Quando ir para Guarujá, SP: as melhores épocas do ano

Quando ir para Guarujá, SP: as melhores épocas do ano

Quando ir para Guarujá, SP: as melhores épocas do ano

Localizada a cerca de 90 quilômetros da capital do Estado de São Paulo, a cidade de Guarujá é uma das mais conhecidas e movimentadas cidades do litoral Sul paulista. A Pérola do Atlântico, como também é conhecida a cidade, conta com 27 praias que agradam todos os gostos, ideal para um aluguel de temporada para curtir em casal, com os amigos ou com toda a família! São mais de 22 km de faixa de areia que reúnem algumas das praias mais incríveis do Brasil. A brancura da areia e a possibilidade de aproveitar o mar e as principais atrações da cidade durante todo o ano tornam Guarujá uma excelente opção para suas próximas férias. Confira agora um guia completo sobre quando ir para Guarujá, SP: as melhores épocas do ano!

Encontre aqui as melhores casas e apartamentos para aluguel de temporada durante todo o ano em Guarujá, SP!

TODAS as 27 PRAIAS DO GUARUJÁ, Fotos, dicas, o que fazer

Quando ir para Guarujá, SP

A cidade de Guarujá é excelente para ser visitada em qualquer época do ano, mas como todo litoral, o verão é ponto alto da cidade. Nessa época, diversos eventos movimentam ainda mais as praias, como o Festival de Verão, com shows de grandes artistas nacionais. É também no verão que a cidade atinge sua lotação máxima, por isso você pode optar por outras épocas do ano para conhecer a região. A primavera e o outono também são boas opções para quem deseja conhecer Guarujá, já que é bem comum encontrar finais de semana ou feriados prolongados com boas temperaturas, o que acaba sendo um ótimo atrativo para quem quer visitar a cidade com mais tranquilidade.

Os meses de melhor tempo em Guarujá são janeiro, fevereiro, março, abril e dezembro, já que as temperaturas costumam ficar mais elevadas. Os meses do início do ano, normalmente, são os mais quentes, mas também os mais chuvosos, por isso é importante pesquisar a previsão do tempo antes de visitar Guarujá. Se sua intenção é aproveitar as praias e trilhas da cidade, sem dúvidas a melhor época para ir até o Guarujá é entre janeiro e abril.

Agora se a sua intenção é fugir da lotação, a melhor opção é conhecer a região entre a primavera e o outono, já que as temperaturas ainda estão boas e, diferentemente do verão, não se trata da alta temporada na cidade.

Praias do Guarujá (SP): as 3 faixas de areia mais lindas - Carpe Mundi

Onde ficar em Guarujá, SP

Quer ter as melhores férias da sua vida? Então agende agora sua viagem para Guarujá, SP! Aqui no Casa Temporada você encontra centenas de opções de aluguéis de temporada para aproveitar o que de melhor a cidade oferece. Desde aquele lugar para aproveitar uma romântica viagem a 2 a casas mais espaçosas para abrigar toda a família, aqui você encontra exatamente o que procura! Encontre aqui as melhores casas e apartamentos para aluguel de temporada durante todo o ano em Guarujá, SP!


Conheça as melhores praias de Guarujá, SP

Praia do Tombo

Com 900 metros de extensão, a Praia do Tombo conta com ótima estrutura para quem visita a região. São diversos restaurantes e estabelecimentos comerciais que funcionam o ano inteiro. Localizada a cerca de 3 quilômetros do Centro de Guarujá, a praia também oferece quiosques e um ótimo calçadão para quem gosta de caminhar com uma bela vista para o mar. Além disso, conhecida por ser a única praia do Estado de São Paulo a possuir a Bandeira Azul, certificado internacional que garante qualidade do local nos aspectos social, ambiental e econômico, a Praia do Tombo é reconhecida em todo o país como um dos locais mais procurados para a prática do surf, além de abrigar também campeonatos nacionais e internacionais da modalidade.  Reduto de jovens, a Praia do Tombo é um ótimo lugar para quem busca uma região mais agitada, com festas e bares que atraem muitas pessoas durante a alta temporada.

Praia do Tombo Guarujá - O QUE FAZER e FOTOS!!!

