Um guia completo do melhor de Florianópolis: Onde comer, onde ficar, Melhores Restaurantes e muito mais.

Um guia completo do melhor de Florianópolis: Onde comer, onde ficar, Melhores Restaurantes e muito mais.

Um Guia Completo do Melhor de Florianópolis: Onde Comer, onde ficar, Melhores Restaurantes e muito mais.


Quer viajar para Florianópolis e ainda não sabe qual vai ser o seu roteiro? Confira agora as melhores dicas sobre o que fazer em Florianópolis, onde comer, onde ficar, Melhores Restaurantes. Ilha da Magia, uma das mais belas e badaladas cidades do Brasil!


Conhecida como Ilha da Magia, a cidade de Florianópolis é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros, mas não para por aí! Pela proximidade com outros países da América do Sul, Florianópolis também costuma receber muitos visitantes argentinos, paraguaios e uruguaios. É comum também ver gente que viaja de muito longe apenas para conhecer as maravilhas da capital do estado de Santa Catarina.


Com mais de 40 opções de praias de todos os tipos e para todos os gostos, Florianópolis tem praias muito bem estruturadas, como a Praia do Santinho, a Praia dos Ingleses, a Praia de Jurerê e Jurerê Internacional, a Praia do Forte e a Praia de Daniela.


Já para quem gosta de surfar, a capital catarinense oferece praias com águas frias e agitadas como a Praia da Joaquina, a Lagoa da Conceição, a Praia Mole, a Praia da Galheta e a Praia de Moçambique.


Para os que amam a natureza e gostam apenas da tranquilidade e de contemplar as belezas naturais, Floripa também oferece inúmeras opções, como a Praia do Campeche, a Lagoinha do Leste e a Praia dos Açores. Há, claro, opções que misturam de tudo um pouco, e você vai conferir agora um guia completo sobre o que fazer, onde comer e o que você não pode deixar de visitar quando viajar para Florianópolis! Veja também os melhores aluguéis de temporada em Florianópolis!


Quando visitar Florianópolis?

A cidade de Florianópolis é um lugar tão especial que dificilmente você vai se arrepender se visitar a cidade em qualquer época do ano. Porém, as melhores épocas para conhecer Florianópolis são, obviamente, o verão e o início do outono, entre março e abril. 



Isso porque as temperaturas ainda estão elevadas, mas por existir chance de dias sem tanto sol ou até com um pouco de chuva, os preços para os turistas já começam a cair nesta época do ano. Ou seja, qual o mês certo para escolher Florianópolis? 


A reposta é que vai depender da sua sorte, quanto quer gastar e da sua agenda! Se puder gastar um pouco mais e quiser aproveitar o que de melhor a cidade tem para oferecer, o melhor é viajar para Floripa no verão. 


Se a ideia é economizar um pouco, tente conhecer a Ilha da Magia entre março e abril. Agora, se o desejo é visitar lugares históricos e apreciar as belezas naturais sem se importar tanto em mergulhar na praia, conhecer Florianópolis entre os meses de junho e agosto também pode ser muito gratificante.


Onde se hospedar em Florianópolis?

A capital do estado de Santa Catarina é sem dúvidas um dos lugares mais bonitos do Brasil. Por isso, a chance de você ficar satisfeito com o lugar que escolher para se hospedar é enorme! Apesar disso, como em qualquer outra cidade do mundo, há sempre opções mais atrativas de acordo com o que cada pessoa gosta mais. Confira qual o melhor lugar para se hospedar em Florianópolis!



Se a sua ideia é aproveitar festas, badalação e ter muitas opções de bares e restaurantes disponíveis o dia inteiro, se hospedar na região de Jurerê com certeza é a melhor ideia. Para isso, é preciso estar disposto a gastar um pouco mais para a sua viagem, mas cada centavo deverá valer a pena! Jurerê Internacional é conhecida como uma das praias de maior badalação do mundo, e aproveitar para se hospedar na região durante a sua visita a Florianópolis é com certeza uma das melhores opções.


Para quem gosta de surfar, se hospedar na região de Joaquina, da Praia Mole ou da Lagoa da Conceição é uma ótima dica. Por lá você poderá desfrutar de ondas constantes, um mar bem agitado e bastante propício para a prática de esportes radicais. Praticantes de body board também costumam recomendar esses locais.


Agora, se você pretende ficar em um local que proporcione muitas belezas naturais, locais para descanso e uma ótima oportunidade de curtir sombra e água fresca, as praias do sul da Ilha da Magia são as mais indicadas. A Praia do Campeche e a Praia da Armação são ótimas dicas de locais que costumam ter bastante movimento, mas também contam com muito espaço para aproveitar com toda a família. O ambiente é muito aconchegante e tranquilidade não faltará!


Quais as melhores praias de Florianópolis?

Perguntar qual a melhor praia de Florianópolis para quem conhece bem a cidade é certeza de ouvir várias respostas diferentes. A Ilha da Magia conta com algumas das melhores e mais bonitas praias do Brasil, e isso com certeza tornará a sua viagem repleta de momentos lindos e marcantes com sua família ou amigos.



Se você gosta de agitação, não pode deixar de fora do roteiro Jurerê Internacional, por exemplo. Outros lugares que todo mundo deve conhecer ao visitar Florianópolis são a Praia Mole, Praia Brava e Campeche, que inclusive já ganhou títulos como uma das melhores praias do Brasil. Por lá você encontra a Ilha do Campeche, que fica logo à frente da praia e é um dos lugares mais bonitos de toda a cidade. Para quem quer aproveitar o pôr do sol, conhecer o distrito de Santo Antônio de Lisboa é indispensável. Florianópolis tem ao todo 42 praias oficiais, mas novos estudos apontam que já são mais de 100 praias em toda a cidade. 


Praia da Joaquina

Uma antiga praia que sempre foi frequentada pelos surfistas, que oferece ótimas águas para a prática de esportes radicais. Com um conjunto de pedras no canto da praia, que é um grande ponto turístico para fotos, é uma das praias mais frequentadas da cidade.

Por lá também costumam ocorrer competições nacionais e internacionais de surfe, além também de atividades frequentes nas dunas da praia.

Praia Mole

Muito próxima do centro de Florianópolis, a Praia Mole costuma concentrar um público muito diversificado, sendo um dos principais destinos para os jovens, especialmente, que se reúnem por lá com os amigos em bares e restaurantes na região.

A praia foi batizada dessa forma por conta da fofura da areia, onde os pés costumam afundar logo que damos os primeiros passos. Por isso, não é um local muito indicado para longas caminhadas, mas sim para relaxar na areia com amigos e aproveitar o dia para um ótimo banho de mar.

Jurerê Internacional

Jurerê Internacional é sem dúvidas o lugar mais badalado de Florianópolis. Antigamente, a região era apenas muito popular, mas ao longo do tempo muitos estabelecimentos escolheram esta área da cidade para abrir seus negócios. 


São muitas opções de aluguel de temporada por lá, além de contar também com uma lista muito rica de restaurantes, bares, festas e muito mais. É também por lá que são realizadas as maiores baladas de Florianópolis, que muitas vezes contam com a presença de celebridades. Além disso, Jurerê Internacional é também uma ótima opção de destino para toda a família.

Praia da Galheta

A Praia da Galheta é separada apenas por um trecho rochoso conhecido como Ponta do Meio da Praia do Mole. É inclusive neste local que fica a Trilha da Galheta, um ótimo passeio para os turistas mais aventureiros.

Essa é, inclusive, a forma de acessar a Praia da Galheta, e por isso essa é considerada uma das praias mais desertas de Florianópolis. Ou seja: se você quer tranquilidade e um lugar vazio para aproveitar a natureza com muita paz ao longo de todo o dia, a Praia da Galheta é com certeza uma ótima opção!

A praia não conta com infraestrutura para os visitantes, por isso, se pretende passar o dia por lá, é recomendado que leve comida, bebida e itens como cadeiras de praia, espreguiçadeiras e toalhas para ficar mais confortável. Ah, vale ressaltar que essa é a única praia onde a prática de nudismo é permitida em Florianópolis. Por isso, nada de crianças por lá! E lembre-se de recolher seu lixo ao ir embora, hein!

Praia da Daniela

Esse é um local vizinho de praias muito badalas de Florianópolis, como a Praia dos Ingleses e Jurerê. Por isso, parte dessa agitação também respinga na Praia da Daniela, apesar de ser um local mais tranquilo que suas vizinhas.

Localizada mais ao norte da ilha, a Praia da Daniela é muito recomendada para famílias aproveitarem um local mais tranquilo da cidade. A região conta com ótima infraestrutura, opções para mobilidade e tudo o que é necessário para um dia de muita curtição.


Praia de Moçambique

A Praia de Moçambique é a maior praia de Florianópolis, com uma orla com cerca de 8 km e meio de extensão. Muito bem conservada e com belezas naturais de tirar o fôlego, a região faz parte de uma reserva ambiental que busca preservar a vegetação marcante. Por isso, fazer caminhadas e trilhas na região é sempre muito especial, já que você está bem no centro de algo muito bem preservado e de uma natureza muito pura.

Para se ter ideia, o nome de Praia de Moçambique vem de um crustáceo, a tatuíra, que só surge em locais com pouquíssima taxa de poluição. Deu vontade de conhecer, né?

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é um dos principais pontos de atração para os jovens que visitam Florianópolis, assim como Jurerê. Todo o bairro foi planejado para oferecer muitas opções de shows, bares, restaurantes e festas para quem deseja curtir muito a noite da Ilha da Magia.


A Praia dos Ingleses pode ser considerada dividida em 3 partes: a do centro, onde ficam a maior parte dos restaurantes, a do sul e a do norte. A região costuma estar sempre muito cheia, o que significa que, se você gosta de agitação e quer ficar cercado por muita gente bonita, a Praia dos Ingleses é um dos lugares mais indicados de Florianópolis!


Praia da Armação

A Praia da Armação, antigamente, foi uma vila de pescadores. Atualmente, o local faz parte de uma unidade de conservação ambiental, o que proporciona ao visitante uma natureza muito pura e especial.

Hoje a região virou também um ponto de encontro de surfistas, já que conta com ondas fortes e constantes. Se você busca um lugar mais tranquilo, com boas opções de restaurantes e atrações turísticas, a Praia da Armação é muito indicada para curtir com toda a família!

Praia Lagoinha do Leste

Localizada no extremo sul da ilha de Florianópolis, a Praia Lagoinha do Leste é um dos pontos mais visitados da cidade, mesmo tendo um acesso não tão simples.

Para chegar até lá, pode ser que você tenha que enfrentar longas caminhadas ou até viagens de barco. Mas fica aqui o registro: por lá você encontrará um dos locais mais bonitos de Florianópolis!

Ilha do Campeche

Localizada logo à frente da Praia do Campeche, a Ilha do Campeche é sem dúvidas um dos lugares mais bonitos do Brasil. Com acesso apenas de barco, a região é um pouco restrita e costuma ter lotação máxima durante o verão, mas vale cada segundo que você passar lá com a sua família ou amigos.

Mergulhar, apreciar a paisagem, conhecer monumentos, ruínas e muito mais é o que transforma a Ilha do Campeche em um dos melhores passeios em Florianópolis.

Quais os melhores restaurantes de Florianópolis?

Dentre tantas maravilhas que a Ilha da Magia oferece, as opções gastronômicas são sem dúvidas uma das melhores. Nomes renomados da culinária brasileira possuem restaurantes em Florianópolis, além também de opções mais simples que entregam muita qualidade gastronômica aos visitantes. Confira dicas de alguns dos melhores restaurantes de Florianópolis!



Restaurantes baratos em Florianópolis

O Restaurante Central oferece um buffet por quilo de muita qualidade por um preço acessível. Aberto desde 1979, é um dos locais mais recomendados para aproveitar a gastronomia da Ilha da Magia.

O Armazém do Córrego também é uma ótima opção para quem quer economizar na hora de comer, mas mesmo assim desfrutar de pratos de ótima qualidade. O local é aconchegante e oferece pratos feitos que agradam a todos os gostos.

O Pellegrino Massas Artesanais, o Restaurante Hong Ju e o The Gringo Burguer também são ótimas opções de restaurantes baratos em Florianópolis para aproveitar com toda a família.

Restaurantes sofisticados em Florianópolis

Se a sua intenção é investir um pouco mais para aproveitar o que há de melhor na gastronomia de Florianópolis, aqui vai uma lista que deixa qualquer amante da culinária satisfeito!

O Ostradamus Bar e Restaurante oferece pratos requintados, um ambiente muito atrativo e impecável. É sem dúvidas uma experiência única para quem visita a cidade de Florianópolis.

Outra opção é o Artusi Ristorante, comandado por Alysson Müller, um dos maiores chefs de Santa Catarina. Se você gosta da culinária italiana, não deixe de visitar o local!

Já o Dolce Vita, do chef Ricardo Caldas, é conhecido por trabalhar com a alta gastronomia. A experiência começa logo que você pega o cardápio para escolher seu prato, porque é um mais atrativo e bonito que o outro! Frutos do mar, carnes, massas, sobremesas... tudo por lá é encantador.

Restaurantes românticos em Florianópolis

Se a sua intenção é surpreender seu parceiro ou parceira, Florianópolis tem ótimos restaurantes românticos para oferecer. Para um encontro mais sofisticado, você pode visitar o Jay Bistro, do chef Eudes Rampinelli e que funciona na praia de Jurerê Internacional. É uma combinação da experiência europeia do chef com os ingredientes brasileiros.

Se você gosta de comida japonesa, sem dúvidas uma ótima opção de restaurante romântico em Florianópolis é o Nipô Sushi. Com pratos à la carte, a experiência no restaurante vai muito além da degustação dos pratos. Ver o trabalho dos cozinheiros é muito bom também!

A Villa Maggioni, considerada pelo jornal norte-americano The New York Times como um dos melhores restaurantes de Florianópolis, é um bistrô de apenas nove mesas. Isso porque existe um padrão muito elevado na produção dos pratos, por isso o controle de visitantes simultâneos, para que todos possam ser entregues com qualidade de sobra. É um local perfeito para aquele momento especial a dois.

Se a ideia é experimentar uma culinária diferente, o May não pode ficar de fora do seu roteiro gastronômico. Uma noite tailandesa em plena cidade de Florianópolis com certeza vai surpreender seu companheiro ou companheira. Para quem não é fã de pimenta, não se preocupe! O cardápio oferece pratos com pouca pimenta também.

Restaurantes típicos em Florianópolis

Se você pretende visitar Florianópolis e aproveitar o melhor da gastronomia local, conhecer restaurantes com comidas típicas não pode ficar de fora da sua viagem. O Sabor da Costa oferece todo o frescor dos frutos do mar da região. Por lá é uma delícia atrás da outra! Restaurante Zé do Cacupé é um clássico restaurante da cidade, muito famoso pelo próprio proprietário, que é uma figura à parte. Além disso, o cardápio é rico em delícias regionais.


O Rancho Açoriano, o Restaurante Muqueca da Ilha e o Bar do Arante também são ótimas opções para quem deseja desfrutar do melhor da gastronomia local de Florianópolis. A Ilha da Magia oferece de tudo muito! Por lá você encontra algumas das melhores praias do Brasil, passeios incríveis para aproveitar com toda a família, muita badalação ou tranquilidade, belezas naturais incríveis, roteiros gastronômicos e muito mais!

Não perca tempo, faça a melhor viagem da sua vida agora! Encontre aqui aluguéis de temporada em Florianópolis com os melhores preços!


Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões