Os 10 melhores passeios imperdíveis para fazer em Capitólio, MG

Os 10 melhores passeios imperdíveis para fazer em Capitólio, MG

Os 10 melhores passeios imperdíveis para fazer em Capitólio, MG

A região da cidade de Capitólio, em Minas Gerais, é conhecida como Mar de Minas e, não a toa, responsável por abrigar um dos lugares mais bonitos do Brasil! Com mais de 1440 km² de área e banhando mais de 30 municípios mineiros, o Lago de Furnas é a maior atração nos no entorno da cidade de Capitólio e também o principal motivo que leva tantos turistas para a cidade. A cidade, entretanto, conta com diversas outras atrações turísticas e muita natureza à disposição dos visitantes. Confira agora um guia sobre os 10 melhores passeios imperdíveis para fazer em Capitólio, MG

Confira também uma lista de casas e apartamentos para aluguel de temporada durante todo o ano em Capitólio, MG!

Capitólio MG: dicas do que fazer e como curtir o "mar" de Minas Gerais!Se você pretende passar as próximas férias em Capitólio, é importante planejar bem o roteiro antes de começar a viagem, isso porque a cidade é repleta de bons pontos turísticos, como o Lago de Furnas, a Cachoeira Lagoa Azul, Cachoeira Cascatinha, Cachoeirinha da Ilha e o Vale dos Tucanos, que são os principais pontos turísticos da cidade. Mas além disso, você também não pode deixar de fazer passeios como até as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé de Serra e as Cachoeiras do Retiro Viking.

Quando ir para Capitólio, MG

A cidade de Capitólio é um ótimo destino para se visitar em qualquer época do ano, mas é preciso ficar esperto com alguns fatores antes de começar sua viagem. É importante, por exemplo, se atentar às diferenças climáticas ao longo do meses na cidade, e também que, em determinadas épocas do ano, cresce consideravelmente o número de turistas na cidade.

Nos feriadões, Capitólio costuma receber uma enorme quantidade de turistas. A região fica disputadíssima em datas como Ano Novo, Carnaval, Semana Santa ou qualquer outro feriado prolongada. Em períodos de grandes feriados, os restaurantes lotam, as ruas ficam cheias e as cachoeiras e passeios de lancha são muito disputados. Os valores dos aluguéis de temporada costumam subir bastante neste período e é preciso se organizar com antecedência para não ficar sem uma vaga. Por isso, veja aqui as melhores e mais baratas opções de aluguel de temporada em Capitólio!

Verão em Capitólio

Apesar de parecer uma ótima ideia tomar alguns banhos de cachoeira em dias mais quentes, o verão pode não ser a melhor época para viajar a Capitólio. Apesar da temperatura agradável — em janeiro, a média máxima é de 26°C e a mínima de 19°C —, os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março marcam o período com maior volume de chuvas, o que pode atrapalhar os passeios de barco e também as visitas às cachoeiras. O mês de janeiro é o mais chuvoso, com precipitação média de 278 mm. A chuva começa a diminuir a partir de março e a chegada do outono marca um dos melhores períodos para viajar rumo a Capitólio.

Passeio de barco no Lago de Furnas, Capitólio MG

Outono em Capitólio

O outono é uma excelente época para viajar a Capitólio. O mês de março fecha o verão e com ele as chuvas dão uma trégua. O problema do outono é que a temperatura estará um pouco mais baixa, o que exige mais coragem para entrar na água das cachoeiras. A vantagem do outono é que o céu azul estará reinando e os passeios estarão garantidos. Abril é o melhor mês do outono para a viagem, com temperatura máxima de 24°C e mínima de 16°C. Já o mês de junho, prévia do inverno, é considerado o mês mais frio e um dos mais secos, com média de temperatura máxima em 23°C, mínima de 12°C e índice pluviométrico de 20 mm.

✈️ Quando ir para Capitólio? » Voe Simples Passagens Aéreas Promocionais

Inverno em Capitólio

O inverno é o período mais seco de Capitólio. A média de precipitações no mês de julho é de apenas 14 mm e o friozinho já está instalado, tornando as noites bem frescas e os banhos de cachoeira e na represa de Furnas mais gelados. Com a diminuição das chuvas, as cachoeiras também perdem um pouco de força e ficam com menos água, mas o cenário continuará lindo. A partir de agosto a temperatura começa a subir e chega à máxima de 28°C em setembro, período que marca também o retorno das chuvas. Agosto e setembro são excelentes meses para viajar a Capitólio.

Capitólio MG: dicas do que fazer e como curtir o "mar" de Minas Gerais!

Primavera em Capitólio

Outubro abre a primavera com dias quentes e pouca chuva. A temperatura máxima fica em 29°C e a mínima em 18°C, sendo esse o mês mais quente na região e um bom período para a viagem. A partir de novembro, apesar da boa temperatura, as chuvas voltam com força, o que torna os passeios mais difíceis, especialmente nas rotas que exigem veículos 4x4.

Capitólio MG: dicas do que fazer e como curtir o "mar" de Minas Gerais!

1 - Lago da Represa de Furnas

O Lago da Represa de Furnas é conhecido como o “mar de minas”, e seus 1440 km² de área faz dele um lugar espetacular. Principal atração da região de Capitólio, o lago é cercado por uma linda paisagem formada por cachoeiras e cânions que dão ainda mais beleza ao lugar. Navegar pelas águas do Lago de Furnas é o ponto de partida de quase todo turista que visita Capitólio e vale cada minuto do passeio. As principais atrações do Lago de Furnas são os Cânions de Capitólio, a Cachoeira Lagoa Azul, a Cachoeira Cascatinha, a Cachoeirinha da Ilha e o Vale dos Tucanos. Além das atrações naturais, no Lago de Furnas há também bares flutuantes e restaurantes que fazem a festa dos turistas e servem de apoio nos dias de passeio. Aproveite um belo dia de sol e siga para um delicioso banho nas águas do “mar de Minas”. É importante dizer que os passeios pelo Lago de Furnas são muito disputados em dias de feriado prolongado, quando a cidade fica lotada de turistas. Nesse caso, é bom agendar o passeio com antecedência.

Lago de Furnas, Minas Gerais - Girassol Viagens e Turismo

2 - Mirante dos Cânions de Capitólio

O Mirante dos Cânions de Capitólio é sem dúvidas o ponto turístico mais famoso de toda a região. Também conhecido como Mirante dos Cânions de Furnas, o lugar permite ver do topo dos grandes paredões rochosos o imenso Lago de Furnas. Localizado à margem da rodovia MG-050 e com fácil acesso, o Mirante dos Cânions de Capitólio é o passeio ideal para quem busca beleza sem muito esforço. Os carros estacionam bem próximos à entrada e a caminhada até os principais pontos do mirante é bem tranquilo. Além dos três locais abertos para observação, quem visita o mirante terá acesso também a uma gostosa queda d’água que permite um bom banho ao final do passeio. 

Pin em Minas Gerais, Brasil

Para entrar no local onde está o Mirante dos Cânions há cobrança de ingresso. O passeio ao Mirante dos Cânions é rápido e o ideal é aliá-lo a outras atrações nos arredores. Há diversas cachoeiras nas proximidades e nem será preciso se deslocar muito para passar o dia inteiro se divertindo. Para escapar do grande fluxo de turistas, o ideal é fazer o passeio em dias menos movimentados e fora de feriados.

3 - Cânion de Furnas

O lago da Represa de Furnas já seria espetacular por si só, mas ele ganha ainda mais beleza ao ser cercado por cachoeiras e incríveis paredões rochosos que formam um cânion com mais de vinte metros de altura. O visual está entre os mais famosos da cidade e é um dos grandes responsáveis pelo movimento de turistas na região. O Cânion de Furnas pode ser visitando de duas maneiras: A primeira delas é em passeio de lancha pelo Lago da Represa de Furnas. Quem preferir conhecer a paisagem por terra contará com o visual do alto do Mirante do Cânion de Furnas, localizado à beira da MG-050 e com fácil acesso a partir da estrada. O mirante conta com diversos pontos de observação, de onde é possível ver o paredão rochoso por diferentes ângulos.

Cânion do Lago de Furnas - Capitólio - Minas Gerais | Lago de furnas, Furnas  capitolio, Lago

4 - Cachoeira do Filó 

A Cachoeira do Filó é uma das mais acessíveis aos turistas que visitam Capitólio e, por isso, costuma ser uma das mais lotadas. Localizada à beira da MG-050 e praticamente sem trilha a ser percorrida, ela é o destino ideal para quem não quer esforço nenhum e deseja apenas um delicioso banho sob uma boa queda d’água. Com um grande poço para banho e uma pequena prainha para pegar sol, a Cachoeira do Filó agrada especialmente famílias com crianças. 

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG | Viajar hei - Relatos, dicas,  agência de viagens

5 - Cachoeira Poço Dourado

O Poço Dourado é um conjunto de poços bem próximo à rodovia MG-050. Lá você não vai encontrar uma grande queda, mas pode render um delicioso banho para quem está nos arredores do Mirante dos Cânions e não deseja se locomover demais. O lugar tem mesmo uma coloração de água em tons de dourado e do alto oferece linda vista.

Capitólio: o Mar de Minas

6 - Cachoeira Lagoa Azul

As duas quedas d’água da Cachoeira Lagoa Azul são atrações que encantam os turistas que passeiam pelo Lago da Represa de Furnas. Uma das mais belas paradas do roteiro, essa cachoeira é um convite a um relaxante banho. O visual é maravilhoso e merece ser curtido com calma. A depender do sol, a queda ganha tons de verde e o poço é na medida certa para um mergulho tranquilo. Quem quiser conhecer a Cachoeira Lagoa Azul sem ser pelo Lago de Furnas poderá chegar até lá a partir da MG-050, com acesso pelo Empório e Pousada Lagoa Azul. Vale dizer que, no Lago de Furnas, aos pés da Lagoa Azul, há um bar flutuante que fica bem agitado em dias de grande movimento. O Aquabar vale para tomar uma cerveja, comer um petisco e ver a beleza da cachoeira.

📸Cachoeira Lagoa Azul em Capitólio, MG 🚤É a primeira parada do passeio de  barco pelo Lago de Furnas e uma das mais lindas da região. 💲Quem vai de  barco não p…

7 - Cachoeira da Capivara e Cachoeira da Pedra Ancorada

Localizado nos arredores do Mirante do Cânion de Capitólio, o Parque Ecológico Cachoeira da Capivara é uma boa opção para quem está na região e quer fazer um passeio mais próximo. O complexo conta com a Cachoeira da Capivara e também a Cachoeira da Pedra Ancorada, circuito que rende um bom passeio para o dia inteiro. A Cachoeira da Pedra Ancorada está bem próxima ao estacionamento da propriedade e é a pedida perfeita para quem gosta de poços rasos para banho. Ao final da corredeira, você verá a queda principal da Cachoeira da Pedra Ancorada, com um grande poço para banho. A descida é permitida apenas em dias com pouco volume de água. No alto do mirante para a cachoeira, está a formação rochosa que dá nome à Cachoeira da Pedra Ancorado. Vale muito a pena a visita!

Capitólio MG: dicas do que fazer e como curtir o "mar" de Minas Gerais!

8 - Cachoeira Cascatinha

A Cachoeira Cascatinha faz parte do lindo paredão rochoso que forma os Cânions de Capitólio. Localizada entre a rodovia MG-050 e as águas do Lago de Furnas, a Cascatinha está posicionada tanto para quem faz o tour de lancha quanto para quem deseja fazer passeios de carro. Acessível pelo lago e também pela estrada, a Cascatinha é boa pedida para todo mundo. A Cascatinha não é uma grande queda, tem apenas 24 metros de altura, mas conta com uma vista espetacular. Quem visita a partir da estrada poderá curtir diversos poços rasos para banho, o que agrada muito às famílias com crianças. Já que está no Lago de Furnas irá aproveitar a última queda, que desagua diretamente na represa, o que faz da Cascatinha um cenário muito especial. 

Cachoeira Cascatinha - Júlio Delgado

9 - Serra da Canastra

A região da Serra da Canastra é vizinha a Capitólio e vale muito a pena dar um pulo até lá durante a sua viagem. Sede do Parque Nacional da Serra da Canastra e também de diversas fazendas produtoras do famoso Queijo Canastra, a região oferece um circuito turístico riquíssimo e que agrada tanto pelas paisagens e belezas naturais quanto pela experiência gastronômica. No parque, vale conhecer a nascente do Rio São Francisco, a grandiosa Cachoeira Casca d’Anta (maior queda d’água do São Francisco) e diversas piscinas naturais.

Ficheiro:Serra da Canastra.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

10 - Cachoeiras Retiro Viking

O Retiro Viking é considerado um paraíso pouco explorado pelos turistas que visitam a região de Capitólio. A estrada de terra que leva a esse conjunto de cachoeiras nem sempre está em boas condições e algumas vezes apenas veículos com tração nas quatro rodas conseguem chegar até lá, o que dificulta o acesso do público geral, mas nossa dica é insistir um pouco e, com um pouco de sorte, ter a chance de conhecer um paraíso! O complexo conta com cinco cachoeiras principais e diversos poços para banho. O trajeto entre a portaria e a última queda d'água tem apenas 2600 metros e em grande parte pode ser percorrido de carro. Apenas as descidas até as cachoeiras exigem um pouco de esforço, mas as trilhas não ultrapassam dez minutos de caminhada.

Paraíso Proibido-Retiro Viking

Gostou das dicas sobre os 10 melhores passeios imperdíveis para fazer em Capitólio, MG? Compartilhe com seus amigos e familiares e planeje a viagem perfeita para a cidade! Encontre aqui as melhores casas e apartamentos para aluguel de temporada durante todo o ano em Capitólio, MG e comece agora suas próximas férias!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões