5 curiosidades sobre o Timor-Leste

5 curiosidades sobre o Timor-Leste

5 curiosidades sobre o Timor-Leste

Conhecer novas culturas é um dos principais motivos para quem busca viajar para um destino diferente, e esse é de fato o Timor-Leste, uma pequena ilha localizada no sudeste asiático. Timor-Leste é um território multilíngue, cheio de fé, de resistência e de valores. Ter conhecimento sobre as curiosidades do Timor-Leste pode ser fundamental para você que está planejando visitar este país da Ásia. As questões como culinária, religião, história e política podem ser assuntos interessantes que te ajudarão a entender mais sobre esta incrível e interessante ilha. O blog do Casa Temporada preparou uma lista especial sobre esse destino. Confira agora uma lista com 5 curiosidades sobre o Timor-Leste!

5 curiosidades sobre o Timor-Leste

Animal sagrado

Existe uma lenda em Timor-Leste que diz que a ilha foi criada a partir do corpo de um crocodilo. Há quem diga também que o mapa de Timor-Leste possui o formato de um crocodilo, e por isso a ligação com o animal. O crocodilo é considerado um avô pelos leste-timorenses e, portanto, sua caça é terminantemente proibida, tendo em vista a sacralidade do animal para a população da ilha. A costa de Timor-Leste possui muitos crocodilos; contudo, o abate do animal ainda é uma questão delicada por conta de sua forte presença na cultura Leste-timorense e seu caráter sagrado. Caso decida visitar o país, é muito importante ter cuidado nas praias em Timor-Leste, pois em algumas delas o banho não é recomendado devido ao grande número de crocodilos.

Lenda do crocodilo - Jornal Tornado

Eles também falam português

O tétum é a língua mais difundida no país. Desde antes da colonização portuguesa, o tétum já vinha sendo utilizado pelo povo de Timor-Leste. Com a colonização, o Timor-Leste se tornou um dos países que falam português, ainda que a população continuasse utilizando a língua anterior. Após a invasão da Indonésia, o uso do português foi proibido no território de Timor-Leste e somente o bahasa indonésia era legalizado e utilizado pela população. Os leste-timorenses que possuem, atualmente, por volta de vinte anos de idade, foram criados utilizando o tétum e também o bahasa como língua nativa. Contudo, as pessoas mais velhas, da época da colonização, possuem bastante domínio da língua portuguesa até nos dias de hoje.

Timor Leste celebra vinte anos de independência com avanços sociais -  Fundação Perseu Abramo

Timor-Leste não possui uma moeda própria

Durante a ocupação da Indonésia, a rúpia era utilizada em Timor-Leste como moeda oficial. Com a independência do país, o dólar foi implementado como a principal moeda em circulação. Apesar de Timor-Leste não possuir moeda própria, possuem centavos próprios. Estes centavos possuem os valores de 1, 5, 25, 50, 100 (que equivale a 1 dólar) e 200 (que equivale a 2 dólares). Os centavos de Timor-Leste são bem bonitos e são uma ótima opção de lembrança para você levar do país para sua casa.

Nova nota de 10 dólares vai estampar uma mulher | VEJA

Grande biodiversidades

Se você já pesquisou um pouco sobre o Timor-Leste ou está se planejando para visitar a ilha, provavelmente se deparou com fotos da enorme biodiversidade marinha do arquipélago. Ataúro, ilha localizada a 23 km de Díli, é a protagonista local quando falamos de biodiversidade de peixes e corais; além de ser uma das regiões fria mais bonitas do país. A ilha é bastante visitada por amantes de mergulho e pessoas apaixonadas por biodiversidade marinha. Com certeza é uma beleza natural que merece cada vez mais ser melhor preservada e protegida.

Águas de Timor com maior biodiversidade do Mundo | Beachcam

Apenas 13 municípios

O Timor-Leste é um arquipélago composto por 3 ilhas e subdividido em 13 municípios. Cada município, por sua vez, possui seus próprios postos administrativos e também uma capital própria. Cada uma das cidades do Timor-Leste possui sua própria história, seu próprio dialeto e seus próprios costumes e culinária.

Atauro Island. Timor Leste. A friend Kaz who lives in Dili with her little  kids always shares her top tips with me. Thi… | East timor, Timor leste,  Places to travel

Gostou das 5 curiosidades sobre o Timor-Leste? Compartilhe agora com seus amigos e familiares! Quer encontrar os melhores aluguéis de temporada com os menos preços em todo o Brasil? Acesse agora o Casa Temporada e agende as melhores férias da sua vida!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões