Conexão na viagem: o eSIM é a melhor opção de internet para viajantes?
Conexão na viagem: o eSIM é a melhor opção de internet para viajantes?
Se você gosta de se aventurar pelo mundo, sabe que uma das coisas mais indispensáveis na viagem é ter conexão com a internet. Seja para postar fotos incríveis, acessar dados, saber a localização, ou dar notícias a família, a conexão de internet é fundamental.
Todavia, isso nem sempre é possível com o seu plano de dados atual, bem como, nem todo lugar você encontrará Wi-Fi. É nesse momento que surge o eSIM, um chip virtual, que permite comprar planos de dados móveis ao viajar para o exterior. Porém, essa é a melhor medida? Vamos conferir.
Problemas de conexão na viagem: como resolver
É possível resolver o problema de conexão em viagens internacionais de algumas maneiras. Abaixo mencionaremos cada uma delas para conseguir visualizá-las e verificar qual a melhor alternativa.
Roaming internacional
Nessa opção é possível manter seu chip usual e ativá-lo para ser utilizado exterior. Entretanto, antes é necessário verificar com a operadora se isso é possível.
Mas, destacamos que, esse serviço costuma ser caro e nem sempre traz muitas vantagens, pois geralmente o pacote de dados ofertados é pequeno.
eSIM
Consiste em um chip virtual, o qual funciona da maneira dos chips habituais, mas com a diferença que não precisa ser inserido no slot. Geralmente é incorporado por um QR code, via código ou ao instalar um aplicativo.
Um eSIM confiável de uma empresa segura é uma das melhores alternativas para os viajantes, pois é mais simples e costuma ter um valor mais acessível, dispondo de vários pacotes para você selecionar. Assim, você pode instalá-lo imediatamente, não precisando ficar sem internet.
Chip vendido no país de destino
No caso de escolher essa possibilidade, você terá que esperar chegar ao país de destino, ou pelo menos até o aeroporto para adquirir o novo chip, ficando sem conexão até fazer a instalação.
Outro destaque para essa opção, é que alguns países podem exigir que o processo de instalação seja feito de forma presencial, o que dificulta ainda mais o processo. E há também restrições de país para país, o que pode o deixar sem conexão caso transite pela Europa, por exemplo.
Como funciona o eSIM?
Como foi possível perceber, o eSIM é uma das opções mais práticas quando o assunto é conexão no exterior. Ele funciona como um chip tradicional, porém, ao invés de ter que inseri-lo na bandeja para cartão, como é com o chip tradicional, é possível ativá-lo via aplicativo, QR code ou até mesmo via código, a depender da empresa contratada.
Quais as vantagens do eSIM para viajantes?
Algumas vantagens circundam o eSIM, fazendo dele uma das opções mais interessantes para os viajantes que buscam praticidade, dentre elas destacamos:
Não é necessário trocar seu chip físico atual;
Mais segurança, pois não há risco de perder o cartão;
Não ocupa a bandeja do seu aparelho, sendo ideal para quem possui aparelhos com apenas uma bandeja de chip;
Vários planos de conexões.
A praticidade é um dos elementos que mais destaca a escolha do chip virtual na hora de viajar. A instalação é muito fácil, bastando seguir as instruções da empresa contratada.
eSIM para viagens internacionais: como encontrar?
São várias as opções que as empresas oferecem de eSIMs para os usuários escolherem. Selecione aquela que oferece suporte com base na viagem que pretende fazer. Por exemplo, se deseja viajar por mais de um país da Europa e/ou outras regiões, escolha aquele que oferecerá suporte durante toda a viagem.
Caso seu destino seja apenas um país, selecione aquele que oferecerá a melhor cobertura durante toda a sua estadia, bem como, aquele que garanta que você não terá tarifa de roaming.
Uma boa dica é contratar um plano de eSIM enquanto continua no seu país de residência, ou seja, antes de viajar, isso vai permitir que você faça a instalação com calma, seguindo todas as etapas com atenção. Assim, quando chegar ao país de destino, você já estará com tudo instalado e com conexão com a internet. Não sendo necessário ficar nenhum um minuto desconectado.