Praia da Enseada

A maior praia da cidade de Guarujá, a Praia da Enseada, com 5,6 quilômetros de extensão, é uma daquelas praias que oferecem de tudo e mais um pouco aos turistas. Se você deseja bares e restaurantes para apreciar ótimos drinks e comidas, este é o seu lugar! Considerada uma praia urbana, ela oferece também uma ótima estrutura, com tudo o que pode ser necessário para você curtir em paz e com comodidade suas férias. Quiosques, ciclovias e centenas de coqueiros deixam a praia muito mais agradável para quem quer caminhar ou praticar exercícios. Lá também está localizado o Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul (leia abaixo mais sobre o parque!). Durante o verão, a Praia da Enseada se torna o principal reduto de festas de todo o Guarujá. A cerca de 2 quilômetros do Centro da cidade, é lá que acontecem os principais shows durante a virada do ano e no carnaval, por exemplo.

O que fazer no Guaruja SP: Praias e pontos turísticos - Viagens e Caminhos

Praia do Pernambuco

Com 1,6 quilômetros de extensão, a Praia do Pernambuco é um ótimo local para curtir o dia inteiro com a família. Com auxílio da natureza para a prática de esportes, é também uma praia muito procurada por surfistas e bodyboarders. Ela fica localizada a cerca de 12 quilômetros do Centro de Guarujá. Um ponto muito agradável para quem visita a Praia do Pernambuco é a Ilha do Mar Casado, mas que pode apenas ser acessada quando a maré está baixa. Vale a pena ir até lá nesta época! A dica é que as famílias com crianças curtam a parte esquerda da Praia do Pernambuco, pois é onde estão as águas mais tranquilas, enquanto quem procura por locais para a prática de atividades esportivas aventure-se do outro lado.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Praia das Pitangueiras

Considerada uma das principais praias para quem busca por baladas e curtição, a Praia das Pitangueiras, localizada no Centro de Guarujá, possui quase 2 quilômetros de extensão e é o ponto central para atividades esportivas, culturais e de lazer na cidade. Com uma estrutura completa de restaurantes, shopping, estabelecimentos comerciais e supermercados, a Pitangueiras é uma das praias preferidas dos turistas, o que a torna uma das mais movimentadas durante o verão. Em um extremo da praia se concentram os que gostam de ondas mais fortes e de pegar algumas ondas, que é também onde fica o Morro do Maluf, um grande ponto turístico da cidade. Com um mirante posicionado numa altura de cerca de 100 metros, é possível deslumbrar as belezas de toda a região. 

Praia de Pitangueiras fica cheia em domingo de sol no Guarujá - Diário do  Litoral

Praia das Astúrias

Com 1,1 quilômetro de extensão, a praia é conhecida por suas belas vistas, que são pontos obrigatórios para tirar fotos e fazer diversas selfies, e pela grande quantidade de barcos de pescadores ancorados no Canto das Astúrias. Além disso, um pier localizado na praia é um dos pontos mais movimentados do Guarujá para quem gosta de pescar. Com um calçadão bastante movimentado e ótimo para a prática de exercícios físicos durante o Verão, a Praia das Astúrias também se destaca por sua noite, que é muito convidativa para quem deseja curtir boas festas, bares e restaurantes. Por lá acontecem algumas das mais badaladas festas do litoral Sul de São Paulo na alta temporada. Considerada também um dos lugares mais atrativos para famílias que tiram férias no litoral Sul de São Paulo, a boa infraestrutura local atrai muitos turistas que procuram maior comodidade, já que há um grande aparato para recepção de visitantes por lá.

PartiuGuaruja: Praia das Astúrias

Veja também os melhores passeios de Guarujá, SP

Aquário Guarujá – Acqua Mundo 

Na Praia da Enseada, no Guarujá, está localizado o Acqua Mundo, um dos maiores aquários da América do Sul e que conta com mais de 170 espécies para deixar qualquer amante da vida marinha em êxtase. Este é um daqueles passeios que não podem ficar de fora do roteiro de quem visita a cidade. São cerca de 1,5 milhão de litros de água em uma área de quase 6 mil metros quadrados, sendo um empreendimento voltado para o turismo e que privilegia a educação ambiental e a pesquisa ecológica. Com isso, é oferecido ao público diversas palestras e oficinas temáticas que ensinam um pouco mais sobre a vida marinha.

