As quatro melhores praias do Estado do Paraná

As quatro melhores praias do Estado do Paraná

O litoral do Estado do Paraná pode ser olhado com certo preconceito por parte de algumas pessoas que pouco conhecem sobre a região. Afinal, por que trocar a oportunidade de visitar praias do Rio de Janeiro, Bahia ou Santa Catarina por praias paranaenses? Neste post, o blog do Casa Temporada vai te mostrar por que vale a pena fazer essa troca, especialmente durante os meses de verão, quando as praias de todo o Brasil, especialmente de estados mais movimentados, ficam completamente lotadas, veja abaixo as Quatro Melhores praias do Estado do Paraná.

Exatamente por não ser o principal destino de turistas durante a alta temporada, o litoral do Paraná deve ser considerado na hora de escolher seu próximo destino. Por lá você encontrará algumas das mais belas praias do Brasil, além de lugares que oferecem toda a infraestrutura necessária para ótimos dias de folga, regiões calmas e mais agitadas, e belezas naturais de tirar o fôlego.

Se você ainda está em dúvidas de onde vai passar suas próximas férias, aproveite e veja neste post um pouco mais sobre a cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, um dos principais e mais belos destinos turísticos do Brasil!


Praia Brava e Praia Mansa - Caiobá, Matinhos


Caiobá é o principal balneário da cidade de Matinhos, e também a mais famosa e considerada a melhor praia de todo o Estado do Paraná. O balneário é dividido entre Praia Mansa e Praia Brava, ambas extremamente agradáveis e que contemplam diferentes públicos. Por isso, Caiobá acaba sendo o destino ideal para famílias completas, jovens em busca de ótimas praias sem deixar a curtição de lado, ou qualquer pessoa que deseje um pouco de tranquilidade na beira do mar. Não perca tempo e encontre agora casas e apartamentos para aluguel de temporada no litoral do Estado do Paraná!

A Praia Brava é mais visitada por quem deseja um mar mais agitado, como já diz o nome. É considerada uma das mais urbanizadas da região, e onde os turistas encontrarão toda a infraestrutura necessária para os dias de descanso. Durante a alta temporada, a Praia Brava costuma receber um bom número de turistas, mas nada que atrapalhe seu descanso ou dificulte a busca por um bom lugar na areia, já que ela oferece também uma larga extensão. Fora de temporada, o local costuma ficar praticamente deserto, e é visitado mais aos finais de semana ou em dias de forte calor. 

Por conta do mar mais agitado, a Praia Brava é um dos principais destinos para quem deseja praticar surf ou outras atividades que dependem de um mar com mais ondas. Apesar disso, é também um ótimo destino para os praticantes de mergulho, pois conta com águas transparentes e, em determinados pontos, a água rasa facilita muito esta atividade.

Além disso, há por lá um famoso calçadão que atrai muitos turistas ao amanhecer e anoitecer. Caminhadas, corridas e pedaladas na ciclovia são atividades imperdíveis para os visitantes da Praia Brava, pois a beleza da região deixa qualquer exercício mais fácil de ser praticado.


Em uma das pontas da Praia Brava é possível avistar o Morro do Boi, que possui 160 metros de altura. Por lá é possível realizar uma trilha ecológica que leva da Praia dos Amores, também conhecida como Praia Bela, até uma região de mar aberto e de pescaria. Do outro lado da praia é onde fica o Pico de Matinhos, uma pedra que divide a Praia Brava da Praia Central de Matinhos. No alto deste pico foi construída um mirante em uma estrutura de madeira, sendo o ponto ideal para apreciar uma bela paisagem!

Já a Praia Mansa é o ponto ideal para quem quer viajar com crianças. Com um mar calmo e águas rasinhas, os pequenos podem curtir com tranquilidade águas límpidas e transparentes. Por lá também é comum encontrar praticantes de esportes como windsurf, stand up paddle e caiaque. Não esqueça de levar sua prancha! 

Esta é uma das principais praias do Estado do Paraná para quem deseja apenas relaxas em um lugar onde o que mais se encontra é tranquilidade. Assim como sua vizinha Praia Brava, a Praia Mansa é muito bem estruturada para receber os turistas, sendo um pouco mais movimentada em épocas fora de temporada, especialmente em finais de semana e feriados. 

O mar, propício para banho, é completado com uma longa faixa de areia, grossa e avermelhada, formando um conjunto que transforma a Praia Mansa em uma das melhores para se visitar no Paraná.

E Caiobá não fica para trás quando o assunto é vida noturna. Bons restaurantes, bares e casas noturnas são facilmente encontrados na região. Durante a alta temporada, há sempre opções para se curtir em família, ou então festas que atraem o público mais jovem, que vai em peso à cidade.

