1.Relógio do Sol. É o único relógio de sol vertical, com duas faces, do mundo.Construído ao ar livre pelo historiador e escritor Décio Machado, o relógio de sol de São Gonçalo foi inspirado em uma criação chinesa exposta há cinco mil anos.
2.Ilha das Flores. Desconhecida por boa parte dos moradores da região, um dos marcos históricos da imigração no Brasil do século XIX está em São Gonçalo, onde funcionou a primeira hospedaria de imigrantes de todo o país.
3.Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante. Apesar de não ser a Matriz original de São Gonçalo, quando a região alcançou a posição de Freguesia de São Gonçalo de Guaxindiba em 1647, a atual Igreja Matriz, aparece nos registros no ano de 1675. Isso significa que ela tem, pelo menos, 340 anos.
4.Fazenda Itaitindiba. A Fazenda de Itaitindiba originou-se da sesmaria doada a um padre jesuíta em 1687. No terreno encontra-se a Capela de São José, construída por escravos no fim do século XVII e reconhecida pelo Vaticano em 1780. Tanto a casa sede, datada do final do século XVII, quanto a capela passaram por diversas reformas de conservação.