário Camboriú. 


Distante pouco mais de 100 quilômetros do Centro de Florianópolis, capital do estado catarinense, a cidade de Imbituba já era muito procurada por moradores da região que encontravam nela um refúgio em finais de semana e feriados. Agora, a Praia do Rosa se tornou uma referência em todo o país como um ótimo destino para descansar e curtir a natureza. Para se ter ideia, em 2015 o conceituado jornal britânico The Guardian elegeu a Praia do Rosa como uma das melhores 7 praias do mundo sobre as quais as pessoas geralmente nunca ouviram falar. Aqui no Casa Temporada você encontra diversas opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada na Praia do Rosa, na cidade de Imbituba, em Santa Catarina!

  

Como chegar na Praia do Rosa

A Praia do Rosa, em Imbituba, está localizada a cerca de 80 quilômetros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, localizado na capital do estado, Florianópolis. Para chegar até Imbituba saindo do aeroporto de Floripa, os turistas deverão percorrer a BR-101 e a SC-434 até a Praia do Rosa.

Há mais de uma opção para quem pretende visitar a praia de ônibus. Do aeroporto até o Terminal Rodoviário de Florianópolis são pouco mais de 10 quilômetros de distância. Hoje também é possível encontrar táxis e ubers na região, e que facilmente levam até a Praia do Rosa em Imbituba. Se você estiver em um grupo de amigos ou familiares, esta pode ser a melhor alternativa!

 

História da Praia do Rosa


"Descoberta" por surfistas e hippies, a Praia do Rosa foi inicialmente explorada por um pequeno grupo de visitantes nos anos 70. Uma família em específico tomou conta do espaço, a família Rosa. Daí surgiu o nome que, ao longo dos anos, se tornou o oficial deste pequeno paraíso. 

Naquela época, a praia não oferecia nenhuma estrutura aos visitantes, que precisavam encarar um acesso precário até a região. Mesmo assim, a persistência e o interesse em aproveitar um lugar paradisíaco falavam mais alto, o que fez com que, aos poucos, o poder público olhasse de outra forma para a Praia do Rosa, que hoje se tornou a principal e a que mais atrai turistas a Imbituba. 

Mesmo assim, a Praia do Rosa ainda mantém um clima de tranquilidade, inclusive durante a alta temporada. O maior público é mesmo o de surfistas e praticantes de outras atividades que dependem de boas ondas. Isso fez com que, ao longo dos anos, houvesse um desenvolvimento sustentável do turismo na região, e a preservação e proteção da natureza foram prioridades na Praia do Rosa.

Hoje, o grande público já descobriu e se encantou pelas belezas da Praia do Rosa, o que não mais limita a presença local aos surfistas e hippies. A região é frequentada por todos os públicos, e pode muito bem ser aproveitada por qualquer um. A Praia do Rosa, inclusive, já recebeu diversas premiações nacionais e internacionais como uma das mais belas praias do mundo. Ela figura, por exemplo, em uma lista que elegeu as 30 baias mais bonitas do mundo.


O que fazer na Praia do Rosa


É difícil afirmar qual a melhor e mais bonita praia do Brasil, mas a Praia do Rosa sempre figura entre as primeiras colocadas de todas as listas. Com formato de meia-lua e com cerca de 3 km de extensão, a Praia do Rosa é cercada por uma extraordinária Mata Atlântica, que eleva a beleza de toda a região. A praia é dividida em 3 partes: Rosa Norte, Lagoa do Meio e Rosa Sul.


Rosa Norte:

é o ponto mais conhecido e agitado da praia. Frequentado por um público mais jovem, é também a região mais procurada por surfistas, pois é lá que ficam algumas das melhores ondas do Sul do Brasil. 

O acesso a este ponto é feito por meio de trilhas saindo do estacionamento que leva até a praia, o que pode atrapalhar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. Mas não fique chateado! Outros pontos da praia podem tranquilamente ser acessados por qualquer público. Deste lado da praia existem apenas quiosques, que ajudam a esticar o dia de quem pretende aproveitar a região. 

A Praia do Rosa é um dos principais destinos de surfistas no litoral Sul do Brasil. A cidade de Imbituba recebeu etapas do Campeonato Mundial de Surf por muitos anos, o que levou à Praia do Rosa reconhecimento mundial e atraiu diversos turistas para a região. Por lá ainda acontecem torneios de kitesurfe e windsurf, que são as principais atividades a serem realizadas na praia. Para os que gostam de belas trilhas, este também pode ser o destino ideal!  


Lagoa do Meio:

ponto principal de famílias com a crianças ou idosos, é a região mais tranquila da Praia do Rosa. Uma lagoa de água salgada e de tamanho considerável atrai os turistas que procuram águas tranquilas para se banhar sem maiores preocupações com a força da maré e tamanho das ondas. Um pequeno canal liga a lagoa ao mar. 


Rosa Sul:


local de melhor infraestrutura da Praia do Rosa, a Rosa Sul concentra os restaurantes e serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sóis da região. Normalmente é frequentado por famílias que buscam um pouco mais de estrutura e serviços que completam o dia perfeito de praia com aquela cervejinha e deliciosos petiscos. Durante a alta temporada, é importante chegar cedo para conseguir um lugar para estacionar o carro e um bom ponto na areia da praia, que costuma ficar lotada. É também nesta região que fica localizado o centrinho da Praia do Rosa, e onde os turistas podem comprar lembrancinhas da região.

Ainda na região da Praia do Rosa, é possível mergulhar em lagoas cercadas por trechos de alta preservação natural, sendo um dos melhores pontos para se aproveitar com as crianças, já que o mar costuma ser mais agitado. Entre junho e novembro, baleias francas visitam as águas da Praia do Rosa para procriação e amamentação de filhotes, o que pode ser avistado à distância por turistas, sendo um grande atrativo para os amantes da natureza fora do verão. De alguns pontos da trilha que leva à Praia do Luz (citada mais abaixo) existem pontos de observação das baleiras. Há também a possibilidade de contratar uma excursão com guias especializados para observar de pertinho os gigantes do mar.

Vale ressaltar que a Praia do Rosa se tornou, ao longo dos anos, uma das mais agitadas e badaladas de Florianópolis. A vida noturna da região oferece diversas opções aos turistas, de bares e restaurantes a casas noturnas.


Trilhas

Além das ondas perfeitas, o que atrai muitos turistas à região são as trilhas que a Praia do Rosa oferece. Uma delas leva até a Praia da Ferrugem, uma das maiores e com um dos melhores visuais de toda a região. 

O trecho é formado por três trilhas que passam por cinco praias, sendo a primeira, se você estiver iniciando o caminho na Praia do Rosa, a Rosa Norte. Em seguida você passará pela Praia Vermelha, a Praia do Ouvidor, a Praia da Barra e, por fim, chegará até a Praia da Ferrugem. O legal é que você pode escolher até que ponto deseja caminhar. Se sua opção for por não completar a trilha, com certeza o visual já terá valido a pena. 

Para fazer todo o trajeto de ida e volta, parando para aproveitar um pouco as praias, curtir as belezas naturais e descansar, você deverá levar em torno de cinco horas para completar a trilha. Por isso, ela é recomendada para pessoas que já estão acostumadas a este tipo de atividade. Lembre-se de levar bastante água e algo para se alimentar durante o trajeto. Você encontrará quiosques e restaurantes em determinados pontos, mas não custa nada, né?

Outra trilha de destaque saindo da Praia do Rosa é a que leva até a Praia do Luz. Mais curta que a anterior, ela pode ser completada em torno de 30 minutos por qualquer pessoa, inclusive crianças! 

Localizada na região da Rosa Sul, ela começa em um portão de madeira com um grande gramado e algumas vacas espalhadas pelo espaço. Um pouco à frente os visitantes encontram dois caminhos: um deles leva até o mirante natural do alto do Morro do Canto do Sul. Para o outro lado você seguirá o caminho da trilha. 

No fim do trajeto, você chegará até a Praia do Luz, que é praticamente deserta. Nela costumam ficar praticantes de surf e stand up paddle que desejam um pouco mais de tranquilidade nas águas.


Curtiu as dicas? A Praia do Rosa ainda tem muito mais a te oferecer! Não perca tempo e encontre agora as melhores casas e apartamentos para aluguel na Praia do Rosa, um paraíso no litoral catarinense. Compartilhe este post com seus amigos e familiares!

Preços para Aluguel de Temporada

Clique e confira o preço médio