Quando ir para Gramado, RS: as melhores épocas do ano

Quando ir para Gramado, RS: as melhores épocas do ano

Localizada a pouco mais de 100 km de distância de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado é, sem dúvidas, um dos melhores destinos para férias de temporada no Brasil. No verão, enquanto as praias estão bombando, a cidade fica um pouco mais tranquila e ideal para os que gostam de passar férias em lugares tranquilos, enquanto no inverno a cidade se torna um dos destinos mais procurados em todo o país, já que oferece atrações turísticas incríveis e temperaturas de tirar o fôlego. Se a sua intenção é visitar a cidade nas próximas férias, continue lendo para saber tudo o que você precisa para a viagem perfeita! Confira agora os quando ir para Gramado, RS: as melhores épocas do ano

Veja também um lista de casas e apartamentos para aluguel de temporada durante todo o ano em Gramado

3 experiências colonais para você viver em Gramado

Quando ir para Gramado: as melhores épocas do ano

A cidade de Gramado é incrível para ser visitada no inverno, mas é preciso estar preparado para enfrentar temperaturas realmente baixas. As temperaturas da cidade costumam ser mais baixas que a média do país, tanto por estar mais ao sul quanto por ter 830 metros de altitude. No verão, porém, é comum que os termômetros atinjam a casa dos 30ºC durante o dia. No inverno, as temperaturas mínimas médias ficam na casa dos 8ºC e, as máximas médias, em 17ºC. 

Arquivos inverno em gramado - GNB Turismo | Serra Gaúcha

Cada época do ano oferece uma característica diferente da cidade aos visitantes. O inverno é época de alta temporada, procurada por casais e famílias em férias que desejam desfrutar de baixas temperaturas. No final de novembro até janeiro, a beleza das hortênsias toma conta do lugar. O bacana é que o clima já não é tão frio quanto no inverno e a cidade fica linda, repleta de flores. Em agosto, a cidade recebe o Festival de Cinema de Gramado, no Palácio dos Festivais. Já no fim do ano muitas pessoas visitam a cidade para aproveitar as festividades de Natal e Ano Novo, sendo um excelente destino também para este período.

Muita gente viaja para Gramado com a esperança de ver neve, mas é preciso saber que esse é fenômeno difícil de ocorrer e sem previsão com grande antecedência. Nos meses de julho ou agosto é até possível que haja geada, mas ninguém pode garantir que você encontrará a paisagem branquinha muitos meses antes de viajar. A melhor opção é cruze os dedos e torcer para que o tempo contribua se a sua intenção for realmente ver neve!

Veja também os melhores passeios de Gramado

Se você já decidiu que a próxima viagem vai ser para a cidade de Gramado, é preciso se preparar para aproveitar ao máximo o que a cidade oferece. Isso porque Gramado é um dos principais destinos turísticos do Brasil, e visitar a cidade durante a alta temporada é um privilégio, mesmo que você tenha que encarar a lotação da cidade. Confira abaixo dicas dos principais pontos turísticos de Gramado, no Rio Grande do Sul!

Lago Negro em Gramado

Andar de pedalinho nas águas do Lago Negro é um dos programas mais clássicos e procurados na cidade de Gramado! O Lago Negro é um lugar tranquilo e pequeno, mas muito gostoso para uma caminhada ao ar livre ou para descansar com toda a família. O local foi construído artificialmente após um incêndio e, segundo a história, um morador da cidade teria trazido árvores da Alemanha para decorar a margem do lago. O lago tem águas bem escuras e em alguns momentos reflete os pinheiros e as hortênsias ao seu redor. Caso visite Gramado do final de novembro a meados de janeiro, prepare-se para se surpreender com os arbustos de hortênsia nas proximidades do Lago Negro, a quantidade de flores é incrível e o cenário é encantador! Às margens do lago, há um restaurante e um posto para aluguel de pedalinhos, que também é um passeio muito agradável.

Lago Negro – Dicas Serra Gaúcha

Mini Mundo em Gramado

Uma espécie de museu a céu aberto, o Mini Mundo possui diversas réplicas de construções de todo o mundo. Interessante não só para crianças, como para adultos também, esse parque se iniciou como uma maneira de relembrar a terra natal e oferecer diversão à família Hoppner, que iniciou o projeto que hoje em dia é uma das atrações mais populares de Gramado. As réplicas de construções famosas no Brasil e ao redor do mundo são 24 vezes menores que as construções reais e impressionam a todos pela perfeição de detalhes. Por lá você encontra de tudo um pouco: representações de cidades, cenas do cotidiano, castelo, igreja, museu, navio, trens... o realismo das construções é realmente incrível. Todas as plantas das construções, por exemplo, são reais! Para a visita ficar ainda mais interessante, é bacana fazer o passeio guiado.

mini mundo - Jefferson de Almeida

Rua Coberta

A Rua Coberta, também conhecida como Rua Madre Verônica, é um dos principais pontos turísticos de Gramado e está localizada bem no centro da cidade. Ela tem uma cobertura translúcida e diversas plantas pendentes que dão um charme ainda maior ao lugar. Essa rua reúne eventos locais, feiras, lojinhas, vários restaurantes e ainda é um refúgio dos turistas nos momentos de chuva. Na época do Natal, a região também recebe várias apresentações. Muita gente fica nessa região para aproveitar também a festa de fim de ano e ver os fogos. Ela é um ponto de encontro a qualquer hora do dia, e um lugar ideal para tomar um chocolate quente curtindo o friozinho da cidade.

Obra de instalação de rede elétrica subterrânea na Rua Coberta será  retomada na segunda - Gramado - Jornal de Gramado

Castelinho Caracol

O Castelinho Caracol foi uma das primeiras residências de Canela, cidade vizinha a Gramado, e que atualmente funciona como museu de utensílios e móveis antigos utilizados na época áurea da casa. Talvez a maior atração do local, no entanto, fica por conta da casa de chá, que serve um apfelstrudel, uma tradicional sobremesa austríaca, que é considerado um dos melhores do Brasil. A residência tem uma arquitetura que relembra um pequeno castelo e foi construída com madeiras da região. Uma dica é deixar para conhecer o Castelinho quando estiver indo ou voltando do Parque do Caracol ou do Parque da Ferradura, já que ele fica no caminho.

O Castelinho Caracol em Canela - Um Pouquinho de Cada Lugar

Parque Estadual do Caracol

O Parque Estadual do Caracol é onde fica a maior cachoeira do estado do Rio Grande do Sul, sendo um dos principais pontos turísticos de toda a região Sul do Brasil. A Cascata do Caracol, que é a maior atração do lugar, tem 131 metros de altura e está cercada por uma mata incrível e muito bem preservada. O passeio é de contemplação e é uma boa oportunidade para realizar uma atividade em meio à natureza, com ar puro e muitas árvores ao redor. Dentro do parque, você e sua família podem se deslumbrar com a vista do elevador panorâmico, conhecer seus mirantes ou descer uma escadaria de 927 degraus até a base da queda d'água. Caso queira descer a escadaria, opte por visitar o local em um dia sem chuvas para que o passeio não fique perigoso e lembre-se de que a subida pode ser bem cansativa, principalmente para quem não costuma realizar atividades físicas regularmente. No local também existem trilhas, que são mais recomendas para quem já está acostumado com a atividade.

Parque Estadual do Caracol - Eu Amo Gramado Oficial

Mundo de Chocolate

A fábrica de chocolates Lugano oferece um museu com esculturas de chocolate em Gramado. O lugar tem réplicas em tamanho real de animais, esculturas de pontos turísticos e outros símbolos conhecidos mundialmente, sempre feitos com chocolate. O mais impressionante é que há réplicas enormes, sendo que entre as principais atrações do local estão as réplicas de chocolate do Cristo Redentor, a Esfinge e a Torre Eiffel, que tem 4,22 metros de altura, 880 kg de chocolate e demorou 110 horas para ser concluída. Além do passeio, você também pode ver funcionários preparando o chocolate e até experimentá-lo, se quiser, sendo essa a melhor parte do passeio!

Nécessaire na Mala: Mundo do Chocolate Lugano - Um Parque Temático todo  feito em Chocolate no Centro de Gramado

Snowland

O Snowland é uma das mais incríveis atrações de Gramado. Trata-se de um parque de neve, que proporciona o sonho de todos os visitantes que vão até a cidade atrás de neve. Lá você realiza esse sonho em qualquer época do ano! O parque tem acesso pago e dentro dele estão disponíveis várias atividades, algumas delas com valor já incluído no tíquete inicial, outras pagas à parte. Entre as opções de entretenimento dentro do Snowland estão uma pista de patinação no gelo, simulador 3D e uma área conhecida como "Montanha de Neve", onde fica, de fato, uma montanha com neve artificial e onde se pode praticar esqui, snowboard fazer descidas com boias, passear nas motos de neve ou simplesmente curtir a sensação que o local proporciona. Para quem nunca praticou esportes na neve, também é possível fazer aulas com instrutores que explicam os movimentos básicos dos esportes — tanto o equipamento quanto as aulas são pagos separadamente. 

Tudo que você precisa saber o Snowland em Gramado/RS

A montanha de neve, que tem 15 metros de altura, é a área mais gelada do parque e como é preciso manter uma temperatura baixa para que a neve não derreta, o ambiente dessa área do parque costuma ter temperaturas próximas de zero ou até negativas. Por isso, a entrada do parque também inclui o uso de roupas propícias para o frio: macacão, luvas, botas de neve e capacetes. Ainda que o parque ofereça a roupa, recomendamos já ir agasalhado ao lugar. O Snowland é uma atração muito diferente, ideal tanto para adultos quanto para crianças e oferece uma oportunidade incrível de ver neve dentro do Brasil! É um espaço muito bem estruturado, com lojas e até lanchonetes, onde você pode passar 4, 5h sem se cansar. A crítica de muitas pessoas é com relação ao preço da atração, porque além de se pagar para entrar, algumas outras atividades custam ainda mais. 

Bondinhos Aéreos Parques da Serra

Os Bondinhos Aéreos do Parque da Serra ficam instalados em uma descida em um parque vizinho ao Parque Estadual do Caracol, onde fica a cascata. Dos bondinhos, é possível observar uma vista linda da queda d'água, da mata exuberante ao seu redor e da região serrana. Os bondinhos de Canela são os primeiros desse tipo no Rio Grande do Sul. O passeio tem três estações de parada: a estação central, no ponto mais alto do passeio, onde fica uma área de alimentação; a estação animal, 130 metros abaixo da primeira, onde há um mirante e pequenas trilhas para andar pelo meio da mata; e, por fim, a estação cascata, que permite admirar a Cascata do Caracol por debaixo. É um passeio familiar e ideal para curtir uma das atrações mais populares da cidade de Gramado. 

BONDINHOS AÉREOS

Conheça alguns dos melhores restaurantes de Gramado

A cidade de Gramado, juntamente com sua vizinha Canela, oferecem um vasto ambiente gastronômico para os visitantes. Nessas cidades você encontra restaurantes dos mais variados tipos, como os especializados em culinária brasileira, oriental, alemã, suíça, italiana, japonesa e muito mais. Os valores para aproveitar um bom prato na cidade costumam ser altos, por isso é importante estar disposto a gastar um pouco mais para aproveitar o melhor da gastronomia de Gramado!

Fritz Haus

Nenhum visitante pode ir embora de Gramado sem conhecer o Fritz Haus, um incrível restaurante alemão. A boa pedida do Fritz Haus é a sequência de comida alemã, uma ótima oportunidade para experimentar diversos pratos numa única refeição e conhecer mais de perto a culinária do país. Outra sugestão é o filé com molho de cereja ou o pato ao molho de laranja. Como sobremesa, não deixe de escolher entre os clássicos strudel ou torta alemã. O restaurante tem uma carta muito variada de vinhos e principalmente de cervejas. Na oportunidade de nossa visita, o atendimento foi muito simpático e a experiência bastante positiva. 

Fritz Haus - Melhores Destinos

Cantina Pastasciutta

Muito bem classificado entre moradores e turistas, o Cantina Pastasciutta é sem dúvidas um dos melhores restaurantes de Gramado. O restaurante italiano oferece um ambiente bastante rústico, com um cardápio com 12 tipos de massas. As combinações de massas e molhos são diversas e o cardápio inclui molhos como bolognesa, al sugo, pesto, além de outras criações da própria casa. Há opções de molhos acompanhados por carnes e também alternativas vegetarianas. Os pratos da cantina geralmente servem muito bem duas pessoas e por lá também está disponível uma mesa com frios e entradas que funcionam no sistema de peso. É um restaurante um pouco mais caro, mas com comida de excelente qualidade e muito bem servida.

Cantina Pastasciutta, a melhor pasta genuinamente italiana em Gramado..

Gostou das dicas dos quando ir para Gramado, RS: as melhores épocas do ano? Compartilhe com seus amigos e familiares e planeje a viagem perfeita para a cidade! Encontre aqui as melhores casas e apartamentos para aluguel de temporada em Gramado, e comece agora suas próximas férias!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões