Quando ir para Florianópolis SC: o que fazer em qualquer época do ano

Quando ir para Florianópolis SC: o que fazer em qualquer época do ano

Quando ir para Florianópolis SC: o que fazer em qualquer época do ano

Você sabia que a Ilha da Magia, como é conhecida a cidade de Florianópolis, é um excelente destino para viajar em qualquer época do ano? Apesar de estar localizada no litoral sul do Brasil, a capital do estado de Santa Catarina tem muito a oferecer para os visitantes durante os 12 meses do ano, e você vai ver as melhores dicas sobre o que fazer em qualquer época do ano em Florianópolis agora no blog do Casa Temporada!

A cidade de Florianópolis é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros, mas não para por aí! Pela proximidade com outros países da América do Sul, Florianópolis também costuma receber muitos visitantes argentinos, paraguaios e uruguaios. É comum também ver gente que viaja de muito longe apenas para conhecer as maravilhas da capital do estado de Santa Catarina.

Clique aqui para ver um guia completo com as melhores e mais imperdíveis atrações turísticas em Florianópolis!


Qual a melhor época do ano para viajar para Florianópolis?

É claro que existe uma resposta certa para essa pergunta, e só pode ser o verão. É entre os meses de dezembro e março que a cidade atrai o maior número de turistas, e as altas temperaturas são um dos principais fatores. Mas além disso, Florianópolis é uma excelente cidade para se visitar em qualquer época do ano por oferecer atrações turísticas de todos os tipos, inclusive que não envolvem a gelada água do mar durante o inverno.

Ou seja: você pode viajar tranquilamente para Florianópolis no verão, outono, inverno ou primavera que não vai se arrepender!


O que fazer quando viajar para Florianópolis no verão e primavera

Essa é a época do ano em que a cidade mais oferece atrações, obviamente. Por isso, você pode aproveitar de tudo um pouco: praias, passeios, trilhas, a noite de Floripa e muito mais!

Praia da Joaquina: veja imagens ao vivo e confira tudo que você precisa  saber para visitar o local | NSC Total

A primeira reação de todo turista que chega a Florianópolis é querer aproveitar o que de melhor as praias oferecem. E por lá são muitas as opções! Perguntar qual a melhor praia de Florianópolis para quem conhece bem a cidade é certeza de ouvir várias respostas diferentes. A Ilha da Magia conta com algumas das melhores e mais bonitas praias do Brasil, e isso com certeza tornará a sua viagem repleta de momentos lindos e marcantes com sua família ou amigos.

Praia da Joaquina

Uma antiga praia que sempre foi frequentada pelos surfistas, que oferece ótimas águas para a prática de esportes radicais. Com um conjunto de pedras no canto da praia, que é um grande ponto turístico para fotos, é uma das praias mais frequentadas da cidade.

Praia Mole

Muito próxima do centro de Florianópolis, a Praia Mole costuma concentrar um público muito diversificado, sendo um dos principais destinos para os jovens, especialmente, que se reúnem por lá com os amigos em bares e restaurantes na região.

Jurerê Internacional

Jurerê Internacional é sem dúvidas o lugar mais badalado de Florianópolis. Antigamente, a região era apenas muito popular, mas ao longo do tempo muitos estabelecimentos escolheram esta área da cidade para abrir seus negócios. 

São muitas opções de aluguel de temporada por lá, além de contar também com uma lista muito rica de restaurantes, bares, festas e muito mais. É também por lá que são realizadas as maiores baladas de Florianópolis, que muitas vezes contam com a presença de celebridades. Além disso, Jurerê Internacional é também uma ótima opção de destino para toda a família.

Praia da Galheta

A Praia da Galheta é separada apenas por um trecho rochoso conhecido como Ponta do Meio da Praia do Mole. É inclusive neste local que fica a Trilha da Galheta, um ótimo passeio para os turistas mais aventureiros.

Essa é, inclusive, a forma de acessar a Praia da Galheta, e por isso essa é considerada uma das praias mais desertas de Florianópolis, sendo a única onde é permitida a prática de nudismo em Florianópolis.

Praia de Moçambique

A Praia de Moçambique é a maior praia de Florianópolis, com uma orla com cerca de 8 km e meio de extensão. Muito bem conservada e com belezas naturais de tirar o fôlego, a região faz parte de uma reserva ambiental que busca preservar a vegetação marcante. Por isso, fazer caminhadas e trilhas na região é sempre muito especial, já que você está bem no centro de algo muito bem preservado e de uma natureza muito pura.

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é um dos principais pontos de atração para os jovens que visitam Florianópolis, assim como Jurerê. Todo o bairro foi planejado para oferecer muitas opções de shows, bares, restaurantes e festas para quem deseja curtir muito a noite da Ilha da Magia.


Ilha do Campeche

Localizada logo à frente da Praia do Campeche, a Ilha do Campeche é sem dúvidas um dos lugares mais bonitos do Brasil. Com acesso apenas de barco, a região é um pouco restrita e costuma ter lotação máxima durante o verão, mas vale cada segundo que você passar lá com a sua família ou amigos.

Mergulhar, apreciar a paisagem, conhecer monumentos, ruínas e muito mais é o que transforma a Ilha do Campeche em um dos melhores passeios em Florianópolis.

Mirantes

Uma das melhores maneiras de conhecer toda a cidade de uma só vez e apreciar de fato as belezas de Florianópolis é por meio de seus mirantes. E são muitas as opções para quem gosta desse tipo de atividade, principalmente durante o verão, já que lidar com elevadas altitudes com temperaturas mais baixas pode ser mais difícil.

Florianópolis - um paraíso de praias | Expedições em Família

O Mirante do Morro da Cruz é um dos pontos turísticos mais famosos de Florianópolis, e está localizado a poucos minutos do Centro da cidade. Não há muita estrutura na região, que parece até um pouco abandonada, mas a vista oferece um verdadeiro cartão postal para quem vai até lá.

Outra opção com localização conveniente é o Mirante da Praia Mole, que oferece uma vista para a imensa Lagoa da Conceição. Por fim, ainda nessas mesmas regiões, quem decidir encarar a Trilha do Gravatá já poderá visualizar um cenário paradisíaco da Praia Mole, que oferece uma das vistas mais bonitas da cidade.


O que fazer quando viajar para Florianópolis no inverno e outono

Se você optar por conhecer a capital de Santa Catarina entre o outono e o inverno, não se preocupe, ainda há muito o que ser feito por lá mesmo com baixas temperaturas.

Florianopolis no Inverno: temos 04 passeios super legais para voce

Para quem gosta deste tipo de atividade, Florianópolis é um dos locais mais legais para realizar passeios de barco em todo o Brasil, o que pode ser uma ótima opção para quem quer conhecer a cidade fora da alta temporada. O passeio de escunas, por exemplo, é uma das mais famosas atrações turísticas da cidade. O mais tradicional deles sai de Canasvieiras e dura aproximadamente 5 horas entre navegação e paradas para mergulho e apreciação da vista.

O passeio é mais popular no verão, quando é possível realmente aproveitar tudo o que uma escuna oferece, mas é possível também aproveitá-lo em temperaturas mais baixas, talvez deixando a parte de mergulhar para outro momento.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar está presente em quase todo o litoral do Brasil desde 1980, trabalhando com informação e incentivo à preservação de tartarugas marinhas. Se você está viajando com crianças, a visita é imperdível! O projeto funciona na Barra da Lagoa, sendo um passeio muito agradável para qualquer idade, além do incentivo que os turistas dão ao projeto.

Museus e centros históricos

Outra atração localizada no centro histórico de Florianópolis, o Palácio Cruz e Souza é sede do Museu Histórico de Santa Cantarina, mas até 1986 abrigou o governo do Estado. Com papel marcante em décadas passadas, o prédio que mistura diferentes estilos foi sede de importantes eventos no passado, que contaram inclusive com a presença de Dom Pedro I e Dom Pedro II. O passeio ao local, que é considerado um patrimônio estadual, permite conhecer o jardim externo e o interior da construção, que em algumas áreas tem uma decoração bastante curiosa. O acervo do museu conta com móveis e objetos de época, e o interior do local não é grande, o que significa que em pouco tempo é possível conhecer todo o espaço e partir para a próxima atração. A visitação é paga e, normalmente, fica em torno de R$ 5 por pessoa.

Casa da Alfândega

Inaugurada em 1876 em substituição a um antigo prédio que explodiu, a Casa da Alfândega, no centro de Florianópolis, foi construída para realizar operações alfandegárias relativas ao porto. O edifício funcionou com essa função por mais ou menos 90 anos, até o fechamento do Porto da cidade.

Casa da Alfândega promove 1º Encontro de Histórias na Semana do Folclore |  DeOlhoNaIlha

Fortaleza São José da Ponta Grossa

Localizada entre as Praias do Forte e Jurerê, bem no alto do Morro da Ponta Grossa, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi uma das obras levantadas para defender Florianópolis de invasões inimigas e consolidar a ocupação portuguesa na região. A construção fazia parte de um triângulo de fortalezas criadas com esse objetivo. Sua construção começou em 1740 e foi finalizada cerca de 4 anos depois, sendo que hoje o local é um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Entre os grandes pontos de interesse da fortaleza estão suas grandes e bem conservadas muralhas, que oferecem uma linda vista, e a Casa do Comandante, um local interno da fortaleza que conta com dois andares. Atualmente o local abriga um pequeno museu que conta a história da fortaleza e algumas curiosidades. A entrada é paga, mas o valor é baixo e a visita é muito recomendada.

Aproveite para fazer compras!

Os shoppings da cidade de Florianópolis são ótimas opções para quem quer levar para casa uma lembrancinha da capital de Santa Catarina. Por concentrarem diversas lojas em um só lugar, é lá que a maioria dos visitantes acaba optando por fazer suas compras.

Jurere Open Shopping (Florianópolis) - ATUALIZADO 2021 O que saber antes de  ir - Sobre o que as pessoas estão falando - Tripadvisor

Quando se trata de chocolate não tem erro, né? Especialmente se a viagem for feita durante o frio, já que todo mundo gosta e é sempre uma opção perfeita de presente ou lembrancinha. E quando falamos de Florianópolis isso não é diferente. Na capital de Santa Catarina você pode encontrar centenas de lojas de chocolate espalhadas por todas as regiões da cidade, e que oferecem de tudo um pouco. Existem algumas especializadas em chocolates artesanais, outras em doces caseiros e até as mais tradicionais, que vendem os mesmos chocolates em todo o Brasil.


Gostou das dicas com sobre o que fazer em qualquer época do ano em Florianópolis? Envie esse post para seus amigos e familiares e façam juntos a melhor viagem das suas vidas! Encontre aqui aluguéis de temporada em Florianópolis com os melhores preços!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões