Quando ir para o Rio de Janeiro: as melhores épocas do ano

Quando ir para o Rio de Janeiro: as melhores épocas do ano

Quando ir para o Rio de Janeiro: as melhores épocas do ano

A cidade do Rio de Janeiro é de longe a mais conhecida do Brasil no restante do mundo. Famosa por possuir um povo alegre, apaixonado por sol, futebol, praia e carnaval, a cidade maravilhosa vai muito além disso, já que tem também muita história para contar. Tornar-se sede da colônia, abrigo da corte portuguesa e depois capital do Brasil foi fundamental para que não apenas a própria cidade como o país todo se desenvolvesse em diversos aspectos.

O Rio de Janeiro tem um pouco de cada canto do Brasil, concentrando em um só lugar tudo o que uma das maiores cidades do mundo é capaz de oferecer: milhares de restaurantes, peças de teatro, passeios para todos os gostos culturais, uma agitada e rica vida noturna, ótimos locais para fazer compras, áreas arborizadas e calçadões ao ar livre para caminhadas e, principalmente, tem algumas das praias mais incríveis do planeta. Confira agora um guia completo sobre os melhores locais, onde comer e o que fazer no Rio de Janeiro!

Veja aqui os melhores e mais baratos aluguéis de temporada na cidade do Rio de Janeiro!

Como chegar ao Rio de Janeiro

Como toda grande cidade do Brasil, o Rio de Janeiro oferece boa estrutura para quem pretende viajar para lá, seja em qualquer época do ano. Seja de carro, ônibus ou avião, a vida do turista que pretende conhecer a capital carioca costuma ser simples no quesito comodidade, mas é preciso estar preparado para gastar um pouco mais caso queria realmente facilitar a sua viagem. Veja aqui um guia sobre como chegar ao paraíso do Rio de Janeiro. Antes de mais nada, é importante se planejar para saber em qual bairro você pretende ficar durante a sua hospedagem. Por isso, confira bem e garanta os melhores preços em aluguéis de temporada no Rio de Janeiro clicando aqui!

RIOCOPTER TOUR | Passeio de Helicóptero e Voo Panorâmico RJ

As melhores épocas do ano para ir ao Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade que pode ser conhecida o ano inteiro. A alta temporada acontece nos meses de verão e principalmente entre o Ano Novo e o Carnaval, quando blocos de rua dominam as ruas da cidade. O verão é perfeito para curtir as praias do Rio de Janeiro, mas é importante lembrar que o calor é sempre presente na cidade, por isso você com certeza por aproveitar o melhor da cidade em qualquer época do ano!

Clima no Rio de Janeiro

A média anual de temperatura no Rio de Janeiro é de 24°C. As temperaturas mais baixas ocorrem de junho a agosto, quando chove menos, com médias entre 18°C e 25°C). Temperaturas altas são registradas durante todo o ano, mas é no verão, entre os meses de dezembro e março, que elas se elevam de verdade e costumam atingir 40°C ou, em certos dias, até mais do que isso. Durante o verão, as praias ficam cheias por causa do calor intenso e das férias. Se você pretende conhecer o Rio de Janeiro em outra época, fique tranquilo! Por lá o sol e o calor são garantidos durante o ano todo.

Rio tem segunda-feira de calor e sensação térmica pode ficar acima de 40º |  Exame

Viajar para o Rio de Janeiro no Carnaval

Os desfiles das escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí fazem do Rio de Janeiro a sede do maior carnaval do mundo. Os dias mais concorridos são o domingo e a segunda-feira de carnaval, quando passa pela avenida o grupo especial das escolas de samba. Para a compra de ingressos para o carnaval, fique muito atento à data de início de venda, pois eles costumam esgotar rapidamente, já que turistas de todo o mundo ficam na expectativa por este momento.

Carnaval de rua do Rio de Janeiro tem hoje 60 blocos - Portugal Digital

Outra grande experiência no carnaval do Rio de Janeiro são os blocos de rua. São muitas opções, e os estilos musicais vão de marchinhas de carnaval antigas até músicas rocks adaptados. Tem para todos os gostos, e o legal é que as festas acontecem em toda a cidade. Se você quiser algo mais tranquilo longe da agitação, com certeza encontrará muitas opções de bloquinhos para toda a família!

Viajar para o Rio de Janeiro no Réveillon

A festa de Ano Novo do Rio de Janeiro é conhecida em todo o mundo, não a toa, né. A queima de fogos mais famosa, sem dúvidas, é a da Praia de Copacabana, que costuma receber milhões de pessoas para um show pirotécnico de mais de 20 minutos, além da apresentação de alguns dos maiores nomes da música brasileira. Muitos optam por curtir a queima de fogos nas sacadas dos prédios ou mesmo em alto mar. Para a festa do dia 31, o ideal é sair de casa cedo, já que o trânsito, além de ficar muito complicado, já começa a ser interditado à tarde. A melhor opção acaba sendo o metrô. Para o réveillon, são vendidos cartões de metrô especiais.

Rio de Janeiro decide fechar Copacabana no Réveillon para evitar  aglomeração | Jovem Pan

Além das praias, há diversas festas espalhadas pela cidade durante o réveillon, a ressaltar a tradicional festa do Hotel Copacabana Palace, Jockey Club, Pão de Açúcar e o Museu de Arte Moderna, sendo opções para quem está disposto a gastar um pouco mais para se divertir. O mais importante neste momento é se planejar em relação a ingressos e locomoção!

Além das duas grandiosas festas, o Rio é palco de grandes eventos. O Rock in Rio é um deles. O Rio, independentemente da época do ano, é um dos principais destinos no Brasil de artistas internacionais. A noite carioca é agitada e são inúmeros os artistas que passam por lá também aos finais de semana.

Os melhores passeios no Rio de Janeiro

A capital do estado do Rio de Janeiro tem atrações para todos os gostos e idades. O mais famoso ponto turístico do Rio é claro que é o Cristo Redentor. O local foi incluído como uma das novas sete maravilhas do mundo. Quem gosta de passeios históricos, trilhas em meio a florestas, admirar lindas paisagens, tomar uma cerveja e curtir um mergulho no mar com amigos ou qualquer outra atividade que você imaginar, pode ter certeza que o Rio de Janeiro vai te oferecer isso e muito mais! Confira abaixo um guia completo sobre o que fazer no Rio de Janeiro!

Cristo Redentor

Deixando um pouco o Centro do Rio de Janeiro você poderá visitar a maior atrações da cidade: o Cristo Redentor. Conhecida como um símbolo do Brasil em todo o planeta, a estátua tem 30 metros de altura e 8 metros de pedestal. Inaugurado em 1931, ele está localizado no alto do Morro do Corcovado, com 710 metros de altura, e em meio à maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca. Lá de cima você pode presenciar uma das vistas mais bonitas no mundo, sem o menor exagero. O mais incrível é que este é um local apreciado não apenas por religioso, mas também do público geral por toda a história que representa em nosso país, além de ser também considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno e um patrimônio da Unesco.

Rio comemora 456 anos com exposição de fotos e anúncio da celebração dos 90  anos do Cristo - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - prefeitura.rio

A visão 360° permite apreciar diversas atrações e pontos de interesse da cidade maravilhosa, entre eles o Pão de Açúcar, a ponte Rio﹣Niterói, o Maracanã e diversas praias da cidade do Rio de Janeiro. Uma boa dica antes de subir até o Cristo Redentor é consultar a previsão do tempo na cidade, já que com céu aberto a vista é muito melhor. Tente ir de manhã para aproveitar o local com maior liberdade e sem tanta lotação, apesar de que, se você pretende viajar em alta temporada, será quase impossível conhecer algum dos principais pontos turísticos da cidade em certa tranquilidade.

Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro e do Brasil, conhecido em todo o mundo por sua beleza magnífica, além de ser um passeio imperdível para quem visita o Rio de Janeiro pela primeira vez. Localizado no bairro da Urca, às margens da Baía de Guanabara, o morro batizado de Pão de Açúcar em conjunto com o Morro da Urca oferece uma das vistas mais lindas da cidade e faz parte do patrimônio da Unesco na cidade.

Pão de Açúcar Rio de Janeiro tickets: comprar ingressos agora |  GetYourGuide.com

Do alto dos morros, os visitantes podem admirar uma incrível vista em 360º da cidade do Rio de Janeiro. Se você der sorte de pegar o tempo aberto, poderá ver desde a praia de Copacabana e Ipanema até o Cristo Redentor, Ponte Rio﹣Niterói e a Pedra da Gávea. 
Muitas pessoas preferem visitar o local no fim da tarde, assim assistem ao anoitecer e depois os edifícios da cidade se iluminando, um espetáculo a parte. A estrutura em ambos os morros é muito boa, com lojas, lanchonetes, bancos para descansar, área para eventos particulares e até shows de música. Os preços dos produtos no alto do morro não são baixos, por isso preste bastante atenção.

As melhores praias do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem o privilégio de contar com algumas das mais belas praias do mundo, sendo um atrativo para turistas de todo o mundo. Algumas delas possuem uma água um pouco gelada, mas o calor da cidade equilibra as coisas, tornando um simples mergulho no mar carioca em algo inesquecível. Um ponto a favor das praias é que no Rio de Janeiro dificilmente faz frio. Ou seja, em qualquer época do ano é possível aproveitar as belezas das praias do Rio de Janeiro!

Praia de Copacabana

A praia mais famosa do Brasil é também um dos locais mais movimentados do Rio de Janeiro. A Praia de Copacabana oferece aos visitantes águas esverdeadas e geladas, que se tornam um convite diante do quase sempre presente calor da cidade. Sempre muito movimentada, Copacabana é cumprida e tem uma longa faixa de areia, que durante o verão fica lotada de pessoas. O calçadão, feito com pedras portuguesas pretas e brancas, é outro marcante símbolo do local. Ao longo da praia há vários quiosques, muitas pessoas praticando esportes, vendedores ambulantes e uma ciclofaixa. Vale muito a pena reservar um momento da viagem para passear pelo local, andar de bicicleta e refrescar-se com uma água de coco apreciando o visual para o mar. Outra dica é tirar fotos com a estátua de Carlos Drummond de Andrade, na altura do posto 6. 

Drone registra Praia de Copacabana vazia durante a Quarentena 2020 | RJ -  YouTube

Praia de Ipanema

Outro local muito badalado do Rio de Janeiro é a praia de Ipanema, frequentada por artistas, jovens, turistas e moradores que aproveitam seu calçadão para a prática de exercícios. A praia do bairro nobre é um dos points da cidade quando o assunto é curtir o mar e tem uma parte destinada ao público LGBT+. As condições do mar dependem do período, mas muitas vezes o mar é tranquilo, com ondas fracas. Por lá, você encontra quiosques que oferecem petiscos, vendedores ambulantes oferecendo o famoso mate ou biscoito Globo e locais para aluguel de bicicleta — uma ótima maneira de percorrer as redondezas.

Vista aérea da Praia de Ipanema e do Leblon - Rio de Janeiro - Brasil -  Foto: Fernando Maia | Riotur | Rio Guia Ofi… | Leblon rio, Praia de ipanema,  Rio de janeiro

Gostou das dicas sobre as melhores épocas do ano para viajar ao Rio de Janeiro? Compartilhe com seus amigos e familiares e façam juntos a melhor viagem das suas vidas! Encontre aqui os melhores e mais baratos aluguéis de temporada na cidade do Rio de Janeiro!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões