Os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro

Os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro

Os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é de longe a mais conhecida do Brasil no restante do mundo. Famosa por possuir um povo alegre, apaixonado por sol, futebol, praia e carnaval, a cidade maravilhosa vai muito além disso, já que tem também muita história para contar. Tornar-se sede da colônia, abrigo da corte portuguesa e depois capital do Brasil foi fundamental para que não apenas a própria cidade como o país todo se desenvolvesse em diversos aspectos.

O Rio de Janeiro tem um pouco de cada canto do Brasil, concentrando em um só lugar tudo o que uma das maiores cidades do mundo é capaz de oferecer: milhares de restaurantes, peças de teatro, passeios para todos os gostos culturais, uma agitada e rica vida noturna, ótimos locais para fazer compras, áreas arborizadas e calçadões ao ar livre para caminhadas e, principalmente, tem algumas das praias mais incríveis do planeta. Confira agora um guia completo sobre os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro!

Veja aqui os melhores e mais baratos aluguéis de temporada na cidade do Rio de Janeiro!

Cristo Redentor

Deixando um pouco o Centro do Rio de Janeiro você poderá visitar a maior atrações da cidade: o Cristo Redentor. Conhecida como um símbolo do Brasil em todo o planeta, a estátua tem 30 metros de altura e 8 metros de pedestal. Inaugurado em 1931, ele está localizado no alto do Morro do Corcovado, com 710 metros de altura, e em meio à maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca. Lá de cima você pode presenciar uma das vistas mais bonitas no mundo, sem o menor exagero. O mais incrível é que este é um local apreciado não apenas por religioso, mas também do público geral por toda a história que representa em nosso país, além de ser também considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno e um patrimônio da Unesco.

Brasil, Rio, Paisagem, Cristo, Redentor, Corcovado


A visão 360° permite apreciar diversas atrações e pontos de interesse da cidade maravilhosa, entre eles o Pão de Açúcar, a ponte Rio﹣Niterói, o Maracanã e diversas praias da cidade do Rio de Janeiro. Uma boa dica antes de subir até o Cristo Redentor é consultar a previsão do tempo na cidade, já que com céu aberto a vista é muito melhor. Tente ir de manhã para aproveitar o local com maior liberdade e sem tanta lotação, apesar de que, se você pretende viajar em alta temporada, será quase impossível conhecer algum dos principais pontos turísticos da cidade em certa tranquilidade.

Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro e do Brasil, conhecido em todo o mundo por sua beleza magnífica, além de ser um passeio imperdível para quem visita o Rio de Janeiro pela primeira vez. Localizado no bairro da Urca, às margens da Baía de Guanabara, o morro batizado de Pão de Açúcar em conjunto com o Morro da Urca oferece uma das vistas mais lindas da cidade e faz parte do patrimônio da Unesco na cidade. Do alto dos morros, os visitantes podem admirar uma incrível vista em 360º da cidade do Rio de Janeiro. Se você der sorte de pegar o tempo aberto, poderá ver desde a praia de Copacabana e Ipanema até o Cristo Redentor, Ponte Rio﹣Niterói e a Pedra da Gávea. 

Pão De Açúcar, Teleférico, Montanha, Pico, Cimeira

Museu do Amanhã

Construído na Praça Mauá e inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã é uma das atrações mais interessantes da cidade, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro. Sua arquitetura inovadora foi projetada por Santiago Calatrava e conta com uma vista muito bonita, às margens da Baía de Guanabara. A exposição permanente do museu aborda temas atuais, especialmente voltado para as mudanças que aconteceram no passado recente e devem acontecer nas próximas décadas no mundo, no que diz respeito às mudanças climáticas, crescimento populacional, avanço da tecnologia e uso de recursos naturais.

Museu do Amanhã, uma obra arquitetônica imperdível e inspiradora no Rio de  Janeiro - DLegend
 
Com um acervo bastante interativo e uso de elementos audiovisuais, o museu tem a participação de diversos profissionais das mais diferentes áreas, explorando temas pertinentes a essas mudanças que ocorrem no mundo, as perspectivas para os próximos anos e as ações necessárias para que o futuro seja sustentável e a população cada vez mais consciente de seu papel.  O local tem entradas limitadas para permitir o melhor aproveitamento de seus visitantes. O ingresso pode ser comprado online ou no próprio museu. É possível também comprar o tíquete em conjunto com o MAR (Museu de Arte do Rio), que fica na mesma região.

Centro do Rio de Janeiro

Para amantes de história e cultura, o Centro do Rio de Janeiro é o lugar certo para começar seus passeios. Bem na região central da cidade está localizada a Biblioteca Nacional e o Theatro Municipal, duas atrações com visita guiada e que permitem conhecer um pouco da história da cidade, além de serem locais muito bonitos de se apreciar. O Centro Cultural Banco do Brasil também fica na região e sempre conta com novas exposições. Na região portuária está localizado o Boulevard Olímpico, com lindos murais de grafite, o incrível Museu do Amanhã, que é um ótimo passeio para se fazer com crianças por ser educativo e interativo, o Museu de Arte do Rio e o AquaRio, um oceanário que permite conhecer animais marinhos — outro local muito bacana para levar os filhos e toda a família.  

