Férias em Recife: o que fazer na capital do Pernambuco

Férias em Recife: o que fazer na capital do Pernambuco

Férias em Recife: o que fazer na capital do Pernambuco

A cidade de Recife, capital do Pernambuco, é uma das mais ricas e diversificadas culturalmente de todo o Brasil. Por lá encontram-se algumas das melhores praias do país, além de muita história para contar. Opções de lazer, pontos turísticos inesquecíveis, restaurantes típicos encantadores, passeios históricos e religiosos e muito mais são certos nas suas férias na capital pernambucana. Aproveite para ter as melhores férias da sua vida no Recife! Encontre aqui casas e apartamentos para aluguel de temporada no Recife e confira abaixo mais informações sobre a cidade.

 



O que fazer nas Férias em Recife

A cidade de Recife oferece poucas - e ótimas - praias, a Boa Viagem e a do Pina. Toda a orla da cidade conta com águas esverdeadas e muitos coqueiros, o que deixa o cenário encantador e proporciona um excepcional plano de fundo para quem gosta de passar o dia todo na praia. Durante o verão, a água é bem morna, o que atrai turistas o dia inteiro. Por isso, as praias da cidade costumam ficar bem cheias quando as temperaturas começam a subir.

A mais famosa da cidade é a de Boa Viagem. Ela oferece ótima infraestrutura para os visitantes, além de formar piscinas naturais durante a maré baixa. Ou seja, em qualquer época do ano a região é ótima para se visitar. A praia conta com quiosques, barracas e um calçadão que ganha grande movimento durante as manhãs e no fim da tarde.

Para curtir as melhores praias da região, o mais comum é que os moradores e visitantes de desloquem para cidades do entorno de Recife, já que são próximas e oferecem grandes atrações.

Muito além das praias, a cidade oferece muito o que se fazer. Vizinha de Recife, a cidade de Olinda deve ser parte obrigatória do seu roteiro pela região. O município possui um dos Centros Históricos mais famosos do país, e suas igrejas são mundialmente conhecidas.

A maioria dos passeios da região são feitos fora de Recife, mas a capital reserva ao menos um extremamente agradável de ser feito por toda a família: o de catamarã pelo Rio Capibaribe e suas pontes. Nesse passeio, os turistas podem conhecer um pouco da parte antiga do Recife, edifícios e pontes históricas. Ele pode ser feito durante o dia ou à noite, sendo que na última opção a iluminação da cidade dá outro ar para o passeio.


Turismo religioso em Recife


Assim como toda boa capital, Recife é repleta de belas e antigas igrejas, muitas que inclusive contam com importantes obras de arte em exposição.

A Igreja Madre de Deus, que data do século XVIII e possui uma arquitetura barroca, como grande parte das igrejas da capital pernambucana, chama a atenção pelas imagens de anjos em suas douradas colunas, além do uso da madeira jacarandá, muito rara atualmente.

A Catedral de São Pedro dos Clérigos é considerada uma das mais belas construções da cidade. Levantada em 1728, a pintura no teto do artista João de Deus Sepúlveda é o seu destaque.

 A Capela Dourada faz parte do Museu Franciscano de Arte Sacra, e leva esse nome por ter ouro puro em seu revestimento. Ela foi construída entre 1696 e 1724.

A Igreja do Santíssimo Sacramento, a Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos são outras ótimas opções para quem gosta de turismo religioso.


Passeios culturais em Recife


Em Recife, as construções do período colonial estão quase que todas muito bem preservadas, o que atrai e movimenta muito o turismo local, já que é impossível visitar a cidade sem se interessar por toda a história por trás dela. 

O Recife Antigo oferece diversas atrações em um só lugar, como o Marco Zero, o novo Mercado de Artesanato, a Rua do Bom Jesus, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, a Capela Dourada, uma das mais belas igrejas da cidade, e muito mais.

A região passa por uma reforma constante, o que transforma o cenário em um mix de prédios antigos e outros mais contemporâneos. O Museu Cais do Sertão é uma ótima opção de passeio na região. Ele fica em um antigo armazém do porto e conta histórias e tradições do povo local e da obra de Luiz Gonzaga.

Na Praça do Arsenal está a Torre Malakoff, construída em 1853 e nomeada em homenagem à Guerra da Crimeia. Lá também fica o Paço do Frevo, um centro cultural dedicado ao estilo musical e toda a sua rica tradição.

