Bombinhas: um guia completo sobre a capital do Mergulho Ecológico

Bombinhas: um guia completo sobre a capital do Mergulho Ecológico

Bombinhas: um guia completo sobre a capital do Mergulho Ecológico

Bombinhas, cidade localizada no litoral norte do estado de Santa Catarina, é conhecida como a capital do Mergulho Ecológico, e um dos melhores locais do mundo para essa a prática. Durante a alta temporada, o município, que tem cerca de 20 mil habitantes, chega a receber mais de 400 mil pessoas em suas 39 praias. Mas afinal, por que a menor cidade catarinense tem uma fama deste tamanho? Veja abaixo os principais motivos para visitar Bombinhas, cidade que abriga algumas das mais belas praias do sul do Brasil, em qualquer época do ano!


Onde ficar em Bombinhas

Apesar de ser uma cidade pequena, é preciso planejar bem onde você deseja ficar durante sua Temporada em Bombinhas. Mais abaixo, você verá algumas dicas de locomoção até a cidade e no próprio município, mas vale adiantar um detalhe: durante a alta temporada, andar de carro pode não ser uma boa opção para quem visita a região devido aos grandes congestionamentos causados pelo alto número de turistas. São mais de 500 opções para você encontrar o imóvel ideal no Casa Temporada em Bombinhas para as melhores férias da sua vida! Veja algumas dicas de Aluguel Temporada Bombinhas alto padrão na cidade.



Como chegar em Bombinhas? e o transporte local?

A cidade de Bombinhas está próxima de dois aeroportos. O de Florianópolis, capital do estado, a cerca de 80 km do município e que oferece voos diários às principais cidades do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, e o de Navegantes, a pouco mais de 60 km da cidade. Se sua ideia é ir até Bombinhas por via aérea, planeje bem seu trajeto para, assim que pousar em Floripa ou Navegantes, encontrar um transporte disponível que contemple suas necessidades, como quantidade de pessoas e de bagagens. 

As opções mais recomendadas são táxis ou veículos de transporte por aplicativo. Além disso, existe a possibilidade de se pegar um ônibus intermunicipal, porém, eles não oferecem o conforto necessário para quem carrega muitas malas. Para evitar dor de cabeça, é aconselhável seguir com as primeiras opções.

Por se tratar de uma cidade territorialmente pequena, dá para imaginar como fica o trânsito durante a Alta Temporada Bombinhas, né? Se você chegou à cidade de carro, ou alugou um automóvel para facilitar sua locomoção, se prepare para enfrentar grandes congestionamentos. Planeje bem seu roteiro (veja mais sobre isso abaixo), saia cedo de casa e não se estresse. Afinal, se você está em uma das cidades mais cobiçadas do litoral catarinense na melhor época do ano, esfrie a cabeça e aproveite sua folga!


Uma boa alternativa é a caminhada. Dessa forma, você foge dos congestionamentos e aproveita para conhecer bem cada detalhe deste paraíso catarinense.

Atenção! Se você visitar Bombinhas entre os dias 15 de novembro e 15 de abril, é necessário pagar uma taxa de preservação ambiental para entrar na cidade, que é cobrada de acordo com o veículo de cada turista e que visa o crescimento local sustentável focado na preservação da natureza e na qualidade de vida dos habitantes e da população flutuante. Para motos, o valor é de R$ 3. Para veículos de pequeno porte, como carros, cobra-se R$ 27,50. Se você quiser saber mais sobre os motivos desta cobrança e como efetuar o pagamento adiantado, clique aqui.


Melhores praias de Bombinhas

Praia de Bombinhas

A Praia de Bombinhas que dá nome à cidade tem também o maior centro comercial da região. Com ondas tranquilas, é um ótimo local para curtir com a família, especialmente para as crianças. A praia oferece bares, local para camping, farmácias, lanchonetes, livrarias, passeios variados, postos de saúde, supermercados e muito mais. Se interessou pela região? Confira aqui imóveis disponíveis para aluguel de temporada na praia de Bombinhas.


Praia de Mariscal

A Praia de Mariscal é o local ideal para quem gosta de surfar. São 205 metros de extensão de uma praia com ondas consideradas de médio porte e águas muito limpas. Além disso, é também um ótimo local para quem gosta de se aventurar em meio às trilhas e caminhadas. Mariscal também conta com serviços de camping, farmácias, lanchonetes, práticas de windsurfe e muito mais. Veja aqui uma lista de imóveis na região.


Praia de Quatro Ilhas

A Praia de Quatro Ilhas é um dos principais destinos dos turistas que vão para Bombinhas, especialmente em relação à prática de mergulho (veja mais sobre isso abaixo). A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo conta com as ilhas Arvoredo, Galés, Deserta e Macuco, e todas podem ser observadas da areia da praia, por isso nome de Quatro Ilhas. 

A praia também oferece águas claras e um visual encantador, com ondas que atraem surfistas de toda a região em um extremo, e no outro, pessoas interessadas em um mar mais calmo. Fique tranquilo para aproveitar também ótimas opções gastronômicas na região! Encontre aqui o imóvel perfeito para sua temporada na Praia de Quatro Ilhas.


Praia de Zimbros

Com extensão de aproximadamente 2 quilômetros, a Praia de Zimbros é um dos destinos mais procurados de Bombinhas na alta temporada. Enquanto isso, é um local quase deserto e muito atrativo para quem deseja visitá-lo em outra época do ano. Com uma ótima infraestrutura, é possível visitar bares, restaurantes e quiosques, além de shows e apresentações musicais para todos os gostos durante o verão. 

A praia oferece uma bela paisagem e um mar calmo, e é conhecida como um dos principais pontos para os pescadores da região. Por isso, é possível encontrar ótimas peixarias na Praia de Zimbros. Gostou? Não perca tempo e encontre agora o imóvel perfeito para sua temporada de férias!


Praia de Bombas

A Praia de Bombas oferece ótima infraestrutura e diversas opções de hospedagem para quem deseja conhecer a região. Com cerca de 2 quilômetros de extensão, é o local perfeito para famílias que buscam praias tranquilas e um mar com águas cristalinas. Além disso, a praia ainda oferece serviços especiais para deficientes físicos (leia mais abaixo), bancos, bares, locais para campings, farmácias, lanchonetes, museus, passeios de bike e muito mais. Veja aqui centenas de opções de imóveis para sua temporada na Praia de Bombas!


O que é o Mergulho Ecológico?

Ficou curioso para saber os motivos da pequena cidade de Bombinhas carregar um título tão expressivo? Veja abaixo!

Duas correntes marítimas se encontram nas praias de Bombinhas: a brasileira, que traz águas com temperaturas mais quentes, e outra vinda das Ilhas Malvinas, na Argentina, caracterizada por águas frias. Esse encontro cria uma condição perfeita para uma rica e diversificada vida marinha, além de proporcionar águas em temperaturas ideais para a prática de mergulho durante todo o ano.



Veja abaixo os principais pontos para a prática de mergulho na cidade:

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é formada pelas ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro. Por se tratar de um local protegido, por lá é proibido qualquer atividade como caça, pesca ou retirada de espécies silvestres ou domésticas, e as atividades de mergulho só podem ser realizadas quando acompanhadas de profissionais autorizados.

Durante o mergulho na região é possível, inclusive, encontrar arraias-manteiga, tartarugas marinhas, focas-leopardo, cavalos-marinhos e golfinhos em uma área com profundidade que varia de cinco a vinte metros, e que oferece visibilidade que chega a 18 metros. É ou não é o paraíso para quem busca uma experiência única de mergulho?!

Diversas empresas autorizadas oferecem o serviço de mergulho na região, até mesmo para quem nunca se aventurou nesta atividade. Se programe para sair de casa com a viagem pronta e não deixe de incluir o mergulho em seu roteiro!


O que fazer em Bombinhas ?

Além de mergulho, Bombinhas é uma cidade que oferece diversão para toda a família, especialmente durante o verão. A Prefeitura da cidade possui um projeto chamado "Verão Bombinhas Bom Demais", que contempla atividades de ginástica, zumba, cinema na rua, serviço de cadeira anfíbia, entre outros. E tudo isso de graça! Essas atividades servem para atrair mais turistas à região, além de cativar quem visita a cidade com experiências únicas. 

A oferta de cadeira anfíbia, por exemplo, está à disposição durante todo o verão, na parte da manhã e à tarde, todos os dias. Com uma parceria entre Corpo de Bombeiros e Prefeitura, o equipamento funciona de forma fixa na Praia de Bombas, e oferece àqueles que necessitam de equipamentos especiais para se locomover a possibilidade de aproveitar todas as maravilhas de Bombinhas. É a inclusão para que ninguém deixe de se divertir!

E apesar de ser uma cidade pequena, Bombinhas respira o turismo. Por isso, a cidade desenvolveu também uma vida noturna, para conquistar o pessoal que gosta de um pouco mais de agito. 

Mesmo assim, o ponto forte de Bombinhas são suas praias paradisíacas. Águas límpidas e esverdeadas atraem turistas de todo o país, além de argentinos, paraguaios, chilenos e muitos outros.


Mirante Eco 360º


O Mirante Eco 360º é o passeio perfeito para quem gosta de turismo ecológico, e é mais uma atração da cidade de Bombinhas. Veja abaixo o porquê!

Trilha 

Com uma curta trilha, que pode ser percorrida entre 10 e 15 minutos, o passeio até o Mirante é considerado um dos principais da cidade. A vista lá do alto é única, mas a trilha até o ponto principal também oferece grandes aventuras e belas imagens. Ela é considerada de dificuldade média, devido às rochas que ficam no caminho e por apresentar trechos íngremes, por isso, para os pontos mais altos, é recomendado que os visitantes não levem bebês de colo. 

História 

Para quem gosta de conhecer a fundo a história dos locais que visita, há um museu na base do Mirante que conta toda sua história, apresenta amostras de espécies da fauna local, objetos de pesca e itens resgatados em naufrágios que aconteceram na região. 

Atividades 

O Mirante Eco 360º é também um dos principais roteiros nas viagens dos amantes de esportes radicais. Por ser o ponto mais alto do município de Bombinhas, as características locais possibilitam a prática de rapel e tirolesa. A vista durante essas atividades é única! Além disso, é possível observar grande parte da cidade lá de cima, e isso inclui as praias mais visitadas da região.


Gastronomia em Bombinhas

A cidade também oferece grande variedade de opções para quem quer aproveitar uma boa refeição, seja no almoço ou no jantar. Veja abaixo uma seleção de estabelecimentos para todos os gostos!

Choperia Pastelaria Mar de Fora

Muito bem avaliada por quem visita a cidade, a Choperia Pastelaria Mar de Fora oferece um cardápio repleto de pastéis dos mais variados sabores, com destaque para os de frutos do mar. A decoração também chama a atenção de quem visita o local, que é reconhecido por suas cervejas e chops artesanais. Quem gosta não pode deixar de incluir no roteiro!

Berro D'Água

Localizado na Praia de Zimbros, o restaurante Berro D’Água oferece um espaço charmoso construído com madeira e grandes janelas com belas vistas. O restaurante dispõe de mesas ao ar livre de frente para o mar, música ao vivo, Wi-Fi grátis para clientes, playground para crianças e uma adega subterrânea climatizada. O local é especializado em frutos do mar, e também oferece opções sem glúten para os clientes.

Forneria Oliva

Se você não resiste a uma clássica pizzaria, a Forneria Olive é uma ótima opção para você aproveitar a gastronomia de Bombinhas. Com um espaço ao ar livre, é ideal para levar as crianças e toda a família. O local ainda tem opções de pizzas vegetarianas para os mais saudáveis!

Armazém Pastine Café

Se você quer um ótimo local para começar o dia com um café da manhã especial, o Armazém Pastine Café pode ser o que você procura. Com doces que deixam clientes com água na boca, o local ainda oferece opções alternativas às cafeterias comuns. O funcionamento é de segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, sempre das 9h às 18h.

Cardápios de todo o mundo

Em Bombinhas, também é possível saborear pratos de diversas partes do mundo. Por ser um dos principais destinos de turistas estrangeiros no sul do Brasil, a região conta com casas especializadas em pratos italianos, japoneses, tailandeses e até uma doceria indonésia. Há opções para todos os gostos neste pequeno paraíso catarinense!


Não perca tempo, ache hoje mesmo o seu imóvel para Aluguel Temporada em Bombinhas.

Veja também nossos posts no blog sobre Bombinhas:

  1. 7 Melhores Praias de Bombinhas SC: Descubra Descubra aqui um jeito de bombar suas férias.
  2. As melhores Praias de Bombinhas SC
  3. Praia de Bombinhas, um paraíso que você precisa conhecer
  4. Os 5 Melhores Passeios em Bombinhas SC
  5. Os 5 Melhores Aluguel Temporada Bombinhas
  6. Os 05 melhores restaurantes em Bombinhas - SC


Preços para Aluguel de Temporada

Clique e confira o preço médio