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Fundação Biblioteca  Nacional adere à Rede Cariniana para a preservação digital de documentos


Jardim Botânico

Inaugurado no século XVIII por D. João VI, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi criado com o propósito de aclimar plantas originárias de outras partes do mundo ao clima local. Ao mesmo tempo que servia como área de pesquisas, o jardim também se desenvolveu como área de lazer, sendo que até hoje tem ambas as funções ativas, a parte científica e de entretenimento. O parque abriga dezenas de espécies de plantas e é considerado um refúgio verde no meio da cidade. Ali é possível escutar sons de pássaros, sentir um ar mais puro e relaxar sossegado aproveitando das sombras de árvores. Na propriedade do Jardim Botânico, na área gratuita, estão ainda o Sítio Arqueológico Casa dos Pilões, a antiga Fábrica de Pólvora e o Museu do Meio Ambiente. 

Jardim Botânico do Rio faz 209 anos e tem área revitalizada | VEJA
 

Pedra do Arpoador

A Pedra do Arpoador, localizada em um dos extremos da Praia de Ipanema, é o local mais conhecido do Rio de Janeiro para apreciar o pôr do sol. O local oferece um visual muito bonito do Morro Dois Irmãos durante o entardecer e reúne uma enorme quantidade de pessoas nesse horário do dia, por isso é muito importante ocupar o seu espaço bem antes do pôr do sol se quiser realmente aproveitar o momento. O local não conta com muita estrutura, mas sentar-se em algum ponto da pedra e desfrutar de uma das mais belas paisagens naturais é um programa que não pode ficar de fora do seu roteiro no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro e o Espetáculo do Pôr do Sol! Onde ver? | Apaixonados por  Viagens | Roteiros e Dicas de Turismo
 

Parque Lage

O Parque Lage do Rio de Janeiro está localizado aos pés do Morro do Corcovado e encanta com um ambiente de puro verde, programas culturais e arte. Com uma estrutura bem bonita, sem contar a paisagem cercada de muito verde e animais nativos da Mata Atlântica, é um programa muito bom para se fazer um família. O parque tem entrada gratuita.

Parque Lage em Rio de Janeiro: 22 opiniões e 57 fotos
 

Aquário do Rio de Janeiro

Está no Rio de Janeiro o maior aquário da América do Sul. Chamado de AquaRio, sua área possui 26 mil m², com cinco andares e 28 tanques que somam 4,5 milhões de litros de água salgada. Cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes podem ser vistos nos mais diversos ecossistemas marinhos. A maior atração é o Recinto Oceânico, com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade, em que o público tem a chance de atravessar o tanque através de um túnel subáquatico, além de poder viver a experiência de mergulhar com peixes, raias e os temidos tubarões.

AquaRio, mais um ponto turístico obrigatório no Rio de Janeiro - Trilhas e  Aventuras
 

Carnaval no Rio de Janeiro

Carros alegóricos, fantasias extravagantes e sambistas com suas escolas de samba... esse é o melhor Carnaval do mundo! A festa é realizada durante cinco dias consecutivos no Rio de Janeiro geralmente no mês de fevereiro. Se você der sorte de visitar a cidade neste período, aproveite, porque será uma experiência única! São diversos tipos de manifestações culturais juntas, como desfile de escolas de samba, bailes de máscaras, blocos de rua, e muito mais. 

Agenda dos Blocos de Rua do Carnaval no Rio de Janeiro em 2017 - Trilhas e  Aventuras

Praias

O Rio de Janeiro tem o privilégio de contar com algumas das mais belas praias do mundo, sendo um atrativo para turistas de todo o mundo. Algumas delas possuem uma água um pouco gelada, mas o calor da cidade equilibra as coisas, tornando um simples mergulho no mar carioca em algo inesquecível. Um ponto a favor das praias é que no Rio de Janeiro dificilmente faz frio. Ou seja, em qualquer época do ano é possível aproveitar as belezas das praias do Rio de Janeiro! 

Praia de Copacabana

A praia mais famosa do Brasil é também um dos locais mais movimentados do Rio de Janeiro. A Praia de Copacabana oferece aos visitantes águas esverdeadas e geladas, que se tornam um convite diante do quase sempre presente calor da cidade. Sempre muito movimentada, Copacabana é cumprida e tem uma longa faixa de areia, que durante o verão fica lotada de pessoas. O calçadão, feito com pedras portuguesas pretas e brancas, é outro marcante símbolo do local. Ao longo da praia há vários quiosques, muitas pessoas praticando esportes, vendedores ambulantes e uma ciclofaixa. Vale muito a pena reservar um momento da viagem para passear pelo local, andar de bicicleta e refrescar-se com uma água de coco apreciando o visual para o mar. Outra dica é tirar fotos com a estátua de Carlos Drummond de Andrade, na altura do posto 6. 


 Praia de Copacabana: 10 Curiosidades incríveis! - Comandante Nobre

Praia de Ipanema

Outro local muito badalado do Rio de Janeiro é a praia de Ipanema, frequentada por artistas, jovens, turistas e moradores que aproveitam seu calçadão para a prática de exercícios. A praia do bairro nobre é um dos points da cidade quando o assunto é curtir o mar e tem uma parte destinada ao público LGBT+. As condições do mar dependem do período, mas muitas vezes o mar é tranquilo, com ondas fracas. Por lá, você encontra quiosques que oferecem petiscos, vendedores ambulantes oferecendo o famoso mate ou biscoito Globo e locais para aluguel de bicicleta — uma ótima maneira de percorrer as redondezas. 

Praia de Ipanema - Rio de Janeiro - Um pouco mais sobre o lugar!
 
Gostou das dicas sobre os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro? Compartilhe com seus amigos e familiares e façam juntos a melhor viagem das suas vidas! Encontre aqui os melhores e mais baratos aluguéis de temporada na cidade do Rio de Janeiro!
 
 


Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões