Os 10 melhores restaurantes para saborear a comida de Pirenópolis, GO
Muito conhecida por suas belezas naturais e históricas, a cidade de Pirenópolis, em Goiás, tem também um forte apelo gastronômico para os turistas que visitam a região. Depois de aproveitar as belezas que a cidade oferece, nada melhor do que aproveitar as delícias também! Por isso, o blog do Casa Temporada separou para você os 10 melhores restaurantes para saborear a comida de Pirenópolis, GO!
Aproveite e encontre agora os melhores e mais baratos aluguéis de temporada em Pirenópolis, GO!
Os 10 melhores restaurantes para saborear a comida de Pirenópolis, GO
Bottega do Malte
Considerado um dos Melhores Restaurantes em Pirenópolis por muitos que os Visitaram, o local serve um delicioso cardápio italiano, com pratos típicos preparados de acordo com as receitas tradicionais. Um dos principais destaques fica por conta da polpeta ao sugo, além dos embutidos e na carta de vinhos. O ambiente do lugar é simples e agradável, com aquele climinha familiar que conquista a todos.
Maiale Empório e Restaurante
O Maiale é um dos mais tradicionais restaurantes em Pirenópolis, representando também um dos endereços mais disputados da famosa Rua do Lazer. Por ali os clientes encontram um ambiente encantador e charmoso, sem falar nos pratos, que são sempre deliciosos. Inspirado na gastronomia italiana, o cardápio à lá carte da casa tem como destaque o saboroso macarrão à carbonara, preparado com ingredientes frescos e da mais alta qualidade. Para deixar a experiência ainda melhor, é possível pedir um bom vinho.
Umami Bistrô
No Umami os clientes encontram um ambiente bastante charmoso ao estilo bistrô, com ares modernos e de clima bem agradável. A cozinha da casa é bastante conhecida pelo uso de insumos locais, o que garante ingredientes mais frescos e naturais em cada prato. Além disso, vale considerar que os pratos são bem harmonizados e criativos, mostrando que o lugar realmente se preocupa em inovar e satisfazer seu público, sempre seguindo os princípios do slow food.
Restaurante da Villa
O restaurante da pousada Villa do Comendador é também um dos principais points gastronômicos da cidade, com um cardápio variado que agrada todos os paladares. Predomina a cozinha contemporânea com diferentes cortes de carne, frutos do mar, massas, risotos, pratos veganos e vegetarianos. O menu alcoólico não deixa a desejar, principalmente para os apreciadores de cerveja e vinho. O ambiente é amplo, com pé-direito alto e móveis de madeira. Não-hóspedes do hotel podem fazer reserva no restaurante.
Empório do Cerrado
Na Rua do Lazer, o Empório do Cerrado funciona todos os dias servindo pratos variados da cozinha contemporânea. O ambiente é aconchegante, com móveis de madeira e um lustre encantador. Sempre há música ao vivo no Empório, com artistas locais tocando versões acústicas de sucessos nacionais e internacionais.
Restaurante Casa Aurora
Se está em busca de um bom restaurante para levar a família ou ir com os amigos, esta é mais uma boa escolha! Localizado na disputada Rua do Lazer, o lugar trabalha com o que há de melhor da gastronomia caseira seleta, sendo possível contar com serviço self-service. O ambiente é charmoso e confortável, sem falar que ainda há possibilidade de curtir a sacada coberta do local e apreciar a vista. Vale a visita!
Buteko do Chaguinha
Famoso na cidade de Goiânia, o Buteko do Chaguinha abriu uma unidade em Pirenópolis e conseguiu alcançar o mesmo sucesso e renome por seu atendimento de qualidade. A casa é famosa pelas suas carnes e pelos pratos bem servidos. O ambiente é ótimo para almoços com família e amigos, por ter playground para crianças e um espaço amplo com várias mesas e cadeiras. Há música ao vivo.
Restaurante Pub Taberna 1921
O local, que é um bar e restaurante, oferece um dos serviços mais completos da Rua do Lazer de Pirenópolis. Por ali os clientes encontram pratos à la carte, porções fartas, pratos regionais, saladas especiais, risotos, massas, peixes e muito mais. Destaque também para os pratos na chapa, feitos a partir de carnes selecionadas, oferecendo os melhores cortes e acompanhamentos. Como se não bastasse, o ambiente também oferece Wi-Fi e playground, para o maior conforto dos pais acompanhados dos filhos.
Dona Cida Restaurante
No Bairro do Carmo, um “segundo” centrinho de Pirenópolis, está localizado o restaurante Dona Cida, que há anos guarda a tradição de servir comidas da culinária goiana – na decoração, há várias placas com nomes dos principais pratos. As refeições são bem temperadas e servem várias pessoas.
Restaurante Empório do Cerrado
O Empório do Cerrado oferece um ambiente plural para seus clientes, que vai muito além da boa gastronomia. No cardápio é possível encontrar diversas surpresas, já que alguns pratos foram desenvolvidos com frutas e ervas nativas do cerrado, garantindo a riqueza de sabores. Há sempre uma boa opção para cada gosto!
