Praias, passeios, cultura e culinária: guia completo para férias em João Pessoa

Praias, passeios, cultura e culinária: guia completo para férias em João Pessoa

 


Uma das menores e mais antigas capitais do Nordeste brasileiro, João Pessoa, na Paraíba, tem se fortificado cada vez mais como um dos principais destinos turísticos do país. Com atrações naturais, culturais e históricas muito ricas, o município já é um dos que mais recebe visitantes durante a alta temporada em todo o Nordeste. A tranquilidade para férias inesquecíveis para a família toda e o custo-benefício relativamente mais em conta do que o apresentado em outras cidades têm atraído muita gente pra João Pessoa, que também é carinhosamente conhecida como Jampa. Já pensou em curtir lá as melhores férias da sua vida? Aproveite e encontre agora casas e apartamentos para aluguel de temporada em João Pessoa o ano inteiro clicando aqui!

O blog do Casa Temporada separou para você abaixo informações sobre o que há de melhor para se fazer na capital paraibana. Confira!

 

O que fazer em João Pessoa

Com um litoral com 120 km de extensão, é de se esperar que as praias de João Pessoa sejam um dos principais atrativos turísticos da cidade. Com grandes belezas naturais, o estado como um todo tem se destacado no âmbito nacional quando o assunto é turismo ecológico.

 A facilidade e comodidade faz com que as praias urbanas de João Pessoa sejam as mais movimentadas da cidade, mas nem por isso são as melhores.

O que garantimos é que você não vai se arrepender se resolver aproveitar alguma delas, como a Praia de Tambaú, que recebe intenso movimento de dia e à noite. É de lá que saem passeios para Picãozinho, onde são encontradas piscinas naturais muito atrativas.

Cabo Branco é outra ótima opção na região mais movimentada da cidade. Um pouco mais afastada está a Praia de Ponta do Seixas, uma praia bem tranquila com piscinas naturais acessíveis de barco e diversas barraquinhas espalhadas por sua orla. Se você quiser um lugar ainda mais afastado, uma boa opção é a Praia do Bessa, bastante extensa e ideal para quem quer descansar com tranquilidade.

No geral, as praias de João Pessoa apresentam sensação de um balneário bem pacato, só que bem estruturado. Por se tratar de uma capital, a cidade funciona por completo durante todo o ano, o que a transforma em uma ótima opção para quem desejar visitá-la fora de temporada.



ENCONTRE AQUI CASAS E APARTAMENTOS PARA ALUGUEL EM JOÃO PESSOA!

As praias do litoral Sul da cidade também oferecem calçadões, quiosques e pontos para a prática de exercícios, o que aumenta o leque de opções para quem passará mais tempo por lá. 

Distante cerca de 30 km de João Pessoa fica a praia de Tambaba, localizada no município de Conde. Essa é a primeira praia oficial de naturismo no Nordeste brasileiro.

Manaíra, Coqueirinho, Tabatinga, Carapibus, Barra do Gramame, Praia Bela, Praia do Amor, Praia da Penha, Intermares, Camboinha e a Praia do Oiteiro são outras ótimas opções de praias espalhadas pela cidade.

O pôr do sol na Praia do Jacaré é um espetáculo a parte em João Pessoa. Por volta das 17h, diariamente, moradores e turistas se encontram na região para apreciar o show do astro-rei.

Há inclusive passeios em barcos de dois andares para os que quiserem viver a experiência de um ponto ainda mais intenso. Os passeios duram cerca de 90 minutos e contam com shows de músicos e toda uma apresentação por parte de guias.

Passeios culturais

A capital da Paraíba, além de ser palco de algumas das mais belas praias do Brasil, possui um vasto acervo histórico-arquitetônico que encanta os visitantes de primeira viagem. Formado especialmente por construções barrocas, a religiosidade dos colonizadores transformou a cidade na casa de belos templos monumentais que impressionam até hoje por sua grandeza e riqueza de detalhes.

A cidade é uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1585. Como curiosidade, João Pessoa já se chamou Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederikstadt e Cidade da Parahyba, antes de receber seu nome atual, em 1930, em homenagem ao então presidente da Paraíba que foi assassinado no Recife, num dos acontecimentos que precipitaram a Revolução de 30. É muita história para contar em um só lugar!

O Centro Cultural São Francisco é um dos mais importantes complexos barrocos do país, e atrai estudiosos e turistas de todo o Brasil em busca de lembranças de um lugar repleto de história. Sua obra foi concluída em 1770, e até hoje os detalhes impressionam.

Inaugurada em 2008, a Estação Cabo Branco, projetada por Oscar Niemeyer, reúne ciência, arte e cultura, além de uma feira de artesanato em um espaço que exibe as características curvas do arquiteto. É um baita passeio para os turistas.

O Farol do Cabo Branco é o lugar mais indicado para apreciar a beleza do litoral de João Pessoa. Este é o ponto onde o sol nasce primeiro nas Américas, o que o torna um símbolo de extrema importância cultural e histórica para a região. Ele foi inaugurado em 1972 e está localizado 40 metros acima do nível do mar.

A Casa do Arista Popular é muito indicada para quem gosta de apreciar a arte e o artesanato local. Por lá são expostas obras de artistas paraibanos para que o público tenha acesso e conheça seus trabalhos.

Para quem tem interesse em comprar algumas peças, o mais indicado é visitar também o Mercado de Artesanato da Paraíba. O edifício tem uma grande quantidade de lojas que oferecem diversos produtos, como roupas em algodão colorido, tapetes, quadros, enfeites e imãs de geladeira e muito mais. Se você gosta de fazer compras e levar lembrancinhas para casa, não deixe de visitar este espaço!

Construída no século XVI, a Igreja e o Convento Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico de João Pessoa, são ótimos passeios para quem gosta de turismo religioso. O local foi construído pelos carmelitas e até hoje guarda azulejos ímpares pintados nas paredes e nos altares da capela e da igreja.

A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, localizada na mesma região, construída em 1840, também merece uma visitinha.

 

Esportes

As águas calmas somadas aos ventos constantes têm transformado o kitesurf em um esporte muito praticado em João Pessoa. Surf, snorkeling, caminhada por trilhas ou passeios de bike pela orla da cidade também costumam atrair muitos praticantes.

 

Bate e volta

Distante apenas duas horas do Recife, você pode aproveitar a viagem para conhecer Olinda e aproveitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Um passeio pela orla de Boa Viagem, uma parada em Olinda e outra no Recife Antigo vão fazer você estender ainda mais a viagem.

 

Como chegar a João Pessoa

A capital paraibana recebe voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Campinas. De outras grandes cidades do Brasil você provavelmente deverá fazer uma conexão, o que não atrapalha muito a viagem.

O aeroporto está localizado a cidade de Bayeux, um município vizinho distante 23km de Tambaú. São cerca de 40 min de carro, táxi ou uber até a região, e todas as opções são acessíveis logo que você chega ao aeroporto.

Se você resolver alugar um carro, o caminho é simples: após sair do aeroporto, são cerca de 3 km até o trecho em que a BR-230 se sobrepõe a BR-101 e, em seguida, você deverá permanecer em frente até o anel viário das cidades de João Pessoa e Cabedelo.

Percorrer o trajeto de ônibus pode ser um pouco mais difícil, e nós indicamos apenas se você estiver em um modo econômico. O trajeto é longo e, se você estiver com muitas malas, será ainda mais complicado.

 

Culinária local

João Pessoa é uma cidade muito rica quando o assunto é comida. Os frutos do mar são o carro chefe por lá, já que a pescaria tem grande importância e muitos visitantes não têm acesso a pratos tão frescos em suas cidades. Restaurantes que servem camarões, lulas, polvos e peixes em geral são fáceis de encontrar e estão espalhados por toda a cidade.

Apesar disso, a culinária do sertão também tem sua força na capital paraibana. As receitas típicas têm em sua maioria base em carne-de-sol e de bode, macaxeira, arroz de leite e feijão-de-corda. Pratos típicos da região e que conquistam o paladar de qualquer visitante.

A tapioca aparece em quase todas as barraquinhas da cidade, assim como a tradicional rapadura.

 

Quando ir

Como quase todas as cidades do Nordeste, João Pessoa tem sol e temperaturas elevadas o ano inteiro. O que você pode priorizar é visitar a cidade entre os meses de dezembro e março, quando é a alta temporada e há mais atrações disponíveis em toda a região.

Entre os meses de abril e julho costuma haver mais chuva, mas nada que atrapalhará a sua visita se você decidir ir até lá nesta época.

Uma dica é aproveitar para ir em épocas que a cidade recebe festas típicas como a Paixão de Cristo, em abril, ou o São João, em junho. Você poderá aproveitar para conhecer algumas das tradições mais legais da região.

O carnaval em João Pessoa também começa mais cedo. Grandes eventos acontecem na semana que antecede o feriado, o que também pode ser um baita atrativo para quem gosta de folia.

 

Gostou das dicas? Encontre aqui casas e apartamentos para aluguel de temporada em João Pessoa e aproveite as melhores férias da sua vida!

Anunciar Aluguel Temporada

Veja como é fácil anunciar


Carregando sugestões