1.Museu Municipal Agostinho Martha. O Museu Municipal Agostinho Martha é um órgão da Fundação Municipal de Arte e Cultura de Gravataí, FUNDARC. O acervo do Museu é composto basicamente por peças que contam a história colonial da região do Vale do rio Gravataí, destacando-se, uma moenda de cana, engenhoca que produzia artesanalmente a cachaça, a rapadura e a garapa; um tear manual
2.Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos. Suas obras começaram em 1772 em estilo barroco português. No inicio do século XIX, passou por obras da Igreja atual, sendo concluída em 1855, com os primeiros sinos vindos das Missões jesuíticas de carreta, numa longa viagem.
3.Colégio Dom Feliciano. Foi a primeira escola particular do município e atualmente é mantido pelas irmãs do Imaculado Coração de Maria. Sua arquitetura é conhecida por possuir um arco que liga a escola de um prédio ao outro sobre a avenida José Loureiro da Silva.
4.Casarão dos Fonseca. Também conhecido como Casa dos Açores, o Casarão dos Fonseca possui características da Arquitetura Colonial Portuguesa, trazida pelos colonos açorianos.