Veja também as melhores atrações imperdíveis de Pirenópolis, GO
Apesar de pequena, a cidade de Pirenópolis além de conter os Melhores Restaurante descrito aqui, concentra muitos pontos turísticos que vão te encantar durante a viagem, sendo uma cidade que rapidamente conquista os visitantes. O Centro Histórico é o principal atrativo, mas Pirenópolis ainda oferece muitas outras atividades! Confira agora os melhores pontos turísticos da cidade!
Centro Histórico de Pirenópolis
Ao chegar a Pirenópolis, você logo perceberá que a cidade é mesmo encantadora, e uma rápida volta no Centro Histórico confirma isso. Os casarões coloniais que permeiam as ruas de calçamento de pedras são a cara da cidade. Para percorrer o Centro Histórico, comece o passeio pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde se tem linda vista para Pirenópolis. De lá, siga para as ruas próximas para conhecer cada cantinho especial da cidade.
Vale passar pelos prédios históricos do Cine Pireneus, do antigo Theatro de Pirenópolis e da antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje funciona o Museu do Divino. Uma visita à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e à Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo também são boas pedidas. No caminho, passe sobre a Ponte do Rio das Almas, de onde é possível ver a imponente Igreja Matriz em meio ao cenário da cidade. E se você gosta de pontes, vale uma foto da Ponte Pênsil Dona Benta. No mais, é caminhar pelas ruas e aproveitar cada cenário, sem se esquecer de registrar o mascarados típicos das Cavalhadas que estão espalhados por toda Pirenópolis nas mais diferentes versões.
Cachoeira do Rosário
A Cachoeira do Rosário é um reduto de descanso para o dia todo em meio às atrações de Pirenópolis. Quem visita o local conta com excelente infraestrutura, o que permite curtir sem pressa de ir embora. Por lá, há um delicioso restaurante de comida regional. Ainda que a estrutura que atende aos turistas seja excelente, a principal atração é mesmo a Cachoeira do Rosário, que conta com a maior queda livre de Pirenópolis. São 42 metros de água pura e cristalina que corre do alto da encosta e forma um poço espetacular para banho. Um caminho de pedras leva até atrás da queda d’água, de onde é possível ver o espetáculo bem de pertinho. Além da cachoeira, vale visitar as piscinas naturais que se formam antes da queda principal e curtir um banho tranquilo na delicada Cachoeira Encantada, que se forma logo após à do Rosário.
A trilha que leva à Cachoeira do Rosário tem apenas 350 metros, mas a descida é uma escada longa formada por pedras. O retorno da trilha pode ser pela mesma escada ou por um percurso de 600 metros à beira do rio, com menor grau de inclinação e mais tranquilo para retornar ao restaurante. O acesso à Cachoeira do Rosário, a partir do centro de Pirenópolis, é pela GO-338, com desvio à direita na placa que sinaliza a entrada para a estrada de terra que leva até a sede da propriedade, onde há amplo estacionamento. O trajeto total tem 36 km.
Cachoeiras dos Dragões
As quedas d’água Cachoeiras dos Dragões estão localizadas dentro de uma propriedade onde funciona o Mosteiro Zen Eisho-Ji e, por isso, são um local de muita paz e tranquilidade na cidade. Distante 40 km de Pirenópolis, o conjunto de oito cachoeiras agrada a quem busca lugares mais conectados à natureza e também com menos gente. O acesso um pouco mais difícil e a trilha mais longa fazem com que as Cachoeiras dos Dragões dificilmente fiquem cheias. E como há limite de visitantes por dia, o risco é zero de superlotação. O percurso total, que liga as oito quedas d’água, tem 4,3 km de extensão de ida e volta. Não é uma trilha com alto grau de dificuldade, mas exige disposição. Para conhecer as oito cachoeiras, o tempo médio do passeio é entre 2h30 e 4h, sempre com paradas para fotos e banhos.
Cachoeira das Araras
A Cachoeira das Araras, além de ter um lindo poço para banho, se destaca entre as atrações de Pirenópolis pela boa acessibilidade, que inclui até mesmo rampa para cadeirantes que chega até água. A Cachoeira das Araras oferece infraestrutura bem completa e conta com restaurante, banheiros, lanchonete, parquinho, mesas à beira da cachoeira e área para camping. Com tantas facilidades, o ponto negativo fica por conta do excesso de turistas nos finais de semana. Como ela não está distante do centro de Pirenópolis e é boa para toda a família, é bem difícil que fique vazia aos sábados e domingos de sol. O acesso à Cachoeira das Araras, a partir do centro de Pirenópolis, é pela GO-338, com desvio à direita na placa que sinaliza a entrada para a estrada de terra que leva até a sede da propriedade, onde há amplo estacionamento. O trajeto total tem 22 km, sendo os 3 km finais em estrada de terra em boas condições.