Guia turístico completo para férias em Belo Horizonte, MG

Guia turístico completo para férias em Belo Horizonte, MG

Guia turístico completo para férias em Belo Horizonte, MG

 

Muitas atrações históricas e culturais, parques, restaurantes com uma culinária única e muito mais. Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, oferece uma infinidade de coisas para quem deseja visitar a cidade pela primeira vez. E se você é um desses que pouco ou nada conhece de BH, fique tranquilo! O blog do Casa Temporada chegou para te ajudar a curtir uma das melhores cidades do Brasil quando o assunto é variedade de atrações turísticas. Abaixo você verá um guia completo sobre o que fazer na capital mineira durante as melhores férias da sua vida. Mas não perca tempo e encontre agora casas e apartamentos para aluguel de temporada em Belo Horizonte, cidade que costuma receber um alto número de turistas em qualquer época do ano!

 

O que fazer em Belo Horizonte

É difícil eleger o principal ponto turístico de uma grande cidade com Belo Horizonte. Se você é apaixonado por futebol, pode se interessar mais pelo Estádio do Mineirão. Ou se sua intenção é conhecer o máximo possível da culinária mineira, um roteiro gastronômico é o ideal. Mas quando falamos de turismo em Belo Horizonte, é impossível não falar sobre a Lagoa da Pampulha que, recentemente, teve declarado o seu conjunto arquitetônico como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Por lá estão as três primeiras obras assinadas por ninguém menos que Oscar Niemeyer, projetadas na década de 40.

Com muito a oferecer, a Pampulha oferece aos visitantes inúmeras diferentes atrações, e você pode facilmente passar um dia inteiro lá que ainda faltarão coisas a se fazer. Passeios de bike são muito bem recomendados para quem quer conhecer mais em menos tempo e, de quebra, praticar exercício com um belo cenário ao fundo.

Os pontos principais da Lagoa e que você não pode deixar de conhecer são a Igrejinha de São Francisco, a Casa Kubitscheck, a Casa do Baile e o Museu de Arte Moderna. A principal dica é planejar uma visita com tempo para, assim, você não ir embora com a sensação de "quero mais".

Culinária Mineira

Tão (ou mais) famosa quanto a Lagoa da Pampulha, a Culinária Mineira merece ser tratada como uma parte fundamental da sua visita à cidade. Ninguém resiste aos sabores tão típicos de Minas Gerais. Por isso, aproveite sua estadia para conhecer diferentes pratos e aproveitar tudo o que BH oferece relacionado a gastronomia local, passando pelo mexidão, a costelinha com mandioca frita e couve refogada, o feijão tropeiro e o pão de queijo mais famoso do mundo. Quando o assunto é doce, há também muito a se experimentar. Qualquer sobremesa local que leve goiaba, queijo ou doce de leite será uma ótima escolha.

E como Belo Horizonte oferece inúmeros bons restaurantes, é fácil encontrar um roteiro gastronômico para aproveitar ao máximo os pratos locais. O Mercado Central é uma ótima opção para encontrar de tudo um pouco em um só lugar. Mas se você não curte a culinária mineira, fique tranquilo! Estamos falando de uma das maiores capitais do Brasil e, por isso, você encontrará por lá restaurantes mais tradicionais e também com culinária internacional.

Bares e botecos

Conhecida como a Capital Mundial dos Botecos, você não deve visitar Belo Horizonte sem conhecer ao menos um. E cada um tem suas características e encantamentos, por isso, não vamos eleger aqui qual o melhor. Afinal, BH tem mais de 14 mil bares e botecos, o que agrada a todos os gostos e paladares.

São inúmeras as opções para curtir música ao vivo, celebrar um aniversário, curtir com toda a família - inclusive a criançada -, para um happy hour, curtir uma balada e dançar com os amigos ou até os que fogem do padrão e oferecem algumas atrações mais diferentes. BH conta com bares temáticos, como sobre o mundo da magia recriado em um ambiente místico com duendes, cogumelos e fadas, outro com tema do universo Viking e até outro que encanta os fãs de séries e filmes, onde foram recriados diversos ambientes clássicos da tv. Os principais bairros neste quesito são o de Santa Tereza, Savassi, Lourde e Centro.

Arte e cultura

Belo Horizonte oferece diversos museus capazes de encantarem os amantes de arte. Com diferentes temáticas, como moda, futebol, história natural, brinquedos e até militar, esse é um roteiro que pode ser muito bem explorado por quem gosta desse tipo de atração.

O Museu de Arte da Pampulha, também conhecido como MAP, foi projetado por Oscar Niemeyer nos anos 40 e tinha como uso inicialmente um cassino. É um dos mais belos e conhecidos edifícios da cidade e conta com exposições temporárias, além de oferecer obras de Alfredo Ceschiatti, Zamoinski e José Pedrosa de forma permanente e paisagismo de Burle Marx.

O Museu Mineiro é uma ótima opção para quem gosta de conhecer mais a fundo a história dos lugares que visita. Um acervo de obras de diferentes características se reúne como um apanhado com mais de 3.500 peças permanentes que falam sobre o passado de Belo Horizonte.

