Imbituba: guia completo sobre a cidade com uma das praias mais bonitas do mundo

Imbituba: guia completo sobre a cidade com uma das praias mais bonitas do mundo

Imbituba: guia completo sobre a cidade com uma das praias mais bonitas do mundo

No Sul do Estado de Santa Catarina, a cerca de 100 km de distância de Florianópolis, está localizada a cidade de Imbituba, uma das que mais movimenta o turismo no estado que mais atrai visitantes estrangeiros ao Brasil. 

Com cerca de 45 mil habitantes, o município se consolidou como a capital nacional da Baleia-franca, espécie que em determinadas épocas do ano visita as águas de Imbituba e leva aos turistas um espetáculo único e inesquecível. E a natureza é de fato o principal atrativo da cidade, que é a única representante brasileira que conta com uma praia entre as mais belas baías do mundo. Além de outros títulos, em 2015 o conceituado jornal britânico The Guardian elegeu a Praia do Rosa como uma das melhores 7 praias do mundo sobre as quais as pessoas geralmente nunca ouviram falar. 

Diferentemente da Praia de Copacabana, por exemplo, as praias de Imbituba são tranquilas e pouco conhecidas pelo grande público, o que torna a região ainda mais atrativa para os turistas que gostam de calmaria e um bom lugar para relaxar. Durante a alta temporada, o grande fluxo de pessoas no litoral catarinense ainda se concentra em Florianópolis e Balneário Camboriú, sendo Imbituba a terceira que mais atrai turistas ao estado.

Boa gastronomia, ondas que atraem os melhores surfistas do mundo, praias, lagoas, uma Mata Atlântica muito bem preservada e picos perfeitos para a prática de windsurfe e kitesurfe são algumas das atrações que Imbituba oferece aos milhares de turistas que visitam a cidade em qualquer época do ano.

Por atrair cada vez mais visitantes durante a alta temporada, a cidade de Imbituba também fortaleceu sua vida noturna. Diversos bares e restaurantes são o destino preferido de jovens que visitam a cidade todos os anos, e por lá encontram atrações para todos os gostos. 

Além disso, a cidade conta também com passeios culturais a museus, casas de cultura, memoriais, monumentos históricos e turismo religioso.

Clique aqui e encontre agora a casas e apartamentos para aluguel de temporada em Imbituba!



Como chegar a Imbituba

O aeroporto mais próximo à cidade é o de Florianópolis, distante cerca de 100 km de Imbituba e que recebe voos diários de algumas das principais cidades do Brasil, o que facilita o acesso ao município. 

Para quem deseja ir até Imbituba de carro, seja do Norte (Curitiba e Florianópolis) ou do Sul (Porto Alegre), o acesso é feito pela Rodovia BR-101. Já para quem sai do interior de Santa Catarina, o melhor caminho pode ser feito pela Serra do Rio do Rastro, a SC-390, até a cidade de Tubarão para enfim acessar a BR-101. 

Para chegar à cidade de ônibus, existem linhas diretas que saem de Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba. 

Distância de Imbituba para outras cidades

Curitiba: 374 km

São Paulo: 766 km

Porto Alegre: 370 km


Observação de Baleias-francas

Essa é talvez a principal atração de Imbituba, cidade que abriga a Área de Proteção Ambiental da Baleia-franca. Anualmente, entre 15 de agosto e 10 de novembro (este período pode variar, já que se trata do comportamento de um animal em seu habitat natural), as baleias deixam a Patagônia e partem para o litoral catarinense para ter seus filhotes em águas com temperaturas mais agradáveis. 

Diversas operadoras levam os turistas até um ponto onde é possível observá-las sem interferir em sua vida marinha, mas proporcionando uma experiência única aos visitantes. 

A Praia do Rosa é sede do Instituto Baleia Franca, uma ONG que promove a conservação da espécie e conta com biólogos que participam da concepção do passeio para observar as baleias.

Museu da Baleia

Antigamente, não havia nada que protegesse as baleias, e os animais eram caçados para extração de seu óleo, que era utilizado, por exemplo, na construção civil. Até que em 1973 a caça foi proibida, e elas passaram a ser protegidas em toda a região.

Essa história é contada no Museu da Baleia, que no passado era um espaço onde se limpava as baleias e era realizado o processo de extração do óleo. O Museu é considerado um patrimônio municipal e apresenta aos visitantes objetos, fotos e vídeos da época em que a caça era permitida.

Há também em exposição o esqueleto de uma baleia-franca de 14 metros de comprimento. Tudo isso serve para mostrar a história por trás da migração das baleias até o litoral catarinense, e o quanto o tempo nos fez evoluir até entender que elas não deveriam nunca ter sido alvo de caçadores.


Praias de Imbituba

Praia do Rosa


A Praia do Rosa é considerada uma das mais bonitas do mundo, e isso faz com que muitos turistas tenham interesse em conhecer a baía. Sua beleza nativa muito bem preservada, boa localização e inúmeras atrações turísticas a transformam na principal praia de Imbituba, e também uma das principais do litoral brasileiro. 

Com 7 km de extensão, o Rosa oferece trilhas ecológicas, pontos para surfe, windsurfe, kitesurfe, passeios de jetski, pesca, cavalgadas e trekking. 

A Praia do Rosa é separada em três principais pontos. O Rosa Norte é o mais conhecido e agitado da praia. Frequentado por um público mais jovem, é também a região mais procurada por surfistas, pois é lá que ficam algumas das melhores ondas do Sul do Brasil. 

O acesso à Rosa Norte é feito por meio de trilhas saindo do estacionamento que leva até a praia, o que pode atrapalhar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. Outros pontos da praia podem tranquilamente ser acessados por qualquer público. Deste lado da praia existem apenas quiosques, que ajudam a esticar o dia de quem pretende aproveitar a região.  

Já o Rosa Sul é local de melhor infraestrutura da Praia do Rosa. Lá ficam os restaurantes e serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sóis da região. Normalmente é frequentado por famílias que buscam um pouco mais de estrutura e serviços que completam o dia perfeito de praia com aquela cervejinha e deliciosos petiscos. Durante a alta temporada, é importante chegar cedo para conseguir um lugar para estacionar o carro e um bom ponto na areia da praia, que costuma ficar lotada. É também nesta região que fica localizado o centrinho da Praia do Rosa, e onde os turistas podem comprar lembrancinhas da região.

Há também a Lagoa do Meio, ponto principal de famílias com a crianças ou idosos, sendo a região mais tranquila da Praia do Rosa. Uma lagoa de água salgada e de tamanho considerável atrai os turistas que procuram águas tranquilas para se banhar sem maiores preocupações com a força da maré e tamanho das ondas.

Além das ondas perfeitas, o que atrai muitos turistas à região são as trilhas que a Praia do Rosa oferece. Uma delas leva até a Praia da Ferrugem, uma das maiores e com um dos melhores visuais de toda a região. 

O trajeto é formado por três trilhas que passam por cinco praias, sendo a primeira, se você estiver iniciando o caminho na Praia do Rosa, a Rosa Norte. Em seguida você passará pela Praia Vermelha, a Praia do Ouvidor, a Praia da Barra e, por fim, chegará até a Praia da Ferrugem. 

Para fazer todo o trajeto de ida e volta, parando para aproveitar um pouco as praias, curtir as belezas naturais e descansar, você deverá levar em torno de cinco horas para completar a trilha. Por isso, ela é recomendada para pessoas que já estão acostumadas a este tipo de atividade. Lembre-se de levar bastante água e algo para se alimentar durante o trajeto. Você encontrará quiosques e restaurantes em determinados pontos, mas não custa nada, né?

Confira aqui um guia completo sobre a Praia do Rosa, e aproveite também para encontrar casas e apartamentos para aluguel de temporada na Praia do Rosa !


Praia da Vila


Este é um dos principais pontos de surfe do país, já que a Praia da Vila sediou, durante oito anos, o Campeonato Mundial de Surfe (WCT), sendo uma das poucas praias da América Latina com este histórico. Devido ao seu posicionamento, as ilhas na região viabilizam a formação de ondas que chegam a até 5 metros de altura.

Localizada no coração de Imbituba, a Praia da Vila oferece uma paisagem deslumbrante, além de ser também um ótimo ponto para pesca e observação de baleias, que chegam a passar a 20 metros da praia. A região conta também com boas opções de restaurantes e, no geral uma ótima infraestrutura de Aluguel Temporada para receber os turistas.


Outras praias 


A Praia Vermelha é um dos recantos mais selvagens de Imbituba, com um alto índice de preservação ambiental. O acesso até a praia de 480 metros de extensão é feito somente por trilhas. Ela é praticamente deserta e não oferece qualquer tipo de infraestrutura como restaurantes. 

A Praia do Porto é onde chegam e saem os navios de Imbituba, e um ótimo ponto para quem gosta de observá-los. Um local tranquilo e ótimo para quem está começando a pegar as primeiras ondas. 

A Praia de Itapirubá chama a atenção por suas grandes dunas e vegetação nativa, sendo também ideal para praticar caminhadas ecológicas e outros esportes radicais, como kitesurfe, windsurfe e sandboard. 

Considerada a melhor praia do Brasil para a prática de stand up paddle, kitesurfe e windsurfe em ondas, a Praia de Ibiraquera é um paraíso de dunas, rios, ilhas e lagoas. A região também é destaque quando o assunto é a grastronomia local, já que a praia é famosa pela pesca de frutos do mar como o camarão.


Curtiu as dicas? Confira aqui casas e apartamentos para aluguel de temporada em Imbituba e compartilhe este post com seus amigos e familiares! Deixar para a última hora para encontrar o imóvel ideal para suas férias na cidade pode acabar sendo muito tarde.

Preços para Aluguel de Temporada

Clique e confira o preço médio