Acquamundo • Agência Topo do Mundo

São 3 mil animais em exposição nos quase 50 recintos de água doce e salgada, terrários e aquaterrários, que representam os diversos habitats marinhos e terrestres, como pantanal e floresta amazônica inundada. De pequenos peixes aos grandes predadores do oceano, os tubarões, o aquário reúne uma variedade imensa de animais, como pinguins, jacarés e cobras, além de conter também belos corais. Um tanque com 800 mil litros de água salgada é a principal atração do Aquário Guarujá. Construído para simular a vida no oceano com espécies que vivem em mar aberto, é possível presenciar de perto a vida marinha em seu mais natural formato. É possível, ainda, agendar horários para fazer mergulho com tubarões, acompanhado de monitores; interagir com arraias gigantes e ainda presenciar a alimentação dos animais.

Mirantes

As belezas naturais de Guarujá podem ser vistas lá do alto de diferentes pontos da cidade. Diversos mirantes oferecem vistas de tirar o fôlego para quem tem disposição de caminhar um pouquinho a mais. E o esforço vale a pena! Próximo às praias de Sorocotuba e do Éden está localizado o Mirante do Sorocotuba, também conhecido como Mirante Santa Fé. Este é um local perfeito para quem pretende apreciar uma bela vista e curtir o o pôr do sol. Além disso, na região é possível encontrar diversos bares e restaurantes, o que faz com que a visita possa ser tranquilamente esticada durante o dia todo. Já o Mirante das Galhetas garante uma vista deslumbrante da Praia das Astúrias. O acesso ao mirante é realizado próximo ao mercado de peixes, no Bairro das Astúrias, e os turistas encontram diversas placas para ajudar na localização.

Novo cartão postal de Guarujá, Mirante das Galhetas deve ser inaugurado em  dezembro | Prefeitura Municipal de Guarujá

Fortalezas e Fortes em Guarujá

A cidade de Guarujá é conhecida por ter em sua história diversas fortalezas e fortes que ajudaram a construir o litoral de São Paulo. Para os amantes da história e da beleza de construções antigas, estes são passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro. A Fortaleza do Itapema, reconhecida como uma das construções mais antigas do Brasil, foi levantada no século XVI com o objetivo de proteger o porto de Santos de invasores estrangeiros. Erguida em uma única grande rocha, a Fortaleza passou por épocas de abandono, reconstruções e reformas. No século XVIII, foi novamente reconstruída e emparelhada com artilharia de grosso calibre, em uma época que saques e contrabandos se tornaram frequentes. Os últimos canhões, que hora se tornaram parte da exposição local, datam de meados do século XIX.

Fortalezas de Santos: proteção contra os constantes ataques

Já o Forte dos Andradas, considerado o último forte a ser construído no Brasil, foi batizado em homenagem aos irmãos José Bonifácio, Antônio Carlos e Martin Francisco, defensores da Independência do Brasil. Com um projeto iniciado em 1934, teve sua conclusão apenas em 1942. Preparado para resistir a intensos ataques aéreos, o Forte foi cravado em rocha a aproximadamente 300 metros do nível do mar. Há um complexo de túneis de concreto que deixam a obra ainda mais impressionante, com câmaras e elevadores que permitiam a movimentação das tropas. Hoje em dia, é administrado pela 1ª Brigada da Artilharia Antiaérea, e pode ser visitado após autorização prévia em passeio guiados.

Trilhas

A cidade do Guarujá também conta com trilhas incríveis que atraem apaixonados pela atividade de todos os lugares. A Trilha da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, por exemplo, oferece um trajeto considerado de dificuldade leve, e pode ser iniciado pela estrada do Bairro de Santa Cruz dos Navegantes. É uma conexão incrível com a natureza! Já a Trilha da Praia Preta e Camburí é de um nível de dificuldade considerado alto, e seu acesso é realizado pela Praia Branca. São cerca de duas horas de caminhada em um trecho onde a natureza é praticamente intocada. Outra boa opção é a Trilha da Praia Branca. Com cerca de 20 minutos de caminhada é possível atravessas uma das mais belas trilhas da região. Iniciada ao lado da travessia de balsa Guarujá-Bertioga, a Trilha da Praia Branca tem um caminho suave e com calçamento de pedras em plena Mata Atlântica. O cartão postal do passeio é a bela vista da ilha em seu ponto mais alto.

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande – Wikipédia, a enciclopédia livre

Gostou das dicas sobre quando ir para Guarujá, SP: as melhores épocas do ano? Compartilhe com seus amigos e familiares e planeje a viagem perfeita para a cidade! Encontre aqui as melhores casas e apartamentos para aluguel de temporada durante todo o ano em Guarujá, SP e comece agora suas próximas férias!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões