A importância de beber água e os benefícios para nossa saúde

A importância de beber água e os benefícios para nossa saúde

Muita gente adora a água do mar durante as férias, especialmente em dias com aquele calorão. Mas você sabia que, especialmente em dias mais quentes, é com a água potável que mais devemos nos preocupar?  veja aqui a Importância de beber água e os benefícios para nossa saúde.

Funções vitais do organismo humano dependem do consumo de água para serem realizadas plenamente, ou seja, quem não bebe a quantidade ideal de água todos os dias tem sua saúde afetada diretamente. E não só isso! Para os mais vaidosos, é bom saber que algumas pesquisas apontam que o consumo correto de água influencia também na beleza de cada um.


Os estudos variam para apontar a quantidade ideal, mas é certo que cada pessoa adulta deve tomar pelo menos dois litros de água todos os dias. Isso porque a água contribuiu com o nosso corpo no transporte de nutrientes e oxigênio para as células, tem poder diurético e auxilia no funcionamento do rim, pode desintoxicar o corpo, regula a temperatura corporal e muito mais.

E vale um adendo: não vale substituir a água por refrigerante, suco de caixinha ou bebidas alcóolicas, hein? Além de fazerem mal para a saúde, muitas vezes este processo é totalmente inverso. A cerveja, por exemplo, funciona como um diurético em nosso organismo. Ou seja, você pode achar que está se hidratando, mas na verdade só está fazendo com que o corpo libere mais água, e não a está repondo. Férias não significa abuso!


Por que tanta água traz benefícios para a Saúde ?


Sabia que cerca de 60% do nosso corpo é formado por água? O elemento mais abundante do organismo humano é fundamental para células e tecidos e o meio onde ocorrem todas as reações químicas e metabólicas, da digestão ao transporte de nutrientes. Pra deixar mais fácil: sem água, você não vive! 

De acordo com pesquisas de todo o mundo, nós perdemos em média 2,6 litros de água por dia sem praticar nenhum exercício. A maior parte perde-se pela urina, seguida do suor, respiração e fezes. Há também a perca de água durante atividades do dia a dia, como limpar a casa, caminhar e até ficar parado. 

A forma mais comum e indicada de repor essas percas é simplesmente a ingestão de água líquida, mas você também pode repor através de alimentos ricos em H20. Pepino, alface, rabanete, tomate, melancia, cenoura, melão, morango, abacaxi, pera e banana são ótimas opções para os que não conseguem simplesmente tomar água.

Por isso, se você pretende passar suas próximas férias em uma região mais quente, veja com atenção as dicas abaixo e crie o hábito de hidratar-se bem todos os dias para manter-se saudável, e confira também por que o consumo de água é tão importante para o nosso corpo. É melhor não correr o risco de uma desidratação ou algo semelhante durante suas férias, né?


Não espere ficar com sede para beber água! 


O que acontece com muita frequência é que as pessoas esperam ter sede para se lembrarem que precisam tomar água. Mas os nutricionistas alertam: não aguarde por este momento! 

A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo de ingerir água, e que aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já está abaixo do nível ideal. Por isso, não espere bater aquela sede em que a garganta fica seca e você fica louco por um copo de água. Reabasteça seu organismo com frequência!

Quando uma pessoa está desidratada, ela apresenta um volume de sangue menor que o normal, o que acaba afetando diretamente o funcionamento do coração. Fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, em casos extremos, a morte, são consequências que a falta de água pode nos causar. 

A primeira dica para você que não possui este hábito é andar sempre com uma garrafinha de água. Vai ao banco, mercado ou qualquer outro lugar que você sabe que vai enfrentar aquela fila? Leve uma garrafinha! Ingerir água aos poucos durante um longe período de tempo é melhor do que tomar muito líquido de uma vez e, assim, você pode sempre reabastecê-la. Se possível, tenha uma garrafinha fixa, daquelas que você leva de volta pra casa e usa novamente outro dia. Além de tomar a quantidade certa de água, você contribuirá com o meio ambiente diminuindo a quantidade de plástico por aí!


Quanto de água devo tomar por dia?

De acordo com pesquisas de especialistas, o nosso corpo utiliza, ao longo de um dia inteiro, mais de dois litros de água que são liberados em forma de urina, transpiração, respiração e outras funções vitais, como as citadas anteriormente. 

Em dias mais quentes ou quando há prática de exercícios físicos, esta quantidade deve ser elevada, já que o corpo estará liberando ainda mais líquido. Uma conta simples normalmente utilizada por nutricionistas para saber a quantidade ideal de água é multiplicar o peso da pessoa por 30 ml. Ou seja, se alguém com 70 kg deseja saber a quantidade ideal de água para se ingerir em um dia, basta multiplicar 70 x 30. O resultado será de 2.100, ou seja, 2,1 litros de água por dia. É claro que este número pode ser um pouco mais, especialmente em dias quentes, mas também não exagere muito, tá? Até água em excesso faz mal!

