5 curiosidades sobre a Suméria

5 curiosidades sobre a Suméria

5 curiosidades sobre a Suméria

Os sumérios são conhecidos como o primeiro povo urbano da história. Eles viveram entre 4000 a.C. e 1600 a.C. em várias cidades muradas independentes. Cada uma era governada por um rei, pelos nobres e por uma classe de sacerdotes muito influente, ou seja, uma sociedade bastante organizada para a época. O rei controlava o exército e indicava os juízes, que tinham o poder de solucionar litígios e punir crimes, sendo que as penas incluíam amputação de membros e morte na forca ou fogueira, algo bem comum para aquela época. Diversas criações são atribuídas ao povo sumério, já que eles conseguiram criar civilizações complexas com desenvolvimento político, arquitetônico, comercial e de desenvolvimento agrícola. O blog do Casa Temporada preparou um conteúdo especial para você sobre essa cultura especial, que reserva muitas surpresas até hoje. Conheça agora 5 curiosidades sobre a Suméria!

Conheça 5 curiosidades sobre a Suméria

Quem foram os sumérios - Mitologia SumeriaInventores da escrita

O primeiro sistema de escrita de que se tem notícia é, muito provavelmente, invenção dos sumérios. De acordo com diversos historiadores, os textos mais antigos que conhecemos até hoje foram escritos no idioma sumério. Estamos nos referindo às milhares de tábuas de argila encontradas às margens do rio Eufrates no início do século XX. Se não foram os sumérios os inventores da escrita, certamente eles são os responsáveis, por volta do ano 3000 a.C., por dar utilidade prática a essa invenção, aprimorando e simplificando o sistema de escrita. O tipo de escrita empregado nesses "primeiros livros" da história da humanidade é chamado de cuneiforme, devido ao formato dos instrumentos usados para gravar os signos no barro.

Escrita Cuneiforme: O que é, quando surgiu e principais características

Primeiro sistema de leis

O conjunto de leis mais antigo do mundo é o Código de Ur-Nammu, nome do rei sumério responsável por promulgar essas leis em 2040 a.C. Chama a atenção nessas leis a substituição do olho por olho, dente por dente" por multas em dinheiro para alguns tipos de infração, como lesões corporais. Já crimes mais graves, como o homicídio, eram punidos com a morte.

Ficheiro:Sumerian Cylinder Seal of King Ur-Nammu.jpg – Wikipédia, a  enciclopédia livre

Precursores na contagem do tempo

Os sumérios eram grandes matemáticos, pioneiros em calcular raízes quadradas e frações. Usavam o sistema sexagesimal, baseado no número 60, para identificar horas e ângulos, e assim dividiram o ano em 12 meses, começando depois da colheita (o equivalente a outubro para nós). A divisão da hora em 60 minutos e do minuto em 60 segundos também é obra suméria.

Como Surgiu O Sistema De Contagem Do Tempo Que Utilizamos Até Hoje -  Revista Enigmas

Irrigação? Também foram eles!

Uma descoberta extremamente importante para a época que também foi feita pelos sumérios é um sistema de engenharia hidráulica que permitia coletar as águas dos rios Eufrates e Tigre para usá-las na agricultura. As técnicas de irrigação dos sumérios previam a construção de barragens e canais. Sem esse tipo de conhecimento, não teria sido possível ocupar regiões mais secas da Baixa Mesopotâmia.

11 invenções e descobertas da Mesopotâmia | História Antiga

Primeiros veículos

Segundo alguns historiadores, é muito provável que o primeiro veículo com rodas tenha sido feito pelos sumérios. É claro que foi algo totalmente diferente do que estamos acostumados. Diz a história que era uma espécie carroça movida por animais, inventada há mais de 5 mil anos!

Onde a roda foi inventada - e por que demoramos tanto para criá-la - BBC  News Brasil

Gostou das 5 curiosidades sobre a Suméria? Compartilhe agora com seus amigos e familiares! Quer encontrar os melhores aluguéis de temporada com os menos preços em todo o Brasil? Acesse agora o Casa Temporada e agende as melhores férias da sua vida!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões