Conheça os Melhores lugares para fazer mergulho no litoral do Brasil

Conheça os Melhores lugares para fazer mergulho no litoral do Brasil

Conheça os Melhores lugares para fazer mergulho no litoral do Brasil

O Brasil é um dos países com maior extensão litorânea do mundo. Com mais de 7 mil km de praias, em nossas terras existem atrações para todos os gostos, como a Praia da Areia Preta, em Guarapari, que possui propriedades medicinais cientificamente comprovadas, ou a Praia do Rosa, em Imbituba, que oferece algumas das melhores ondas do Brasil, e até uma ilha em Santa Catarina que conta com um dos mais ricos e preservados ecossistemas do Sul do Brasil.

Além de tudo isso e muito mais, o litoral brasileiro é referência mundial quando o assunto é mergulho. Nossas praias abrigam alguns dos melhores pontos do planeta para os amantes da prática e que buscam um contato intenso com a natureza. Por isso, o blog do Casa Temporada montou para você uma lista com os Melhores lugares para fazer mergulho no litoral do Brasil. Confira abaixo!


Ilhabela – São Paulo


A cidade de Ilhabela, distante 213 km de São Paulo, é um dos principais destinos turísticos do litoral paulista. Com 130 km de costa e 42 praias, Ilhabela é também um dos melhores pontos do Brasil para a prática de mergulho, seja para iniciantes ou praticantes mais avançados. Só é possível chegar à ilha através de uma balsa, que tem um valor pela travessia e, de acordo com cada veículo, uma taxa de preservação ambiental.

E o melhor ponto da cidade para fazer mergulho é na Reserva Marinha da Ilha das Cabras. Como a caça e a pesca são proibidas na região, é comum encontrar diversas espécies de peixes, e até cavalos-marinhos e estrelas-do-mar. Por ser um dos pontos mais requisitados para a prática em Ilhabela, se sua intenção é ir até lá você deve se preparar e pesquisar pacotes com antecedência, especialmente se a viagem for realizada em alta temporada. 

Uma das principais características da Ilha das Cabras é a ótima visibilidade em baixo d'água, o que favorece e muito o mergulho na região. 

Há a opção de fazer mergulho autônomo com snorkel, que também pode ser alugado na região, ou então contratar um passeio com escolas de mergulho que atuam na Ilha. Se você tiver condições e quiser ter uma experiência única, o mais recomendado é realizar o passeio com instrutores especializados. 

Depois de uma série de instruções e dicas para realizar um mergulho com tranquilidade, os turistas encontrarão uma vida marinha extremamente rica e ativa. 

Outra característica da costa de Ilhabela é que por lá aconteceram diversos naufrágios ao longo da história. Por ser uma rota estratégica para o comércio antigo entre a África, Europa e América do Sul, muitas embarcações cruzaram as águas da região e, devido a mudanças climáticas ou grandes rochas, acabaram naufragando. 

Algumas dessas embarcações podem ser vistas durante a prática de mergulho em Ilhabela, o que torna o passeio ainda mais rico devido às histórias e à vida marinha que se instaurou nesses barcos. O mais antigo naufrágio de Ilhabela foi encontrado em 2011 na Praia de Castelhanos. Pesquisas realizadas na embarcação apontam que ela tinha origem do Norte da Europa e data de cerca de 1840.

Outros pontos de Mergulho em Ilhabela são Cabaraú, Costão Norte da Praia de Poço, Costão da Praia do Jabaquara, Ilhas Galhetas, Costão da Fome, Costão do Quebra Coco, Ilha da Serraria, Ilhas das Galhetas, Ilhotas Codó e Figueira, Pacuíba, Parcel Leste de Búzios, Ponta da Figueira, Ponta do Urubu, Saco da Ponta da Sela e Saco do Poço. 

Encontre agora imóveis para aluguel de temporada em Ilhabela!


Bombinhas – Santa Catarina


A nossa lista não poderia deixar de fora a cidade de Bombinhas, no litoral de Santa Catarina. O município é considerado a Capital do Mergulho Ecológico no Brasil. Além de oferecer muitas outras atrações turísticas (clicando aqui você pode ver um passo a passo para as férias perfeitas em Bombinhas!), a cidade recebe anualmente milhares de turistas em busca de explorar o fundo do mar de seu litoral.

Com cerca de 20 mil habitantes, Bombinhas chega a receber quase 400 mil pessoas durante a alta temporada. Por isso, a primeira dica é que você escolha com antecedência a casa ou apartamento para aluguel de temporada em Bombinhas! Clicando aqui você pode ver uma lista com mais de 600 opções em toda a cidade.

E a explicação para a cidade ser a Capital do Mergulho Ecológico é simples: duas correntes marítimas se encontram nas praias de Bombinhas. A brasileira, que traz águas com temperaturas mais quentes, e outra vinda das Ilhas Malvinas, na Argentina, caracterizada por águas frias. Esse encontro cria uma condição perfeita para uma rica e diversificada vida marinha, além de proporcionar águas em temperaturas ideais para a prática de mergulho durante todo o ano. 

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é formada pelas ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro. Por se tratar de um local protegido, por lá é proibido qualquer atividade como caça, pesca ou retirada de espécies silvestres ou domésticas, mas é nesta região que os turistas encontram algumas das melhores condições para mergulho na cidade. A prática na região só pode ser realizada quando acompanhadas de profissionais autorizados. 

Durante o mergulho é possível, inclusive, encontrar arraias-manteiga, tartarugas marinhas, focas-leopardo, cavalos-marinhos e golfinhos em uma área com profundidade que varia de cinco a vinte metros, e que oferece visibilidade que chega a 18 metros. É ou não é o paraíso para quem busca uma experiência única de mergulho?!

Encontre agora a casas e apartamentos para aluguel de temporada em Bombinhas, a Capital do Mergulho Ecológico!


Guarapari – Espírito Santo


A cidade de Guarapari, no Espírito Santo, foi reconhecida como o local com maior biodiversidade de peixes recifais e algas do Brasil pelo Congresso Brasileiro de Ictiologia, que é o ramo da zoologia que estuda os peixes. 

Com águas claras e diversos costões, além de naufrágios que enriquecem a vida marinha na região, Guarapari se firmou como uma das melhores opções para a prática em todo o território nacional, e anualmente recebe milhares de turistas em busca de experiências únicas. 

Em 2003, Guarapari ganhou um naufrágio artificial, o Victory 8B, que foi um navio doado ao Governo do Espírito Santo com o objetivo de levar benefícios econômicos, sociais e ambientais à cidade. Hoje, este é um dos naufrágios mais visitados de todo o país. 

Em 1903, um cargueiro britânico chamado Beluccia afundou perto das Ilhas Rasas carregado de café após bater em um recife. A 25 metros de profundidade, a estrutura virou moradia de peixes e uma ótima atração para os mergulhadores em Guarapari. 

Outras regiões para a prática na cidade são a de Baiuna, Baixa do Dentão, Baixa Olho de Boi, Ilha da Raposa, Ilha Escalvada, Ilha Rasa, Parreiral de Fora entre outras.

Segundo instrutores locais, a melhor época para a prática de mergulho em Guarapari é entre os meses de dezembro e abril, mas o litoral da cidade é bom para receber praticantes ao longo de todo o ano.

Encontre aqui casas e apartamentos para aluguel de temporada em Guarapari!


Angra dos Reis – Rio de Janeiro


Localizada a 170 km de distância do Rio de Janeiro, a cidade de Angra dos Reis é um dos destinos turísticos mais conhecidos do país e, além disso, é também um dos melhores locais para a prática de mergulho no litoral brasileiro

A cidade tem mais 2 mil praias e 365 ilhas e, por isso, é um ótimo destino para diversos tipos de atrações turísticas. O mar em torno dessas centenas de ilhas é majoritariamente verde e com águas cristalinas e, por isso, oferece ótimas condições de visibilidade.

Um dos principais pontos de mergulho na cidade é em Ilha Grande. Em toda parte do mar da ilha é possível nadar ao lado de pequenos peixes coloridos e, mais ao fundo, são encontradas com facilidade muitas estrelas-do-mar, marca registrada da região. Algumas pessoas costumam dizer que há uma verdadeira constelação no mar de Ilha Grande. 

O naufrágio de um helicóptero na Laje do Matariz é outra região muito procurada pelos praticantes de mergulho. Uma profundidade de oito metros e de fácil localização atrai iniciantes que se encantam com a experiência. A aeronave caiu em 1998 enquanto levava o dono do Hotel Glória. Atualmente, ela se encontra virada de lado e não oferece muita vida marinha, mas encontrar uma aeronave no fundo do mar não é algo que se faz todos os dias, né? Por isso, a curiosidade acaba atraindo milhares de turistas à região anualmente. 

O Parcel do Coronel, considerado um dos 10 melhores mergulhos do Brasil, e a Gruta do Acaiá são outros pontos muito requisitados para mergulho em Angra dos Reis.

A melhor forma de conhecer de fato Angra dos Reis é por meio de barco, seja alugando um ou contratando passeios oferecidos por agências especializadas. Se você ainda não conhece a região, a dica é contratar um guia ou o passeio completo para explorar o que há de melhor na cidade.

Confira aqui imóveis para aluguel de temporada em Angra dos Reis!


Curtiu as dicas? Compartilhe agora este post com seus amigos e encontrem a casa ou apartamento ideal para as próximas férias aqui no Casa Temporada! As melhores experiências de mergulho no litoral brasileiro começam aqui!

Preços para Aluguel de Temporada

Clique e confira o preço médio