Na mesma região está a Rua do Bom Jesus, onde está localizada a Sinagoga  Kahal Zur Israel, a primeira de todo o continente americano, fundada durante o período de dominação holandesa na região, em 1630. Na mesma rua fica a Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda. É um passeio que conta a história dos bonecos e deixa os turistas à vontade para conhecê-los de perto.

O Teatro de Santa Isabel, inaugurado em 1850, é um monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ele passou por reformas e apresenta hoje uma conexão entre o antigo e o atual, sendo um passeio muito interessante para ser feito.

Outra obra tombada pelo Patrimônio Histórico é o Mercado de São José, inaugurado em 1875. Lá é onde você poderá encontrar comidas típicas, artesanato e produtos pernambucanos em geral, além de apreciar sua imponente e centenária arquitetura.

A cidade também abriga o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, conhecido como Mamam. Por lá são expostas obras modernas e contemporâneas de artistas como Aloisio Magalhães, Gil Vicente, Joaquim do Rego Monteiro e Vik Muniz. O museu funciona em um casarão construído no século XIX, e é uma boa opção para quem quiser mesclar conhecimentos sobre obras mais antigas com as mais novas.


Como chegar em Recife

A capital do Pernambuco oferece um dos mais modernos aeroportos do Brasil, que recebe inclusive voos internacionais. O Aeroporto Internacional do Recife é o ponto de entrada para todo o estado, e por isso é a melhor alternativa para se chegar à cidade. Muito bem localizado, sair e chegar de lá é fácil e simples. Por ser de grande porte, muitas cidades brasileiras oferecem voos diretos até a capital pernambucana, o que facilita a vida de quem viaja de mais longe.

A proximidade entre as capitais nordestina transforma a viagem de carro em uma boa opção. A BR-101 é a principal via do Nordeste, e é por ela que circulam a maioria dos viajantes.

 

Dica extra: visita a Porto de Galinhas

Com o passar dos anos, Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, se tornou uma das mais visitadas praias do Nordeste Brasileiro. E se você estiver em Recife, não pode deixar de dar um pulo até a região, uma das mais belas e atrativas de todo o país. São apenas 50 km de distância de Recife.

Pela proximidade com a capital e outras belas praias da região, você pode aproveitar para estender a estadia na própria cidade. Clicando aqui você pode ver casas e apartamentos para aluguel de temporada em Porto de Galinhas!

Por se tratar do Nordeste brasileiro, uma área privilegiada quando o assunto é belezas naturais e condições climáticas, essa é uma ótima opção para se conhecer fora de temporada. Primeiro porque quando a concorrência é menor, os preços tendem a ser mais baixos, e isso acontece em quase todas as situações. Ou seja, se você quiser gastar um pouco menos, evite visitar a região entre os meses de dezembro e fevereiro. Além disso, as regiões turísticas estarão bem menos lotadas, e todos os passeios serão mais tranquilos de serem feitos.

O que fazer

Há tanto o que se fazer em Porto de Galinhas que, quanto mais tempo você permanecer na região, melhor. Um dos principais e melhores passeios da cidade é sair de jangada até as piscinas naturais. Há também a opção de fazer este trajeto caminhando, de forma gratuita. Porém, se houver condições, opte pelo passeio de jangada que é bem mais divertido.

Outra atração muito procurada pelos turistas é a do passeio de buggy de ponta a ponta, que visita as praias de Muro Alto a Maracaípe. Essa é a melhor forma de conhecer o litoral da região e todas as suas belezas. O passeio dura cerca de seis horas, e pode ser feito em até quatro pessoas. É possível combinar as paradas e tempo de permanência em cada local com o motorista.

Conhecer a Praia dos Carneiros, considerada uma das mais bonitas do Brasil ou fazer um bate e volta até Maragogi, em Alagoas, estado vizinho, são algumas das opções que você pode incluir em seu roteiro para curtir ao máximo a região de Porto de Galinhas.

Como chegar

Saindo do Aeroporto de Recife, é possível encontrar táxis/ubers, ônibus ou aluguel de carros para chegar ao município de Ipojuca. No próprio aeroporto é possível alugar um carro e, se você deseja fazer diversos passeios em diferentes locais, essa pode ser a melhor opção para suas férias na região.

 

Gostou das dicas? O Casa Temporada oferece casas e apartamentos para aluguel de temporada em todo o Brasil, durante todo o ano! Clique aqui e encontre milhares de opções espalhadas pelo país e faça das suas próximas férias as melhores da sua vida!

Preços para Aluguel de Temporada

Clique e confira o preço médio