Por lá ainda é possível visitar o Museu Ecológico João José Bigarella, que possui em seu acervo diversas espécies marítimas; parques com rica fauna e flora que representam com louvor o Estado do Paraná; morros e trilhas únicas e inesquecíveis e muito mais!

Se sua viagem será realizada com idosos, crianças, ou pessoas que gostam de um mar mais tranquilo, não perca tempo e encontre agora casas e apartamentos para aluguel de temporada em Caiobá!

Como chegar em Matinhos

Se sua viagem começa em Curitiba, é possível chegar a Matinhos pela Rodovia BR-277 com destino a Paranaguá. Em seguida, você acessará a PR-508, conhecida como Alexandra-Matinhos. O trajeto possui apenas um pedágio, e tem cerca de 110 km. 

Também é possível chegar a Matinhos de ônibus, com saídas da Estação Rodoferroviária de Curitiba, ou de trem.


BrejatubaGuaratuba


Localizada ao Sul do município de Guaratuba, a Praia do Brejatuba é uma das principais e mais belas do Estado do Paraná. Com cerca de 14 km de extensão, existem diversas outras praias "dentro" da Praia do Brejatuba. 

A Praia do Brejatuba ganhou reconhecimento para além do Paraná por conta de campeonatos de surf realizados por lá. Com ondas médias de oito pés, os praticantes encontraram nas águas do balneário um ponto em que a natureza foi muito generosa em diversos sentidos. 

A praia também é conhecida por abrigar o Morro do Cristo, também conhecido como Morro do Brejatuba. No cume da construção está a imagem de Cristo Redentor com um dos braços apontado para a entrada da barra e, o outro, no coração. É possível acessar o cume do morro através de uma escadaria de cimento de 197 degraus, e é onde está localizado um mirante natural muito visitado pelos turistas. 

Por ser uma cidade com forte influência da pesca, existem diversos restaurantes por lá que são referência em frutos do mar, desde os mais requintados às barraquinhas na beira do mar, e que não deixam a desejar! Lanchonetes, pastelarias, bares e sorveterias também são facilmente encontradas em Guaratuba.

Com uma característica única que oferece praias de mar aberto, o que facilita também a formação de grandes ondas na região, a Praia do Brejatuba também é muito frequentada por praticantes de pesca de arremesso.

Como chegar em Guaratuba 

Para quem começa a viagem mais ao Sul de Guaratuba, o acesso à cidade pode ser feito pela BR-376, cruzando o município de Garuva em Santa Catarina. De lá, são pouco mais de 30 km até a cidade pela BR-412. Quem deseja chegar a Guaratuba de avião tem a opção de pousar em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e seguir viagem de ônibus de pouco mais de uma hora até o município.

Confira agora uma lista de casas e apartamentos para aluguel de temporada no litoral do Paraná!


Praia da Fortaleza – Ilha do Mel 


Para muitos moradores da região, a Ilha do Mel abriga algumas das praias mais bonitas do Estado do Paraná. E isso é a mais pura verdade! 

A ilha é um paraíso que deixa os turistas sem fôlego a cada região desbravada. O acesso à praia só pode ser feito por meio de trilhas, a pé ou bicicleta. Por isso, a inexistência de carros e trânsito dão um ar totalmente diferenciado à região, que cada vez mais faz parte dos principais roteiros de viagem no Estado do Paraná. 

A Praia da Fortaleza abriga uma construção militar do século XVIII, a única de todo o estado, e que é um dos pontos mais visitados da região. Da parte mais elevado do mirante panorâmico é possível observar ilhas fascinantes e muito bem conservadas. 

Com cerca de 4 km de extensão, a Praia da Fortaleza oferece águas calmas e ideais para um banho de mar repleto de tranquilidade, ou para a prática de esportes como stand up paddle e mergulho. Este é um dos melhores lugares de todo o Paraná para quem busca um contato mais intenso com a natureza. Pratique caminhadas, mergulho ou apenas curta a vista em um dia de praia inesquecível na Ilha do Mel! 

Encontre agora casas e apartamentos para aluguel de temporada no litoral do Paraná!


Gostou das dicas deste post? Não perca tempo e compartilhe com colegas e familiares, e comecem agora a planejas as férias perfeitas no litoral paranaense! Clique aqui e encontre agora casas e apartamentos para aluguel de temporada no Estado do Paraná! Somos o Melhor site de Aluguel Temporada do Brasil!

Preços para Aluguel de Temporada

Clique e confira o preço médio