O Museu de Artes e Ofícios funciona em um belo prédio centenário da antiga estação de trem da Praça Rui Barbosa. Lá é encontrado um acervo inusitado que busca apresentar detalhes sobre várias profissões que fizeram parte da história do Brasil. É possível apreciar objetos, roupas, veículos e máquinas utilizadas entre os séculos 18 e 20. A variedade e forma como os itens são expostos valem a visita.

O complexo cultural do Palácio das Artes, localizado no Parque Municipal, oferece uma programação bem diversificada com importantes exposições. Cinema, teatro, espetáculos musicais e mostras artísticas são encontradas no espaço, que já recebeu nomes importantes das artes cênicas do país.

A Praça da Liberdade é um dos pontos com maior concentração de centros culturais do país, o que faz com que milhares de turistas e moradores visitem a região anualmente. Espaços como o Memorial Minas Gerais, o Museus das Minas e do Metal, a Casa FIAT de Cultura e o Centro de Arte Popular são os que mais atraem a atenção dos turistas, mas há ainda diversas atrações no espaço. Vale também uma visita ao Edifício Niemeyer e ao Palácio da Liberdade.

Vá ao Mineirão

Se você gosta ou não de futebol, a experiência de assistir a um jogo do estádio é diferente de qualquer outra coisa. E por se tratar de Belo Horizonte, a cidade conta com um dos mais clássicos estádios do Brasil: o Mineirão.

Atlético-MG e Cruzeiro costumam mandar jogos no estádio - o galo com menor frequência - e, se calhar de sua visita cair em um dia de jogo, não perca esta oportunidade! Localizado na Lagoa da Pampulha, a visita ainda vale a pena mesmo em dias sem jogos, pois ainda é possível conhecer o estádio e o Museu Brasileiro do Futebol.

O Mineirão foi palco do famoso 7x1 para a Alemanha durante a Copa do Brasil. Uma visita ao palco da maior derrota da Seleção Brasileira pode te render boas conversas quando voltar para casa.

Fazer compras

Quem não gosta de levar uma lembrancinha para casa das cidades que visita? Em Belo Horizonte, grande parte dessas compras é voltada para a culinária, já que os quitutes de BH são conhecidos em todo o Brasil. Diferentes tipos de queijo, doce de leite e goiabada são algumas das opções mais comercializadas, e o Mercado Central é um ótimo ponto para encontrar essas delícias.

A Feira Hippie é outro ponto que atrai muitos turistas, já que é possível encontrar uma infinidade de itens que servem como ótimos presentes para a família e amigos. A feira acontece na Avenida Afonso Pena nas manhãs de domingo e é considerada como uma das pioneiras do Brasil, já que existe desde 1969, além de conter mais de 2.000 expositores. Belo Horizonte conta também com shoppings para quem gosta de compras mais tradicionais.

O Bairro Savassi é outra opção de compras, já que dezenas de barraquinhas comercializam os mais diferentes itens para lembrancinhas de Belo Horizonte.

Jardim Botânico e Zoológico

Pouco explorado por moradores, o Jardim Botânico de Belo Horizonte encanta os visitantes, que encontram no espaço 130 espécies de plantas ameaçadas de extinção, além de mais de 3.500 em exposição. Muito procurado por pessoas que querem produzir alguns de fotografia, como noivas e aniversariantes, o espaço oferece um belo cenário para um passeio a dois ou com a criançada.

BH conta ainda com um Jardim Zoológico que existe na cidade desde 1959. Além de cuidar dos animais, o espaço desenvolve ações educativas e de entretenimento, o que encanta a criançada. A Casa de Répteis, com mais de 20 diferentes espécies, e o Borboletário, com mais de mil animais, são algumas das principais atrações do Zoo.

 

Como chegar a Belo Horizonte

A principal entrada para turistas que chegam à cidade é o Aeroporto Internacional de Confins, localizado a 40 km do Centro de Belo Horizonte. Devido à distância, sair do aeroporto até a sua hospedagem na cidade pode ser um tanto desconfortável, mas essa é a melhor opção para quem chega a Belo Horizonte de cidades distantes. Ao chegar no aeroporto você encontrará diversas opções para locomoção até qualquer ponto de BH.

Confins recebe voos diários das principais cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e outras capitais.

BH tem ainda o Aeroporto da Pampulha, localizado a apenas 10 km do Centro da cidade. Este, porém, é mais utilizado por aeronaves pequenas que circulam apenas no estado mineiro, especialmente entre cidades como Diamantina e São João Del Rei.

As principais estradas que ligam BH a outras cidades são a BR-040, utilizada por quem chega do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a BR-381, para os que vêm de São Paulo, e a BR-262 para turistas do Espírito Santo.

Para quem deseja viajar de ônibus até BH, o Terminal Rodoviário da cidade recebe viagens partindo de diversas grandes cidades do Brasil e outras menores de todo o estado.

 

Gostou das dicas sobre BH? Compartilhe este post com seus amigos ou familiares e agendem agora uma viagem até a capital mineira! Encontre aqui casas e apartamentos para aluguel de temporada em Belo Horizonte!

Preços para Aluguel de Temporada

Clique e confira o preço médio