Praias, passeios, cultura e culinária: guia completo para férias em João Pessoa

Praias, passeios, cultura e culinária: guia completo para férias em João Pessoa

O que fazer em João Pessoa

ENCONTRE AQUI CASAS E APARTAMENTOS PARA ALUGUEL EM JOÃO PESSOA!

As praias do litoral Sul da cidade também oferecem calçadões, quiosques e pontos para a prática de exercícios, o que aumenta o leque de opções para quem passará mais tempo por lá. 

Distante cerca de 30 km de João Pessoa fica a praia de Tambaba, localizada no município de Conde. Essa é a primeira praia oficial de naturismo no Nordeste brasileiro.

Manaíra, Coqueirinho, Tabatinga, Carapibus, Barra do Gramame, Praia Bela, Praia do Amor, Praia da Penha, Intermares, Camboinha e a Praia do Oiteiro são outras ótimas opções de praias espalhadas pela cidade.

O pôr do sol na Praia do Jacaré é um espetáculo a parte em João Pessoa. Por volta das 17h, diariamente, moradores e turistas se encontram na região para apreciar o show do astro-rei.

Há inclusive passeios em barcos de dois andares para os que quiserem viver a experiência de um ponto ainda mais intenso. Os passeios duram cerca de 90 minutos e contam com shows de músicos e toda uma apresentação por parte de guias.

Passeios culturais

A capital da Paraíba, além de ser palco de algumas das mais belas praias do Brasil, possui um vasto acervo histórico-arquitetônico que encanta os visitantes de primeira viagem. Formado especialmente por construções barrocas, a religiosidade dos colonizadores transformou a cidade na casa de belos templos monumentais que impressionam até hoje por sua grandeza e riqueza de detalhes.

A cidade é uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1585. Como curiosidade, João Pessoa já se chamou Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederikstadt e Cidade da Parahyba, antes de receber seu nome atual, em 1930, em homenagem ao então presidente da Paraíba que foi assassinado no Recife, num dos acontecimentos que precipitaram a Revolução de 30. É muita história para contar em um só lugar!

O Centro Cultural São Francisco é um dos mais importantes complexos barrocos do país, e atrai estudiosos e turistas de todo o Brasil em busca de lembranças de um lugar repleto de história. Sua obra foi concluída em 1770, e até hoje os detalhes impressionam.

Inaugurada em 2008, a Estação Cabo Branco, projetada por Oscar Niemeyer, reúne ciência, arte e cultura, além de uma feira de artesanato em um espaço que exibe as características curvas do arquiteto. É um baita passeio para os turistas.

O Farol do Cabo Branco é o lugar mais indicado para apreciar a beleza do litoral de João Pessoa. Este é o ponto onde o sol nasce primeiro nas Américas, o que o torna um símbolo de extrema importância cultural e histórica para a região. Ele foi inaugurado em 1972 e está localizado 40 metros acima do nível do mar.

A Casa do Arista Popular é muito indicada para quem gosta de apreciar a arte e o artesanato local. Por lá são expostas obras de artistas paraibanos para que o público tenha acesso e conheça seus trabalhos.

Para quem tem interesse em comprar algumas peças, o mais indicado é visitar também o Mercado de Artesanato da Paraíba. O edifício tem uma grande quantidade de lojas que oferecem diversos produtos, como roupas em algodão colorido, tapetes, quadros, enfeites e imãs de geladeira e muito mais. Se você gosta de fazer compras e levar lembrancinhas para casa, não deixe de visitar este espaço!

Construída no século XVI, a Igreja e o Convento Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico de João Pessoa, são ótimos passeios para quem gosta de turismo religioso. O local foi construído pelos carmelitas e até hoje guarda azulejos ímpares pintados nas paredes e nos altares da capela e da igreja.

A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, localizada na mesma região, construída em 1840, também merece uma visitinha.

 

Esportes

As águas calmas somadas aos ventos constantes têm transformado o kitesurf em um esporte muito praticado em João Pessoa. Surf, snorkeling, caminhada por trilhas ou passeios de bike pela orla da cidade também costumam atrair muitos praticantes.

 

Bate e volta

Distante apenas duas horas do Recife, você pode aproveitar a viagem para conhecer Olinda e aproveitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Um passeio pela orla de Boa Viagem, uma parada em Olinda e outra no Recife Antigo vão fazer você estender ainda mais a viagem.

 

Como chegar a João Pessoa

A capital paraibana recebe voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Campinas. De outras grandes cidades do Brasil você provavelmente deverá fazer uma conexão, o que não atrapalha muito a viagem.

O aeroporto está localizado a cidade de Bayeux, um município vizinho distante 23km de Tambaú. São cerca de 40 min de carro, táxi ou uber até a região, e todas as opções são acessíveis logo que você chega ao aeroporto.

Se você resolver alugar um carro, o caminho é simples: após sair do aeroporto, são cerca de 3 km até o trecho em que a BR-230 se sobrepõe a BR-101 e, em seguida, você deverá permanecer em frente até o anel viário das cidades de João Pessoa e Cabedelo.

Percorrer o trajeto de ônibus pode ser um pouco mais difícil, e nós indicamos apenas se você estiver em um modo econômico. O trajeto é longo e, se você estiver com muitas malas, será ainda mais complicado.

 

Culinária local

João Pessoa é uma cidade muito rica quando o assunto é comida. Os frutos do mar são o carro chefe por lá, já que a pescaria tem grande importância e muitos visitantes não têm acesso a pratos tão frescos em suas cidades. Restaurantes que servem camarões, lulas, polvos e peixes em geral são fáceis de encontrar e estão espalhados por toda a cidade.

Apesar disso, a culinária do sertão também tem sua força na capital paraibana. As receitas típicas têm em sua maioria base em carne-de-sol e de bode, macaxeira, arroz de leite e feijão-de-corda. Pratos típicos da região e que conquistam o paladar de qualquer visitante.

A tapioca aparece em quase todas as barraquinhas da cidade, assim como a tradicional rapadura.

 

Quando ir

Como quase todas as cidades do Nordeste, João Pessoa tem sol e temperaturas elevadas o ano inteiro. O que você pode priorizar é visitar a cidade entre os meses de dezembro e março, quando é a alta temporada e há mais atrações disponíveis em toda a região.

Entre os meses de abril e julho costuma haver mais chuva, mas nada que atrapalhará a sua visita se você decidir ir até lá nesta época.

Uma dica é aproveitar para ir em épocas que a cidade recebe festas típicas como a Paixão de Cristo, em abril, ou o São João, em junho. Você poderá aproveitar para conhecer algumas das tradições mais legais da região.

O carnaval em João Pessoa também começa mais cedo. Grandes eventos acontecem na semana que antecede o feriado, o que também pode ser um baita atrativo para quem gosta de folia.

 

Gostou das dicas? Encontre aqui casas e apartamentos para aluguel de temporada em João Pessoa e aproveite as melhores férias da sua vida!

Preços para Aluguel de Temporada

Clique e confira o preço médio