Se você ainda não se convenceu da importância de beber água e os seus benefícios para a saúde de que é importante tomar a quantidade certa de água todos os dias, veja abaixo uma lista de:

Benefícios diretos influenciados pelo consumo de água:


Regula a temperatura do corpo e aumenta a resistência física: Quando você pratica algum esporte, é natural sentir o corpo mais quente e transpirar muito. Através do consumo de água, é possível equilibrar novamente esta temperatura. O que acontece é que transpiramos como forma de regular a temperatura corporal e evitar que o organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas brutas. Se você pratica algum exercício físico, muito provavelmente já teve aquela sensação de "renascimento" quando ingere água, encontrando mais força física e elevando a resistência do corpo para seguir com a atividade. Por isso, além de regular a temperatura do corpo, a água afeta diretamente seu rendimento em uma atividade física.

Inteligência e bom humor: sabe quando você está com fome e não consegue raciocinar direito? Um corpo com falta de água reage da mesma maneira. Como qualquer outra célula, os neurônios precisam de água, e o abastecimento adequado é essencial para que eles se mantenham transmitindo seus impulsos de maneira correta. Ou seja, se não há água o suficiente, o raciocínio e até o humor sofrem consequências.

Detox: a água possui uma função desintoxicante natural e inigualável. Mesmo em pequenas quantidades, ela é ótima para eliminar resíduos inúteis do nosso corpo e garantir que os processos fisiológicos funcionem corretamente. Ela ainda contribui para o bom funcionamento dos rins, órgão que auxilia na eliminação de impurezas.

Livre-se das pedras no rim: só quem já teve uma dessas sabe a dor que umas pequenas pedras podem causar. Beber muita água é uma ótima forma de prevenir os cálculos reinais pois, quanto maior a fluidez do líquido filtrado pelos ruins, menor a chance de a urina concentrar partículas sólidas que originam as pedras no rim.

Intestino em ordem: tomar a quantidade de água correta durante o dia contribui também com o trânsito intestinal e evita a prisão de ventre, por exemplo. A água é capaz de contribuir com seu sistema intestinal para mandar embora do seu corpo tudo o que for necessário.

Emagrecimento: quando consumida gelada, a água é capaz de acelerar nosso metabolismo, o que contribui com o processo de emagrecimento, de acordo com nutricionistas. É recomendado que se beba de oito a dez copos de água por dia para que nosso corpo gaste em média 200 calorias, o que, associado a hábitos alimentares saudáveis e à prática de exercícios físicos, pode contribuir ativamente com aquela tão difícil dieta. Além disso, ingerindo bastante líquido durante o dia é possível manter o estômago relativamente preenchido, o que significa uma menor necessidade de ingestão de comida. Isso não resolve a questão de emagrecimento por si só, mas é uma forte contribuição.

Absorção de vitaminas: as vitaminas C e do complexo B são consideradas hidrossolúveis, ou seja, precisam da presença da água para serem absorvidas. Ou seja, não adianta de nada consumi-las se não houver água o suficiente para absorvê-las em nosso organismo.

Pele mais jovem: um dos primeiros órgãos do corpo humano a demonstrar que precisa de mais ingestão de água regularmente é a pele. A falta de água é capaz de deixar a pele flácida, de acordo com dermatologistas. Um exemplo disso pode ser notado de forma simples. Quando nos beliscamos ou torcemos um pouco de pele, ela logo deve voltar ao normal. Se isso demorar um pouco mais para acontecer, é porque a pele está desidratada e flácida. A correta ingestão de água também favorece a excreção de toxinas, substâncias prejudiciais à pele.

Coração mais saudável: um estudo realizado por uma universidade norte-americana apontou que pessoas que bebem o equivalente a dois litros de água por dia têm menos chance de sofrerem ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem pouca água. Com o sangue mais diluído, ele fluirá com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, o que diminui as chances de infartos, derrames e outras graves doenças do coração.

Agora que você já viu a importância da ingestão adequada de água, que tal encontrar o destino perfeito para suas próximas férias aqui no Casa Temporada? São milhares de casas e apartamentos em centenas de cidades de Norte a Sul do Brasil disponíveis durante todo o ano para Aluguel Temporada. Confira aqui!


veja Também em nosso Blog:

A Importância do Lazer para  saúde e seus benefícios


Confira algumas médias de valores

Visualizar Valores