Melhores Prais do litoral da Bahia para aproveitar o ano inteiro

Melhores Prais do litoral da Bahia para aproveitar o ano inteiro

Melhores Praias do litoral da Bahia para aproveitar o ano inteiro


Se você é daqueles que gostam de curtir uma praia o ano inteiro, inclusive durante as férias de julho, aqui vai uma boa notícia: o litoral do Estado da Bahia praticamente nunca é afetado por baixas temperaturas. Ou seja, por lá dá praia durante os 12 meses do ano! E para te ajudar com dicas e um guia sobre onde ficar e o que fazer, separamos algumas das melhores cidades do litoral baiano que todo turista deve conhecer. A lista do blog do Casa Temporada priorizou as cidades menores, afinal, sobra conteúdo por aí de Salvador e Porto Seguro, por exemplo. E para você que quer ir mais a fundo e conhecer outras cidades maravilhosas, confira abaixo uma lista com as Melhores Praias do litoral da Bahia para aproveitar o ano inteiro!

 

Pra começar, vale citar um pouco sobre as principais cidades baianas, já que você também não pode deixar de conhecê-las.

Porto Seguro

é uma das principais cidades do Nordeste brasileiro, sendo um daqueles destinos que oferecem de tudo um pouco. Infraestrutura completa e ótimos passeios turísticos não faltam, especialmente para os mais jovens.

Algumas pesquisas apontam que visitar Porto Seguro fora de temporada pode significar uma economia de mais de 30% por pessoa. Ou seja, se sua família é grande ou as férias serão em casal, a economia será grande e você poderá aproveitar para conhecer muitas outras atrações da cidade.

Por ser um dos mais antigos municípios do Brasil, o Centro Histórico da cidade é muito rico e deve ser conhecido por todos os turistas. O primeiro núcleo habitacional do Brasil é encontrado nesta região. Além disso, imponentes prédios oferecem uma arquitetura deslumbrante aos visitantes. Clicando aqui você pode ver um pouco mais sobre Porto Seguro.

Já Salvador, a capital da Bahia, foi a primeira capital do Brasil e, com isso, carrega com pesado fardo: o de uma das cidades com mais história do mundo. Salvador é reconhecida nacionalmente por sua gastronomia, música, arquitetura, praias, belezas naturais e pontos turísticos.

São cerca de 50 km de extensão de praias em Salvador e que, neles, você encontra opções para todos os gostos, das mais tranquilas às mais agitadas. Você não pode nem pensar em visitar Salvador e não conhecer o Pelourinho. Coração da Bahia e o centro da cultura afro-brasileira, o Pelourinho é reconhecido mundialmente por suas ladeiras, Casarões coloridos, igrejas, lojas, praças, restaurantes e museus.

Clicando aqui você verá um post dedicado exclusivamente aos pontos turísticos de Salvador.

 

Santa Cruz Cabrália

Distante apenas 23 km de Porto Seguro, a cidade de Santa Cruz Crabália é uma das que carrega o maior peso histórico no Brasil. Palco da primeira missa rezada no país, o município possui uma região chamada de Cidade Histórica, onde estão localizadas construções dos séculos 17 e 18, um mirante com uma bela vista e muito mais.

A Praia de Coroa Vermelha abriga uma cruz que simboliza o local onde foi realizada a primeira missa do Brasil, em 1500 e, por isso, o turismo religioso é muito forte na cidade.

O ecoturismo também merece destaque, já que Santa Cruz de Cabrália oferece ainda o Parque Marinho da Coroa Alta, que conta com piscinas naturais repleta de vida, e a Fazenda Mãe Tereza, que oferece caminhadas em meio à mata nativa.

A cidade conta ainda com 35 km de praias, algumas completamente desertas fora de temporada. A vizinha Porto Seguro atrai a maior parte dos turistas e, por isso, a cidade costuma ficar mais vazia, sendo ideal para quem busca mais tranquilidade. Com águas claras protegidas por recifes, piscinas naturais se formam por quase toda a orla. A Praia de Arakakaí é uma das mais movimentadas devido às fortes ondas, o que atrai um considerável número de turistas.

Além do ponto demarcado como local da primeira missa em terras brasileiras, a Praia de Coroa Vermelha também é considerada o ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvarez Cabral quando chegou ao Brasil. Além dos que buscam conhecimentos históricos, a praia oferece lojinhas de artesanato produzido por índios pataxós.

Como chegar

A forma mais rápida de se chegar à cidade é por meio do Aeroporto de Porto Seguro. Para quem pretende viajar de carro, o caminho mais prático é pela BR-101 e a BR-367. De ônibus, há opções saindo de cidades do interior da Bahia, além dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Confira aqui casas e apartamentos para aluguel de temporada em Santa Cruz Cabrália!

 

Ilhéus

A cidade de Ilhéus é uma das que mais atrai turistas ao litoral do Bahia, e não é pra menos. O município conta com algumas das mais belas praias do litoral Brasileiro, como a dos Milionários. Ela costuma ser uma ótima opção para famílias completas, já que conta com um ótimo espaço para as crianças brincarem, além de oferecer ondas calmas e que podem ser aproveitadas por qualquer pessoa. Essa é também uma das mais bem estruturadas praias do litoral baiano.

A 12 km do Centro da cidade está a Praia de Cururupe, que é mais indicada para os adeptos de esportes radicais. Essa é considerada uma praia selvagem, com areias grossas e fortes ondas, mas ainda assim é uma das principais da cidade.

A Praia de Batuta, uma das mais bonitas da região e completa em relação à infraestrutura, a Praia do Jairi e a Praia de Canabrava são outras ótimas opções para quem visita Ilhéus.

A cidade conta ainda com um dos mais completos Centros Históricos do país. Casarões, palacetes e igrejas emolduram a região. A casa de Cultura Jorge Amado, que faz parte do Circuito Jorge Amado e que conta a história do escritor baiano por meio de suas obras, está localizada em Ilhéus, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ilhéus também oferece uma visita à primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste brasileiro, uma lagoa cercada por mata nativa, o Mercado de Artesanato e muito mais.

Como chegar

Ilhéus conta com um aeroporto próprio, distante 3 km do Centro da cidade, o que facilita muito o acesso ao município para quem vem de cidades mais distantes. Há voos diretos saindo de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Para quem deseja chegar à cidade de carro, vindo da região de Salvador, o acesso é feito pela BR-324 até a BR-101. Para quem vem do Sul do país, o acesso é pela BR-101 até Itabuna e, em seguida, BA-415 até a cidade.

Algumas empresas oferecem viagens de ônibus diretas entre Ilhéus e as principais cidades do país.

Confira agora casas e apartamentos disponíveis para aluguel de temporadaem Ilhéus!

 

Itacaré

O principal atrativo de Itacaré são suas belezas naturais. Praias, rios e a densa Mata Atlântica transformam a região em uma das mais belas da Bahia.

O ecoturismo tem muita força na região, que cresceu muito a partir da construção da Estrada-Parque Ilhéus-Itacaré, o que fez com que a cidade fosse mais facilmente acessada. Turistas de toda a Bahia passaram a frequentar a cidade, que oferecia regiões quase desertas no começo do século. Hoje, Itacaré já é um dos principais destinos do litoral da Bahia.

A cidade é considerada um dos melhores pontos para surf no Nordeste do país, o que atrai muitos turistas à região, inclusive fora de temporada, já que é quando as ondas ficam ainda maiores.

 Trilhas para chegar às praias, curtir o pôr do sol com os amigos, praticar esportes de aventura como rafting e rapel, fazer compras e curtir a noite da cidade são algumas das atrações que Itacaré oferece.

Como chegar

O aeroporto mais próximo está localizado em Ilhéus, a pouco mais de 70 km de distância da cidade. É fácil encontrar táxis ou ubers para fazer o destino até Itacaré ao sair do aeroporto.

Para quem deseja realizar o trajeto de carro, o acesso é feito pela BA-001, a Ilhéus-Itacaré. Vindo de Salvador, a melhor opção é pegar o ferryboat até Bom Despacho e, em seguida, seguir pela mesma rodovia.

Encontre aqui casas e apartamentos para aluguel de temporada em Itacaré!

 

Itaparica

Localizada na Baía de Todos os Santos, Itaparica é a maior ilha da região, com 240 km quadrados de extensão, e alguns principais motivos são o que transformam a cidade em um dos melhores destinos turísticos da Bahia: tranquilidade, fácil acesso, ótimos pontos turísticos e belezas naturais deslumbrantes.

Além disso, o Centro Histórico da ilha conta com casarões coloniais e diversas construções com mais de três séculos de vida, como a Igreja de são Lourenço e a Fortaleza de São Lourenço.

A praia mais movimentada da cidade é a de Ponta de Areia, localizada no Norte da ilha. Ela oferece boa estrutura para os visitantes, que encontram barracas e restaurantes por lá. Já no Sul de itaparica está a Praia de Cacha-Pregos, que oferece passeios de barcos em meio ao manguezal.

Na Praia de Penha você pode aproveitar para curtir a tranquilidade do lugar, que oferece uma das mais belas vistas da região.

Como chegar

A opção mais prática para se chegar à cidade é por meio de ferryboats que partem do Terminal de São Joaquim rumo a Terminal de bom Despacho. São cerca de 45 minutos de viagem.

Por terra, o trajeto partindo de Salvador tem um total de quase 300 km de estradas, que passa pela BR-324, BR-101, BA-046 e BA-001.

Confira aqui casas e apartamentos para aluguel de temporada em Itaparica!

 

Curtiu as dicas? Compartilhe este post com seus amigos e familiares e tenham férias incríveis na Bahia!

Preços para Aluguel de Temporada

Clique e confira o preço médio